quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Ação Socioambiental - cidadania em projeto interdisciplinar

Por Professora Lucilene Fernandes

Integrando os estudos de História e Geografia do 8º ano, os alunos elaboraram no final do mês de novembro e início de dezembro, uma campanha de conscientização sobre:

  • RESPEITO AO ÍNDIO
  • COMBATE AO RACISMO CONTRA O NEGRO
  • DEFESA DO MEIO AMBIENTE
Estes três temas foram escolhidos por relacionarem diretamente aos estudos do 3º e 4º bimestre do 8º ano no Currículo Oficial do Estado de São Paulo nas disciplinas de História e Geografia e estarem muito presentes na mídia nos últimos tempos. O trabalho envolve as habilidades complementares nas duas disciplinas e está sendo orientado pelas professoras Lucilene Fernandes e Marisa Nóbrega.

A proposta de trabalhar estes temas propondo um desafio aos alunos de elaborar uma campanha de conscientização traz o PROTAGONISMO e a CONTEXTUALIZAÇÃO para a sala de aula. Os alunos, desta geração conectada às redes sociais, têm acompanhado e manifestado opiniões diante de situações diversas que envolvem estes três temas.

Elaboração da campanha
A aula que disparou o trabalho foi de muita reflexão coletiva sobre casos de racismo, imagem que temos dos índios e forma como tratamos o meio ambiente, campanhas recentes sobre estes temas e questionamentos sobre a importância de refletir sobre estes temas.

Elaboração da campanha

O desafio da atividade foi apresentar 3 produtos para a campanha: um cartaz para o público adolescente da faixa etária dos anos finais do Ensino Fundamental (segmento que a escola atende), um produto para conscientização das crianças e uma imagem que pudesse ser compartilhada na rede social com uma mensagem de conscientização.

Apresentação dos produtos

Apresentação dos produtos

O trabalho em equipe foi estimulado formando grupos que incluíram parcerias entre colegas que nem sempre trabalham juntos e com habilidades diferenciadas. Cada grupo recebeu um dos três temas selecionados e trabalhou para construir os 3 produtos para os públicos alvos determinados.


Teatro para crianças

Os grupos apresentaram criatividade e bastante organização nos trabalhos durante as aulas. Produziram cartazes, jogo de memória, gincana, história em quadrinho, teatro, brinquedo educativo, e até uma pesquisa de opinião. As apresentações ocorreram no final do mês de novembro, mês da Consciência Negra e contaram com presença das professoras das duas disciplinas: Lucilene Fernandes (História) e Marisa Nóbrega (Geografia).

Veja algumas imagens que os alunos criaram para sensibilizar as pessoas nas redes sociais:

 


Estas imagens também atenderam á uma proposta dos PCNPs de História, Geografia e Filosofia de trabalhar a tolerância através das redes sociais com a hashtag #ToleranciaSeAprende.