REGISTRO DE
BOA PRÁTICA A SER REPLICADA
Título da atividade
|
Planificação de formas
espaciais.
|
Disciplina
|
Matemática
|
Professor Responsável
|
Roberta dos Santos Medeiros
Silva
|
Público alvo
|
6º Ano A, B e C
|
Tempo de duração / datas de aplicação
|
02 aulas
|
Objetivo
|
Aprimorar o conhecimento de
planificação e identificar os elementos geométricos de figuras planas e
espaciais na prática.
|
Habilidades (da Base Nacional Comum) trabalhadas
|
· Saber planificar e
identificar figura espacial (paralelepípedo) a partir de suas planificações.
·
Reconhecer elementos geométricos que podem caracterizar
uma figura, usar o raciocínio dedutivo para resolver problemas que envolvam
diferentes formas de planificações.
|
Material utilizado (anexar modelos de atividade, se necessário, no
fim do plano de aula)
|
Caixinhas descartáveis de
remédio, pasta de dente, sabonete, perfumes, etc.
Tesoura, fita crepe, lápis de
cor, régua, lápis, borracha e folha
sulfite.
|
Desenvolvimento (sequência, passo a passo, das atividades realizadas)
|
1. Formar duplas produtivas, utilizando
a caixinha que cada aluno trouxe, iniciar um questionamento investigativo por
meio de perguntas como: Qual a forma da caixinha? Quantas faces, arestas e
vértices ela possui? É uma figura plana ou espacial, por quê? Quais as formas
geométricas que formam as faces da caixinha? etc.
2. Pedir aos alunos que
registrem essas informações na folha de sulfite organizadas em Perguntas e
respostas;
3. Solicitar aos alunos que
desmanchem as caixinhas com cuidado,
corte as abas desnecessárias,ficando apenas as 6 figuras que quando dobradas
novamente feche a caixinha
corretamente.
4. Com a caixinha planificada
peça aos alunos que identifiquem com pares de números 1 e 1, 2 e 2 e 3 e 3 as
faces opostas e que pinte de cores diferentes para identificar os pares do
lado inverso da caixinha.
5. Pedir para os alunos fecharem
a caixinha, com as cores do lado de fora e visualizarem as faces opostas;
6. Solicitar que abram
novamente a caixinha e representem a planificação inicial na folha sultite,
utilizando a régua e pinte, identificando as faces no desenho como feito
anteriormente.
7. Pedir para os alunos que
recortem as partes, separando toda a planificação;
8. Propor aos alunos que utilizem
a fita crepe e monte outras planificações diferentes da inicial e represente
em forma de desenho na folha sulfite.
|
Critérios / Instrumentos de avaliação
|
Participação e desenvolvimento das
atividades propostas, organização e atenção às orientações da professora.
|
Resultados alcançados (dados, observações, depoimentos que indiquem
ser uma prática bem sucedida)
|
Os alunos participaram de forma
efetiva, concretizando conceitos como vértices, faces, formas geométricas e
tipos de planificações com o uso do material concreto; demonstraram iniciativa e trabalho em
equipe na formação de novas
planificações.
|
Premissa / Princípio / Valores do PEI evidenciado na atividade
(comente)
|
Corresponsabilidade
Os alunos desenvolveram relacionamentos
positivos com sua dupla, desempenhando de forma significativa as funções
necessárias para concretizar a atividade proposta pela professora, efetivando
o seu processo ensino aprendizagem.
Protagonismo Juvenil
Durante a realização da
atividade e principalmente na resolução do desafio desta, os alunos buscaram
estratégias, demonstraram autonomia e iniciativa para produzir o resultado
esperado.
|
Anexos
|