domingo, 6 de março de 2016

Escolha de Eletivas

por Lucilene Fernandes

"As Disciplinas Eletivas são um dos componentes da Parte Diversificada da matriz curricular das escolas do Programa de Ensino Integral e têm como objetivo promover o enriquecimento, a ampliação e a diversificação de conteúdos, temas ou áreas da Base Nacional Comum. Consideram a interdisciplinaridade como eixo metodológico para buscar a relação entre os temas explorados, repeitando as especificidades das distintas áreas de conhecimento."
(Diretrizes do Programa de Ensino Integral)

DIVERSIFICAÇÃO

EXPERIMENTAÇÃO

INTERDISCIPLINARIDADE

APROFUNDAMENTO

Os alunos ajudam a compor o próprio currículo, podendo escolher a que mais apreciam dentro do conjunto de Eletivas apresentados pelos professores.

E nesta quinta-feira, 03 de março, foi o dia da escolha.



Os alunos do 6º e 7º anos tiveram como opções:

SOS Doctor Kids (Ciências + Arte)
Estudo e busca de compreensão e análise de questões relacionadas à saúde, ao uso dos bons hábitos de higiene, alimentação e cuidados, para prevenção de doenças. Levantamento e organização de dados coletados a partir de pesquisa de campo. Comparação entre os dados. Orientação sobre hábitos saudáveis. Experimentação: aferição de pressão arterial, teste de glicosimetria e cuidados estéticos.

Você em cena (Português + História)
Diferentes formas de expressão: teatro, música e dança. Vivências de linguagem teatral. Exercícios de perda da timidez e autoconhecimento. Trabalhos em grupo. Uso do improviso nas representações. Conhecimento de textos e autores variados. Teatro como exercício de cidadania e ampliação do repertório cultural. Conhecimento do espaço e elementos do teatro (bastidores, som, iluminação, figurino). Apreciação de peças de apresentações artísticas na cidade. Apresentação de peça escolhida pela turma.

Ateliê da festa ( Matemática + Inglês)
Conscientização ecológica. Organização de festa infantil com material reutilizado. Reconhecimento das diferentes reutilizações de materiais (papeis, vidro, latas, plásticos, retalhos). Oficinas de confecção (bandeja de cupcake, bolo fake, garrafas personalizadas, convites, cardápios) com tema “natureza”. Degustação de alimentos servidos em festas. Orientação quanto a etiqueta, ética e segurança. Observação de práticas criativas e protagonistas. Identificação e classificação de formas planas e espaciais. Importância da reutilização de materiais. Diferenciações entre o bi e o tridimensional. Utilização de empréstimos linguísticos. Análise e produção de textos prescritivos.

Leopardos Azuis (Português + História)
Práticas de escotismo. Atividades recreativas: jogos cooperativos, queimada, trilhas e caminhadas. Experimentação de modalidades esportivas, natação e futsal. Oficinas culinárias e estudo de alimentos de suporte à prática esportiva. Oficinas de montagem de barraca e sobrevivência na natureza. Acampamento escolar. Passeio recreativo em sítio. Plantio de horta. Identificação de movimentação terrestre, relação com diferentes formas de orientação de pontos cardeais e colaterais. Técnicas de orientação relativa. Aplicação de sistema de coordenadas geográficas para determinação de posição absoluta. Uso de bússola. Aperfeiçoamento de conceitos e habilidades motoras e capacidade física. Trabalho com a coordenação, equilíbrio, força e agilidade. Aperfeiçoamento do desenvolvimento motor, estabilidade, locomoção e manipulação.


Para os alunos do 8º e 9º anos, as opções foram:

Fala sério ( Português + Ciências)
Reflexão e debate sobre questões relativas à sexualidade, saúde sexual e saúde reprodutiva. Estudo sobre a dengue e suas consequências. Criação e execução de ações de conscientização da comunidade sobre cuidados para não propagação da dengue. Prevenção de doenças que mais matam no Brasil. Oficinas de hábitos alimentares saudáveis (receitas) e atividades aeróbicas como a dança.

Ecotrilhas (Geografia + Ciências)
Estudo e pesquisa nas áreas de Parques Municipais e áreas de preservação ambiental no município de São José dos Campos e região. Princípios metodológicos científicos de análise ambiental. Conceito de clima e microclima. Trabalho de campo. Coleta de materiais. Uso do laboratório de ciências. Estudo de imagens de satélites. Experimentação de programas de computadores aplicados ao estudo do meio.

Somando medalhas ( Educação Física + Matemática)
Experimentação de práticas esportivas. Conhecimento de modalidades esportivas olímpicas (pesquisa e vivências). Atitudes para uma vida saudável. Associação do esporte à matemática na compreensão do sistema de grandezas e medidas. Dinâmicas de formação de liderança. Dinâmicas de cooperação e solidariedade. Vivência de trabalho em equipe. Compreensão do esporte como qualidade de vida.


Que seja um semestre repleto de aprendizagens prazerosas!

Parabéns a toda Equipe Olímpio Catão pela dedicação...