Dia 07 de dezembro de 2016, aconteceu em nossa escola a Culminância das Disciplinas Eletivas do 2º semestre.
Participaram desta atividade como convidados,:
A Escola Sueli Antunes, com os alunos dos 5º anos, A Parceiros da Educação representada por nosso facilitador Aloísio Claudino e a Gerente Administrativa Manoela Miranda, e Nossa Parceira "Expresso Maringá", com a Equipe administrativa da empresa. Representando a Diretoria de Ensino o PCNP Aparecido Almeida.
Além das atividades desenvolvidas nas oficinas, tivemos também a premiação da Eletiva somando Medalhas pela Parceiros da Educação, das Professoras Cristina Lucas e Silvia Helena Zonzini.
“Objetivos:
Possibilitar aos alunos a oportunidade de enriquecer seu próprio currículo;
ampliar,diversificar, aprofundar conceitos, procedimentos ou temáticas de uma
disciplina ou área de conhecimento; desenvolver estudos de acordo com os focos
de interesses relacionados aos seus Projetos de Vida e/ou da comunidade a que
pertencem; favorecer a aquisição de competências específicas para a
continuidade dos estudos e para a inserção e permanência no mundo do trabalho.”
(PPP Disciplinas
Eletivas)
As Disciplinas
Eletivas do 2º semestre, foi um marco de aprimoramento profissional e
comprometimento com o autodesenvolvimento dos alunos. Através de oficinas,
nossos alunos apresentaram os saberes e competências que traduziram-se em
processo de aperfeiçoamento profissional. Neste processo, foram socializadas
práticas e ações que as professoras constataram a relação das Eletivas no
Projeto de Vida dos alunos, como veremos a seguir:
Eletiva OC PLayer
Os Projetos de vida
dos alunos estão ligados à profissão de youtuber, criação de jogos, engenharia.
O trabalho de criação do jogo tem demonstrado aos alunos como a criação envolve
planejamento, cálculos e organização. O trabalho em equipe também é trabalhado
constantemente e valorizado como necessidade destas profissões hoje.
Plante
esta ideia
Compreensão da noção
de sustentabilidade que perpassa em todos os aspectos de qualquer formação;
Legislação ambiental, alimentação saudável, economia nacional. Estratégias:
Excursão didática para ETEC de Jacarei e palestra com os profissionais do SENAR
.
Shop
Pet
Focamos no Projeto de
vida dos alunos, criando estratégias que
fizessem o aluno perceber-se agente integrante da ação. Embora a maior parte dos alunos tivessem foco
em veterinária, trouxemos abordagens diversificadas sobre o tema trabalhado
para contemplar aos que tem seu Projeto de Vida voltado para outras áreas do conhecimento.
Nas aulas de
culinária, preferenciou-se trabalhar no manuseio com os alimentos os alunos que
querem ser chefes de cozinha.
O Estudo do Patrimônio Cultural em que o aluno está inserido, cria vínculo de
pertencimento com sua origem e proporciona enriquecimento cultural tão
necessário a qualquer profissional.
Boa viagem#eu posso
voar
Orientamos os alunos
quanto aos cursos disponíveis na cidade, como o (TAS- Escola de aviação), a
visita ao Aeroclube, que trouxe um conhecimento significativo aos alunos e
direcionamos ações de acordo com o Projeto de Vida dos alunos como: A fotógrafa,
era responsável pelo registro das atividades todos os dias e os alunos voltados
para a área de engenharia, produziram a
elaboração de plantas e a construção de maquetes gigantes .
Quebra a Cuca
Em todos os
experimentos realizamos oficinas voltadas para o Projeto de Vida dos alunos,
por meio de exemplos.
Fazendo Acontecer
Nas oficinas
procuramos discutir as habilidades atreladas ao Projeto de Vida, bem como
evidenciado nos relatórios.
Promovemos momentos
de discussão e análise da importância do Projeto de Vida, Base Nacional com a
Eletiva, através de questionamentos individuais.
Conclusão das ações
desenvolvidas no 2º semestre/2016 nas Disciplinas Eletivas
As Eletivas
desenvolveram ações, primando pela Educação Interdimensional que representa a
busca da integração entre as diferentes dimensões constitutivas do ser humano
nos processos formativos que ele vivencia na escola ou em outros espaços
educativos. Isso pressupõe o equilíbrio das relações do indivíduo consigo
mesmo, com os outros seres humanos o que é essencial para convivência social e
para o mercado de trabalho, segundo as Diretrizes do PEI.
Pressupõe-se também que o direcionamento de ações para outras áreas do
conhecimento que não somente aquela priorizada na Eletiva, oportuniza a vivência
e o amadurecimento na escolha do Projeto de Vida dos alunos. Assim como a
orientação sobre quais cursos e
segmentos podem levar o aluno a desenvolver sua carreira profissional.
O PPP de Indicadores
prevê que se comprove, através do cruzamento de indicadores o impacto das
Disciplnas Eletivas da Base Nacional Comum, como veremos a seguir:
Os melhores desempenhos apresentados na 1ª e 2ª coluna, foram habilidades trabalhadas nas Disciplinas Eletivas.
Para o cruzamento foram usados os índices de desempenho da tabela de monitoramento das habilidades dos professores e o resultado das AAPs.
A Eletiva traduz um pouco da emoção dos professores, alunos, equipe gestora, pais e comunidade na participação da Culminância que exigiu das nossas professoras muita competência, comprometimento e criatividade. O processo de desenvolvimento destas atividades, levou todo um semestre e colaborou para formação acadêmica, pessoal e profissional de nossos alunos.