domingo, 9 de abril de 2017

O.B.A. e a construção do conhecimento científico

por Lucilene Fernandes

Seguimos trabalhando com o Projeto OBA: PLANETA, uma proposta da área de Ciências Humanas de preparar os alunos para participarem de dois eventos estreitamente ligados à disciplina de Geografia que ocorrem no primeiro semestre letivo: Hora do Planeta e O.B.A. - Olimpíada Brasileira de Astronomia.

Nas aulas de História, a O.B.A. vem chegando com a na iniciativa de levar os alunos do 6º ano e do 8º ano para fazer pesquisas ligadas à construção do conhecimento científico sobre astronomia.



Os alunos do 6º ano, que, de acordo com o Currículo Oficial do Estado de São Paulo, estão iniciando os estudos sobre a Pré-História, assistiram a vídeos sobre a teoria do Big Bang e utilizaram ODAs (objetos digitais de aprendizagem) para explorar o Sistema Solar.

Os alunos do 8º ano, que estão envolvidos nos estudos sobre os séculos XVI a XVIII, dentro do tema Colonização da América, aproveitaram para investigar sobre o conhecimento científico construído naquela época que permitiu as navegações europeias pelos oceanos. A atividade consistiu numa pesquisa sobre a vida e a obra de Isaac Newton e Galileu Galilei.

Estes estudos ajudam a desenvolver o espírito investigativo dos jovens estudantes que começam a conhecer os mecanismos pelos quais o conhecimento científico foi construído na história.