Ocorreu neste dia 30 de março uma reunião entre Professores Tutores e Alunos Tutorados.
A pauta incluiu:
o preenchimento de uma ficha com primeiras informações para que o Tutor comece a conhecer seus Tutorados;
a definição de metas para o primeiro bimestre por cada Tutorado;
a definição do cronograma de atendimento dos Professores Tutores para o mês de abril;
dinâmica de integração entre Tutores e Tutorados.
A partir de agora, começam os atendimentos individuais. Nestes encontros, o Professor Tutor orienta o aluno a refletir sobre seus avanços e seus pontos de atenção. O aluno é chamado a ser protagonista de seu processo de aprendizagem, buscar sanar suas dificuldades e investir na sua formação rumo à realização de seu projeto de vida.
Os atendimentos acontecem nos momentos de intervalo, almoço e após o término das aulas - de acordo com o cronograma estabelecido para o mês. Eventualmente também podem acontecer em outros momentos, quando os alunos precisarem desta orientação.
A Tutoria é uma das metodologias do PEI - Programa de Ensino Integral - baseado na "Pedagogia da Presença", princípio que fundamenta o processo de formação interdimensional de nossos alunos valorizando a importância do vínculo entre educador e educando.
O Professor Tutor estreita contato com aluno, acompanhando de mais perto seu processo de aprendizagem e sua formação pessoal. É o Professor Tutor quem realiza as reuniões com os pais ou responsáveis, comunicando os resultados alcançados e estreitando a corresponsabilidade entre família e escola no trabalho de formação de nossos alunos.
Toda a dinâmica da Tutoria é coordenada pelo Vice Diretor da Escola, com apoio dos demais gestores.
O maior órgão do corpo humano é composto por três camadas. Uma de suas funções é manter a temperatura interna do organismo; corresponde a 7% do peso total do homem; através deste pode-se perceber os estímulos ambientais: calor e frio; renova-se o tempo todo, mas, quase nunca percebemos. Este órgão, quando exposto ao sol pode desencadear inúmeras patologias...este órgão é a PELE.
O objetivo desta atividade foi dar ênfase aos riscos e conscientizar os alunos da importância do uso do protetor solar na prevenção do câncer de pele.
Atividade envolveu um PPT onde foi possível conhecer a fisiologia da pele, as consequências das alterações hormonais, da má alimentação, da hidratação não adequada e não utilização do filtro solar; após os alunos manusearam a maquete (modelo ampliado) da pele.
Na finalização da atividade os alunos foi realizado um jogo de perguntas e respostas onde foi possível verificar a compreensão do conteúdo abordado.
Disciplina Eletiva Leopardos Azuis Cerimônia de Investidura
No dia 21 de março de 2016 os alunos da Eletiva Leopardos Azuis participaram da cerimonia de investidura dos lenços e realizaram a promessa escoteira. Assumindo o compromisso de honra, integridade, lealdade, presteza, amizade,
cortesia, respeito e proteção da natureza, responsabilidade, disciplina,
coragem, ânimo, bom-senso, respeito pela propriedade e autoconfiança. Liderados pelas professoras Iva T. Rocha e Rozangela Nazário.
Após o momento solene com o Hino Nacional brasileiro, os alunos reviram as leis escoteira que são:
1. O ESCOTEIRO TEM UMA SÓ
PALAVRA; SUA HONRA VALE MAIS DO QUE A PRÓPRIA VIDA
2. O ESCOTEIRO É LEAL.
3. O ESCOTEIRO ESTÁ SEMPRE
ALERTA PARA AJUDAR O PRÓXIMO E PRATICA DIARIAMENTE UMA BOA AÇÃO.
4. O ESCOTEIRO É AMIGO DE
TODOS E IRMÃO DOS DEMAIS ESCOTEIROS.
5. O ESCOTEIRO É CORTÊS.
6. O ESCOTEIRO É BOM PARA
OS ANIMAIS E AS PLANTAS.
7. O ESCOTEIRO É OBEDIENTE
E DISCIPLINADO.
8. O ESCOTEIRO É ALEGRE E
SORRI NAS DIFICULDADES.
9. O ESCOTEIRO É ECONÔMICO
E RESPEITA O BEM ALHEIO.
10. O ESCOTEIRO É LIMPO DE
CORPO E ALMA.
Logo após, os alunos realizaram a promessa e enfim foram
investidos com o lenço, que representa a pertença ao grupo. A cerimônia contou com a presença de nossa querida Diretora Mariza Calixto, nossa vice Luciene e Nossa PCG Lucilene Fernandes.
Os Clubes Juvenis são criados pelos alunos protagonistas, que têm autonomia para fundar e escolher qual clube quer participar. Estimulam a criatividade, a existência e capacidade evolutivas, além de reforçar a ação dos alunos como participantes ativos dentro dos anseios escolares e trabalho com responsabilidade para promover o conhecimento dentro do ambiente escolar.
O Clube Juvenil objetiva o desenvolvimento da autonomia e capacidade de organização e gestão.
Neste ano de 2016 os alunos fizeram a indicação de vários Clubes Juvenis, dentro eles os mais procurados já estão funcionando. Os líderes de turma ajudaram a direcionar os alunos aos seus respectivos clubes.
Desde o dia 11/03/16, iniciaram-se os trabalhos nos clubes de: dança música, judô, culinária, informática, futsal e livro.
As práticas e vivências em Protagonismo Juvenil permitem o desenvolvimento da autonomia, da solidariedade e consequentemente, a ampliação das competências nos jovens, para formação do educando como agente de transformação de sua vida e de sua comunidade.
Nestas práticas os alunos que se tornam líderes de turma têm a possibilidade de exercer a sua capacidade de liderança, a serviço do desenvolvimento de sua turma, ser exemplo e referência para seus colegas, apoiando e buscando soluções, sejam em relação à vida escolar e à sua comunidade.
O Protagonismo Juvenil é um eixo agregador de amplas possibilidades de aprendizagem se efetivando como estratégia de exercício para que o aluno se perceba como parte da solução dos problemas.
E aos novos Líderes de 2016, que esta seja uma grande oportunidade de contribuir para a melhoria da comunicação e relação entre a sua turma e a escola, procurando sempre proporcionar oportunidades para o exercício do direito à voz e à vez.
Parabéns aos nossos alunos por mais uma etapa realizada com sucesso na escolha dos Líderes de Turma!
No dia 16 de março de 2016, na aula de protagonismo, ministrada pela professora Iva T. Rocha, os
alunos do 6º ano B foram às urnas escolher os seus representantes!
Através da Ambiência escolar, que consiste em um espaço físico,
organizado e animado que integra o meio físico ao meio estético ou psicológico,
especialmente preparado para o exercício de atividades de relações e interações
humanas, objetivou-se transformar a sala de aula em um
espaço significativo, que marcasse de forma positiva o dia da Eleição de
lideres de turma. Não obstante, promoveu o protagonismo juvenil, ajudando a
formar pessoas autônomas, solidárias e competentes, protagonistas em sua
própria atuação.
Neste momento foi possível avaliar o quanto os alunos desenvolveram habilidades como: O hábito de observar e conhecer cada pessoa, o respeito às diferenças
individuais e as escolhas pessoais, que estão previstas na disciplina de Protagonismo, assim como a oralidade e análise do discurso, presentes na disciplina de Língua Portuguesa.
As premissas do Programa de Ensino Integral contempladas foram o protagonismo e a excelência em gestão.
Parabéns aos nossos jovens, que desde cedo estão dando um banho de cidadania!
As Artes Cênicas, como forma de expressão nos permite aprender brincando.
Hoje começamos com um estudo sobre a origem do teatro com meu parceiro mais que especial Antônio Antonio Donizetti de Oliveira terminamos com uma oficina prática. Foi muiiiiiito legal.
"As Disciplinas Eletivas são um dos componentes da Parte Diversificada da matriz curricular das escolas do Programa de Ensino Integral e têm como objetivo promover o enriquecimento, a ampliação e a diversificação de conteúdos, temas ou áreas da Base Nacional Comum. Consideram a interdisciplinaridade como eixo metodológico para buscar a relação entre os temas explorados, repeitando as especificidades das distintas áreas de conhecimento."
(Diretrizes do Programa de Ensino Integral)
DIVERSIFICAÇÃO
EXPERIMENTAÇÃO
INTERDISCIPLINARIDADE
APROFUNDAMENTO
Os alunos ajudam a compor o próprio currículo, podendo escolher a que mais apreciam dentro do conjunto de Eletivas apresentados pelos professores.
E nesta quinta-feira, 03 de março, foi o dia da escolha.
Os alunos do 6º e 7º anos tiveram como opções:
SOS Doctor Kids (Ciências + Arte)
Estudo e busca de compreensão e análise de questões relacionadas à saúde, ao uso dos bons hábitos de higiene, alimentação e cuidados, para prevenção de doenças. Levantamento e organização de dados coletados a partir de pesquisa de campo. Comparação entre os dados. Orientação sobre hábitos saudáveis. Experimentação: aferição de pressão arterial, teste de glicosimetria e cuidados estéticos.
Você em cena (Português + História)
Diferentes formas de expressão: teatro, música e dança. Vivências de linguagem teatral. Exercícios de perda da timidez e autoconhecimento. Trabalhos em grupo. Uso do improviso nas representações. Conhecimento de textos e autores variados. Teatro como exercício de cidadania e ampliação do repertório cultural. Conhecimento do espaço e elementos do teatro (bastidores, som, iluminação, figurino). Apreciação de peças de apresentações artísticas na cidade. Apresentação de peça escolhida pela turma.
Ateliê da festa ( Matemática + Inglês)
Conscientização ecológica. Organização de festa infantil com material reutilizado. Reconhecimento das diferentes reutilizações de materiais (papeis, vidro, latas, plásticos, retalhos). Oficinas de confecção (bandeja de cupcake, bolo fake, garrafas personalizadas, convites, cardápios) com tema “natureza”. Degustação de alimentos servidos em festas. Orientação quanto a etiqueta, ética e segurança. Observação de práticas criativas e protagonistas. Identificação e classificação de formas planas e espaciais. Importância da reutilização de materiais. Diferenciações entre o bi e o tridimensional. Utilização de empréstimos linguísticos. Análise e produção de textos prescritivos.
Leopardos Azuis (Português + História)
Práticas de escotismo. Atividades recreativas: jogos cooperativos, queimada, trilhas e caminhadas. Experimentação de modalidades esportivas, natação e futsal. Oficinas culinárias e estudo de alimentos de suporte à prática esportiva. Oficinas de montagem de barraca e sobrevivência na natureza. Acampamento escolar. Passeio recreativo em sítio. Plantio de horta. Identificação de movimentação terrestre, relação com diferentes formas de orientação de pontos cardeais e colaterais. Técnicas de orientação relativa. Aplicação de sistema de coordenadas geográficas para determinação de posição absoluta. Uso de bússola. Aperfeiçoamento de conceitos e habilidades motoras e capacidade física. Trabalho com a coordenação, equilíbrio, força e agilidade. Aperfeiçoamento do desenvolvimento motor, estabilidade, locomoção e manipulação.
Para os alunos do 8º e 9º anos, as opções foram:
Fala sério ( Português + Ciências)
Reflexão e debate sobre questões relativas à sexualidade, saúde sexual e saúde reprodutiva. Estudo sobre a dengue e suas consequências. Criação e execução de ações de conscientização da comunidade sobre cuidados para não propagação da dengue. Prevenção de doenças que mais matam no Brasil. Oficinas de hábitos alimentares saudáveis (receitas) e atividades aeróbicas como a dança.
Ecotrilhas (Geografia + Ciências)
Estudo e pesquisa nas áreas de Parques Municipais e áreas de preservação ambiental no município de São José dos Campos e região. Princípios metodológicos científicos de análise ambiental. Conceito de clima e microclima. Trabalho de campo. Coleta de materiais. Uso do laboratório de ciências. Estudo de imagens de satélites. Experimentação de programas de computadores aplicados ao estudo do meio.
Somando medalhas ( Educação Física + Matemática)
Experimentação de práticas esportivas. Conhecimento de modalidades esportivas olímpicas (pesquisa e vivências). Atitudes para uma vida saudável. Associação do esporte à matemática na compreensão do sistema de grandezas e medidas. Dinâmicas de formação de liderança. Dinâmicas de cooperação e solidariedade. Vivência de trabalho em equipe. Compreensão do esporte como qualidade de vida.
Que seja um semestre repleto de aprendizagens prazerosas!
Parabéns a toda Equipe Olímpio Catão pela dedicação...
No dia 04 de março os alunos dos 6º anos tiveram uma surpresa ao entrarem na sala ambiente de Linga Portuguesa da professora Iva T. Rocha. Encontraram a sala transformada em cenário de filme de terror.
Aatividade "Roda de contação de historia" está prevista na Situação de aprendizagem 2 Volume 1 do caderno do aluno do currículo do Estado de São Paulo e na oficina de leitura permanente, realizada em sala de aula . Após pesquisa no laboratório de informática os alunos selecionaram alguns contos de terror para socializarem com a turma. porém não imaginavam que fariam parte da própria história de terror. Simulando uma roda em torno da fogueira (vela), os alunos mergulharam no mundo do faz de conta e deixaram a imaginação correr solta.
Habilidades como reconhecer o processo de composição textual como um conjunto de ações interligadas e analisar narrativas ficcionais: enredo, personagem, espaço, tempo e foco narrativo, foram contempladas. Assim como, a excelência em gestão, através da prática para aumentar a leitura e pesquisa pelos alunos e atingir melhores resultados de aprendizagem. Demonstrando determinação para planejar, executar e rever ações, de forma a atingir os resultados planejados.
E este resultado não podia ser melhor, muito entusiasmo e dedicação nos momentos coletivos de leitura e nas atividades individuais de produção textual.
A sala de leitura é mais um espaço que nossos alunos utilizam durante os intervalos... O jogo é o mais eficiente meio estimulador das inteligências, permitindo que o indivíduo realize tudo que deseja . Brincando dentro do seu espaço, envolve- se com a fantasia , estabelecendo um gancho entre o inconsciente e o real. A ludicidade do jogo proporciona momentos mágicos e únicos na vida de um indivíduo, pois no mesmo instante que se diverte , ensina e desenvolve o raciocínio e a criatividade além de obter responsabilidade diante da situação colocada a ele. Celso Antunes