por Lucilene Fernandes
Nas aulas de História do 8º ano, a proposta desta atividade foi trabalhar em grupos que desenvolvem atividades em um rodízio, contemplando em cada "ilha" o desenvolvimento de uma das habilidades indicadas no Currículo Oficial do Estado de São Paulo para o tema "Colonização Espanhola na América".
O Currículo Oficial propõe que se trabalhe 7 habilidades envolvendo o tema "Colonização e Independência da América Espanhola".
As habilidades indicadas foram apresentadas aos alunos como objetivos do trabalho.
Em grupos formados de acordo com a proficiência que têm demonstrado nas avaliações de História, os alunos foram desafiados a realizar uma atividade que exigia cada uma das cinco primeiras habilidades previstas.
Neste tipo de agrupamento, há a possibilidade da professora acompanhar os alunos com maior dificuldade e necessitam de intervenção mais próxima.
A proposta também é interessante porque traz diversidade textual em diferentes fontes históricas para o tema: imagens, cartas, discursos, mapa, texto didático, obra literária. Estas diferentes fontes foram copiadas e colocadas em pastas, sendo uma para cada ilha de habilidade.
Os alunos recebem um tempo de 15 a 20 minutos para realizar cada atividade proposta. Os textos são acompanhados de uma ou duas questões que exijam a habilidade indicada. No próprio caderno da disciplina, os alunos do grupo anotam a habilidade e respondem à questão proposta.
O trabalho em grupo permite a interação entre os alunos, de forma que alunos de proficiência próxima possam desenvolver uma aprendizagem colaborativa.
Depois de realizadas as questões, a turma revê cada habilidade, esclarece dúvidas e sistematiza o conhecimento.
Apresentado desta forma, o tema é disparado a partir da leitura e trabalho dos alunos e não de uma aula expositiva, sendo portanto uma forma mais protagonista de construção do conhecimento.