sábado, 31 de dezembro de 2016

RECEITA DE ANO NOVO

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?)

Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.

Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.
(Carlos Drummond de Andrade)                                                                                                                                        Caros amigos... que a esperança desse ano que está vindo, nos traga muitas bênçãos, saúde, alegria, paz e sabedoria...com carinho...Mariza 

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

PLANTINHAS PARA A CIDADE DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS...




                                                                                                             




DISCIPLINA ELETIVA “PLANTE ESTA IDEIA”
                             Prof. Marisa Maria Nóbrega
                A Disciplina Eletiva “Plante esta ideia! ” desenvolveu diversas atividades com os alunos durante o segundo semestre do ano de 2016. As atividades foram cumpridas seguindo o cronograma estabelecido desde o início, mesmo que algumas atividades não tenham sido bem-sucedida. O processo de aprendizagem com alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental também ocorre através de observação e por diferenciação de processo e métodos, de modo que o aluno compreenda que nem sempre os resultados são bonitos ou satisfatórios. Assim, como a proposta foi de conhecer os diferentes meios de desenvolver hortas caseiras, no modelo tradicional e vertical, o projeto foi totalmente desenvolvido.                                                                                                                      As atividades foram desde aulas sobre conhecimentos da formação de solos, principais tipos de gêneros alimentícios, pirâmide alimentar, a importância da alimentação saudável, como preparar horta, agricultura brasileira, agricultura familiar, produtos orgânicos, produção hidropônica e aquaponia.


As atividades realizadas através de excursões didáticas, foram três:

1.       Visita a zona das hortas no Banhado, em especial, horta do Sr. Benedito que produz para comercialização na zona central da cidade de São José dos Campos;

2.       Visita a ETEC de Jacareí, a Escola Agrícola Cônego José Bento, onde os alunos puderam aprender as técnicas e os manejo de hortas, de animais e de culturas comerciais;

3.       Plantio de árvores nativas da mata Atlântica na curva do “S”, na Avenida Madre Paula;


As atividades de produção para a exposição na Culminância foram:

1.       Plantio de mudas em garrafas pet de ervas aromáticas para serem dadas as mães dos alunos participantes da eletiva e para a equipe de professoras da escola. No total foram plantadas 60 mudas de hortelã e manjericão.

2.       Decoração dos vasos em garrafas pet, feito de E.V.A e cola quente;

3.       Produção de chá de hortelã, para ser servido aos alunos da escola.

4.       Distribuição de material sobre hortas da Secretaria da Agricultura;

Quanto ao plantio, as atividades ficaram divididas em horta horizontal (chão) e horta vertical:

1.       Horta horizontal: plantio de mudas de alface crespa e alface roxa; cenoura; coentro; salsinha, cebolinha, tomate italiano, tomate cereja, hortelã, morango;

2.       Horta vertical (garrafas pet de Coca-Cola): alface crespa;

As entidades que auxiliaram o desenvolvimento dos trabalhos foram três:

1.       CODEAGRO – Coordenadoria de Desenvolvimento de Agronegócio – Instituto de Associativismo e Cooperativismo – Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo;


2.       Secretaria de Obras e Serviços da Prefeitura Municipal de São José dos Campos;


3.       Parceiros da Educação – Empresa Maringá de Transporte Urbano.

O resultado de todo trabalho foi considerado ótimo, devido ao grande envolvimento dos alunos nas atividades e por demonstrarem uma afinidade muito grande com a terra e com cuidados com plantas. Alguns pontos de atenção foram detectados: a falta de proximidade com pontos de água, o trabalho excessivo com a montagem da horta vertical, (cortar garrafas pet, furar, cortar a manta, dar suporte com fios elétricos reciclados e regar constantemente), dificuldade de encontrar lugar adequado para montagem da horta vertical.

Para nós da Equipe de Coordenação da área de Ciência Humanas e Ciências da Natureza e Matemática, os problemas detectados são novas oportunidades de aprendermos como cuidar de plantas e como desenvolver projetos em equipes. A horta foi muito mais do que ver plantinhas crescendo, foi uma maneira de trabalhar juntos e nos dedicarmos a aprender como produzir alimentos que usaremos no nosso dia a dia. Foi uma maneira também , de presentear a escola e a cidade com algo concreto, que irá permanecer e produzir frutos, sombras, alimentos e sabores para o futuro.


segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Culminância das Eletivas do 2º semestre

Dia 07 de dezembro de 2016, aconteceu em nossa escola a Culminância das Disciplinas Eletivas do 2º semestre.
Participaram desta atividade como convidados,:
 A Escola Sueli Antunes, com os alunos dos 5º anos, A Parceiros da Educação representada por nosso facilitador Aloísio Claudino e  a Gerente Administrativa Manoela Miranda, e Nossa Parceira "Expresso Maringá", com a Equipe administrativa da empresa. Representando a Diretoria de Ensino o  PCNP Aparecido Almeida.
Além das atividades desenvolvidas nas oficinas, tivemos também a premiação da Eletiva somando Medalhas pela Parceiros da Educação, das Professoras Cristina Lucas e Silvia Helena Zonzini.


“Objetivos: Possibilitar aos alunos a oportunidade de enriquecer seu próprio currículo; ampliar,diversificar, aprofundar conceitos, procedimentos ou temáticas de uma disciplina ou área de conhecimento; desenvolver estudos de acordo com os focos de interesses relacionados aos seus Projetos de Vida e/ou da comunidade a que pertencem; favorecer a aquisição de competências específicas para a continuidade dos estudos e para a inserção e permanência no mundo do trabalho.”
                                                              (PPP Disciplinas Eletivas)

As Disciplinas Eletivas do 2º semestre, foi um marco de aprimoramento profissional e comprometimento com o autodesenvolvimento dos alunos. Através de oficinas, nossos alunos apresentaram os saberes e competências que traduziram-se em processo de aperfeiçoamento profissional. Neste processo, foram socializadas práticas e ações que as professoras constataram a relação das Eletivas no Projeto de Vida dos alunos, como veremos a seguir:

   Eletiva OC PLayer
Os Projetos de vida dos alunos estão ligados à profissão de youtuber, criação de jogos, engenharia. O trabalho de criação do jogo tem demonstrado aos alunos como a criação envolve planejamento, cálculos e organização. O trabalho em equipe também é trabalhado constantemente e valorizado como necessidade destas profissões hoje.

Plante esta ideia
Compreensão da noção de sustentabilidade que perpassa em todos os aspectos de qualquer formação; Legislação ambiental, alimentação saudável, economia nacional. Estratégias: Excursão didática para ETEC de Jacarei e palestra com os profissionais do SENAR .

Shop Pet

Focamos no Projeto de vida dos alunos, criando estratégias que  fizessem o aluno perceber-se agente integrante da ação.  Embora a maior parte dos alunos tivessem foco em veterinária, trouxemos abordagens diversificadas sobre o tema trabalhado para contemplar aos que tem seu Projeto de Vida voltado para  outras áreas do conhecimento.
Nas aulas de culinária, preferenciou-se trabalhar no manuseio com os alimentos os alunos que querem ser chefes de cozinha.
  O Estudo do Patrimônio Cultural  em que o aluno está inserido, cria vínculo de pertencimento com sua origem e proporciona enriquecimento cultural tão necessário a qualquer profissional.


Boa viagem#eu posso voar
Orientamos os alunos quanto aos cursos disponíveis na cidade, como o (TAS- Escola de aviação), a visita ao Aeroclube, que trouxe um conhecimento significativo aos alunos e direcionamos ações de acordo com o Projeto de Vida dos alunos como: A fotógrafa, era responsável pelo registro das atividades todos os dias e os alunos voltados para a área de engenharia, produziram  a elaboração de plantas e a construção de maquetes gigantes .

Quebra a Cuca
Em todos os experimentos realizamos oficinas voltadas para o Projeto de Vida dos alunos, por meio de exemplos.

Fazendo Acontecer

Nas oficinas procuramos discutir as habilidades atreladas ao Projeto de Vida, bem como evidenciado nos relatórios.
Promovemos momentos de discussão e análise da importância do Projeto de Vida, Base Nacional com a Eletiva, através de questionamentos individuais.

Conclusão das ações desenvolvidas no 2º semestre/2016 nas Disciplinas Eletivas

As Eletivas desenvolveram ações, primando pela Educação Interdimensional que representa a busca da integração entre as diferentes dimensões constitutivas do ser humano nos processos formativos que ele vivencia na escola ou em outros espaços educativos. Isso pressupõe o equilíbrio das relações do indivíduo consigo mesmo, com os outros seres humanos o que é essencial para convivência social e para o mercado de trabalho, segundo as Diretrizes do PEI.
    Pressupõe-se também que o  direcionamento de ações para outras áreas do conhecimento que não somente aquela priorizada na Eletiva, oportuniza a vivência e o amadurecimento na escolha do Projeto de Vida dos alunos. Assim como a orientação sobre  quais cursos e segmentos podem levar o aluno a desenvolver sua carreira profissional.

O PPP de Indicadores prevê que se comprove, através do cruzamento de indicadores o impacto das Disciplnas Eletivas da Base Nacional Comum, como veremos a seguir:




Os melhores desempenhos apresentados na 1ª e 2ª coluna, foram habilidades trabalhadas nas Disciplinas Eletivas.
Para o cruzamento foram usados os índices de desempenho da tabela de monitoramento das habilidades dos professores e o resultado das AAPs.



A Eletiva traduz um pouco da emoção dos professores, alunos, equipe gestora, pais e comunidade na participação da Culminância que exigiu das nossas professoras muita competência, comprometimento  e criatividade. O processo de desenvolvimento destas atividades, levou todo um semestre e colaborou para formação acadêmica, pessoal e profissional de nossos alunos.











terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Corresponsabilidade- Relacionamento
Atividade de incentivo a Cultura

Passeio ao cinema. Filme "Cegonhas" 6 anos A, B e C
Aula colaborativa
Professoras Iva, Roberta e Tatiane



Habilidades matemática: Compreender informações transmitidas em tabelas e gráficos. Saber construir gráficos elementares (barras, linhas, pontos utilizando escalas adequadas). Utilizando informações do filme
.


Habilidade de língua portuguesa: Utilizar conhecimento sobre a língua para reconhecer e elaborar textos com estrutura narrativa.

Habilidade de ciências e matemática: Desenvolver a inteligência lógica, tornando-se autônomo na tomada consciente de decisões.
Exercitar a criatividade, para “criar” soluções para desafios reais.


Nossos pequenos amaram!

Clique aqui para ter acesso a ação sistematizada.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Ação Socioambiental - cidadania em projeto interdisciplinar

Por Professora Lucilene Fernandes

Integrando os estudos de História e Geografia do 8º ano, os alunos elaboraram no final do mês de novembro e início de dezembro, uma campanha de conscientização sobre:

  • RESPEITO AO ÍNDIO
  • COMBATE AO RACISMO CONTRA O NEGRO
  • DEFESA DO MEIO AMBIENTE
Estes três temas foram escolhidos por relacionarem diretamente aos estudos do 3º e 4º bimestre do 8º ano no Currículo Oficial do Estado de São Paulo nas disciplinas de História e Geografia e estarem muito presentes na mídia nos últimos tempos. O trabalho envolve as habilidades complementares nas duas disciplinas e está sendo orientado pelas professoras Lucilene Fernandes e Marisa Nóbrega.

A proposta de trabalhar estes temas propondo um desafio aos alunos de elaborar uma campanha de conscientização traz o PROTAGONISMO e a CONTEXTUALIZAÇÃO para a sala de aula. Os alunos, desta geração conectada às redes sociais, têm acompanhado e manifestado opiniões diante de situações diversas que envolvem estes três temas.

Elaboração da campanha
A aula que disparou o trabalho foi de muita reflexão coletiva sobre casos de racismo, imagem que temos dos índios e forma como tratamos o meio ambiente, campanhas recentes sobre estes temas e questionamentos sobre a importância de refletir sobre estes temas.

Elaboração da campanha

O desafio da atividade foi apresentar 3 produtos para a campanha: um cartaz para o público adolescente da faixa etária dos anos finais do Ensino Fundamental (segmento que a escola atende), um produto para conscientização das crianças e uma imagem que pudesse ser compartilhada na rede social com uma mensagem de conscientização.

Apresentação dos produtos

Apresentação dos produtos

O trabalho em equipe foi estimulado formando grupos que incluíram parcerias entre colegas que nem sempre trabalham juntos e com habilidades diferenciadas. Cada grupo recebeu um dos três temas selecionados e trabalhou para construir os 3 produtos para os públicos alvos determinados.


Teatro para crianças

Os grupos apresentaram criatividade e bastante organização nos trabalhos durante as aulas. Produziram cartazes, jogo de memória, gincana, história em quadrinho, teatro, brinquedo educativo, e até uma pesquisa de opinião. As apresentações ocorreram no final do mês de novembro, mês da Consciência Negra e contaram com presença das professoras das duas disciplinas: Lucilene Fernandes (História) e Marisa Nóbrega (Geografia).

Veja algumas imagens que os alunos criaram para sensibilizar as pessoas nas redes sociais:

 


Estas imagens também atenderam á uma proposta dos PCNPs de História, Geografia e Filosofia de trabalhar a tolerância através das redes sociais com a hashtag #ToleranciaSeAprende.