por Lucilene Fernandes
Ocorreu neste dia 30 de março uma reunião entre Professores Tutores e Alunos Tutorados.
A pauta incluiu:
- o preenchimento de uma ficha com primeiras informações para que o Tutor comece a conhecer seus Tutorados;
- a definição de metas para o primeiro bimestre por cada Tutorado;
- a definição do cronograma de atendimento dos Professores Tutores para o mês de abril;
- dinâmica de integração entre Tutores e Tutorados.
A partir de agora, começam os atendimentos individuais. Nestes encontros, o Professor Tutor orienta o aluno a refletir sobre seus avanços e seus pontos de atenção. O aluno é chamado a ser protagonista de seu processo de aprendizagem, buscar sanar suas dificuldades e investir na sua formação rumo à realização de seu projeto de vida.
Os atendimentos acontecem nos momentos de intervalo, almoço e após o término das aulas - de acordo com o cronograma estabelecido para o mês. Eventualmente também podem acontecer em outros momentos, quando os alunos precisarem desta orientação.
A Tutoria é uma das metodologias do PEI - Programa de Ensino Integral - baseado na "Pedagogia da Presença", princípio que fundamenta o processo de formação interdimensional de nossos alunos valorizando a importância do vínculo entre educador e educando.
O Professor Tutor estreita contato com aluno, acompanhando de mais perto seu processo de aprendizagem e sua formação pessoal. É o Professor Tutor quem realiza as reuniões com os pais ou responsáveis, comunicando os resultados alcançados e estreitando a corresponsabilidade entre família e escola no trabalho de formação de nossos alunos.
Toda a dinâmica da Tutoria é coordenada pelo Vice Diretor da Escola, com apoio dos demais gestores.