quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

PLANTINHAS PARA A CIDADE DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS...




                                                                                                             




DISCIPLINA ELETIVA “PLANTE ESTA IDEIA”
                             Prof. Marisa Maria Nóbrega
                A Disciplina Eletiva “Plante esta ideia! ” desenvolveu diversas atividades com os alunos durante o segundo semestre do ano de 2016. As atividades foram cumpridas seguindo o cronograma estabelecido desde o início, mesmo que algumas atividades não tenham sido bem-sucedida. O processo de aprendizagem com alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental também ocorre através de observação e por diferenciação de processo e métodos, de modo que o aluno compreenda que nem sempre os resultados são bonitos ou satisfatórios. Assim, como a proposta foi de conhecer os diferentes meios de desenvolver hortas caseiras, no modelo tradicional e vertical, o projeto foi totalmente desenvolvido.                                                                                                                      As atividades foram desde aulas sobre conhecimentos da formação de solos, principais tipos de gêneros alimentícios, pirâmide alimentar, a importância da alimentação saudável, como preparar horta, agricultura brasileira, agricultura familiar, produtos orgânicos, produção hidropônica e aquaponia.


As atividades realizadas através de excursões didáticas, foram três:

1.       Visita a zona das hortas no Banhado, em especial, horta do Sr. Benedito que produz para comercialização na zona central da cidade de São José dos Campos;

2.       Visita a ETEC de Jacareí, a Escola Agrícola Cônego José Bento, onde os alunos puderam aprender as técnicas e os manejo de hortas, de animais e de culturas comerciais;

3.       Plantio de árvores nativas da mata Atlântica na curva do “S”, na Avenida Madre Paula;


As atividades de produção para a exposição na Culminância foram:

1.       Plantio de mudas em garrafas pet de ervas aromáticas para serem dadas as mães dos alunos participantes da eletiva e para a equipe de professoras da escola. No total foram plantadas 60 mudas de hortelã e manjericão.

2.       Decoração dos vasos em garrafas pet, feito de E.V.A e cola quente;

3.       Produção de chá de hortelã, para ser servido aos alunos da escola.

4.       Distribuição de material sobre hortas da Secretaria da Agricultura;

Quanto ao plantio, as atividades ficaram divididas em horta horizontal (chão) e horta vertical:

1.       Horta horizontal: plantio de mudas de alface crespa e alface roxa; cenoura; coentro; salsinha, cebolinha, tomate italiano, tomate cereja, hortelã, morango;

2.       Horta vertical (garrafas pet de Coca-Cola): alface crespa;

As entidades que auxiliaram o desenvolvimento dos trabalhos foram três:

1.       CODEAGRO – Coordenadoria de Desenvolvimento de Agronegócio – Instituto de Associativismo e Cooperativismo – Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo;


2.       Secretaria de Obras e Serviços da Prefeitura Municipal de São José dos Campos;


3.       Parceiros da Educação – Empresa Maringá de Transporte Urbano.

O resultado de todo trabalho foi considerado ótimo, devido ao grande envolvimento dos alunos nas atividades e por demonstrarem uma afinidade muito grande com a terra e com cuidados com plantas. Alguns pontos de atenção foram detectados: a falta de proximidade com pontos de água, o trabalho excessivo com a montagem da horta vertical, (cortar garrafas pet, furar, cortar a manta, dar suporte com fios elétricos reciclados e regar constantemente), dificuldade de encontrar lugar adequado para montagem da horta vertical.

Para nós da Equipe de Coordenação da área de Ciência Humanas e Ciências da Natureza e Matemática, os problemas detectados são novas oportunidades de aprendermos como cuidar de plantas e como desenvolver projetos em equipes. A horta foi muito mais do que ver plantinhas crescendo, foi uma maneira de trabalhar juntos e nos dedicarmos a aprender como produzir alimentos que usaremos no nosso dia a dia. Foi uma maneira também , de presentear a escola e a cidade com algo concreto, que irá permanecer e produzir frutos, sombras, alimentos e sabores para o futuro.