quinta-feira, 1 de setembro de 2016

REGISTRO DE BOA PRÁTICA A SER REPLICADA

Título da atividade
Planificação de formas espaciais.

Disciplina
Matemática

Professor Responsável
Roberta dos Santos Medeiros Silva

Público alvo
6º Ano A, B e C

Tempo de duração / datas de aplicação
02 aulas

Objetivo
Aprimorar o conhecimento de planificação e identificar os elementos geométricos de figuras planas e espaciais na prática.

Habilidades (da Base Nacional Comum) trabalhadas
·  Saber planificar e identificar figura espacial (paralelepípedo) a partir de suas planificações.
· Reconhecer elementos geométricos que podem caracterizar uma figura, usar o raciocínio dedutivo para resolver problemas que envolvam diferentes formas de planificações.

Material utilizado (anexar modelos de atividade, se necessário, no fim do plano de aula)
Caixinhas descartáveis de remédio, pasta de dente, sabonete, perfumes, etc.
Tesoura, fita crepe, lápis de cor, régua, lápis,  borracha e folha sulfite.

Desenvolvimento (sequência, passo a passo, das atividades realizadas)
1. Formar duplas produtivas, utilizando a caixinha que cada aluno trouxe, iniciar um questionamento investigativo por meio de perguntas como: Qual a forma da caixinha? Quantas faces, arestas e vértices ela possui? É uma figura plana ou espacial, por quê? Quais as formas geométricas que formam as faces da caixinha? etc.
2. Pedir aos alunos que registrem essas informações na folha de sulfite organizadas em Perguntas e respostas;
3. Solicitar aos alunos que desmanchem as caixinhas com cuidado,  corte as abas desnecessárias,ficando apenas  as 6 figuras que quando dobradas novamente  feche a caixinha corretamente.
4. Com a caixinha planificada peça aos alunos que identifiquem com pares de números 1 e 1, 2 e 2 e 3 e 3 as faces opostas e que pinte de cores diferentes para identificar os pares do lado inverso da caixinha.
5. Pedir para os alunos fecharem a caixinha, com as cores do lado de fora e visualizarem as faces opostas;
6. Solicitar que abram novamente a caixinha e representem a planificação inicial na folha sultite, utilizando a régua e pinte, identificando as faces no desenho como feito anteriormente.
7. Pedir para os alunos que recortem as partes, separando toda a planificação;
8. Propor aos alunos que utilizem a fita crepe e monte outras planificações diferentes da inicial e represente em forma de desenho na folha sulfite.

Critérios / Instrumentos de avaliação
Participação e desenvolvimento das atividades propostas, organização e atenção às orientações da professora.

Resultados alcançados (dados, observações, depoimentos que indiquem ser uma prática bem sucedida)
Os alunos participaram de forma efetiva, concretizando conceitos como vértices, faces, formas geométricas e tipos de planificações com o uso do material concreto;  demonstraram iniciativa e trabalho em equipe   na formação de novas planificações.

Premissa / Princípio / Valores do PEI evidenciado na atividade (comente)
Corresponsabilidade
Os alunos desenvolveram relacionamentos positivos com sua dupla, desempenhando de forma significativa as funções necessárias para concretizar a atividade proposta pela professora, efetivando o seu processo ensino aprendizagem.

Protagonismo Juvenil
Durante a realização da atividade e principalmente na resolução do desafio desta, os alunos buscaram estratégias, demonstraram autonomia e iniciativa para produzir o resultado esperado.

Anexos