quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Desenvolvendo habilidades na aula de História

por Lucilene Fernandes

 

O governo de Getúlio Vargas foi bom ou ruim para o Brasil?

Os alunos da 8ª série B realizaram hoje um julgamento histórico. Alguns alunos da turma fizeram o papel de advogados de acusação e outra equipe se encarregou da defesa. 

A turma então votou analisando o governo de Getúlio Vargas e a atuação das equipes de defesa e acusação.

 

A equipe de defesa venceu e o governo do ex-presidente Getúlio Vargas foi considerado bom para o país, com as leis trabalhistas, voto feminino e nacional desenvolvimentismo. Mas também conhecemos as críticas ao governo ditatorial, sindicalismo pelego, censura do DIP e perseguições aos opositores. 


Todos os alunos estão de parabéns! 

Aqueles que participaram do Juri Simulado com certeza acrescentaram à sua experiência de vida escolar. Mas todos aprendemos juntos sobre história e sobre a arte de analisar argumentos diferentes sobre uma figura ainda tão polêmica. 


Competências e habilidades
Para cada tema e cada turma procuramos encontrar uma estratégia adequada e desafiadora. As estratégias devem possibilitar o estudo do conteúdo do currículo oficial desenvolvendo as habilidades da disciplina e apoiando no desenvolvimento das competências leitora e escritora.

No Programa de Ensino Integral, trabalhamos também um processo de nivelamento, através do qual buscamos recuperar as defasagens de aprendizagem que os alunos tenham apresentado nas avaliações diagnósticas com vistas a que 100% dos alunos desenvolvam as habilidades e competências previstas para sua classe e série. Neste sentido, o trabalho na 8ª série, em todas as disciplinas, contempla o tipo textual "artigo de opinião", valorizando e desenvolvendo a argumentação.

Esta atividade de Juri Simulado está inserida neste contexto de exercício de argumentação, de identificação e análise de diferentes pontos de vista sobre o mesmo tema. 


Habilidades
· Analisar o processo histórico de formação das instituições políticas brasileiras
· Identificar as principais características do Estado brasileiro em diferentes períodos da República
· Identificar as principais características dos governos populistas no Brasil

Conteúdo
· Governos Populistas do Brasil