domingo, 9 de abril de 2017

Rodízio de habilidades

por Lucilene Fernandes

Nas aulas de História do 8º ano, a proposta desta atividade foi trabalhar em grupos que desenvolvem atividades em um rodízio, contemplando em cada "ilha" o desenvolvimento de uma das habilidades indicadas no Currículo Oficial do Estado de São Paulo para o tema "Colonização Espanhola na América". 
 


O Currículo Oficial propõe que se trabalhe 7 habilidades envolvendo o tema "Colonização e Independência da América Espanhola".

As habilidades indicadas foram apresentadas aos alunos como objetivos do trabalho.

Em grupos formados de acordo com a proficiência que têm demonstrado nas avaliações de História, os alunos foram desafiados a realizar uma atividade que exigia cada uma das cinco primeiras habilidades previstas.


Neste tipo de agrupamento, há a possibilidade da professora acompanhar os alunos com maior dificuldade e necessitam de intervenção mais próxima. 


A proposta também é interessante porque traz diversidade textual em diferentes fontes históricas para o tema: imagens, cartas, discursos, mapa, texto didático, obra literária.  Estas diferentes fontes foram copiadas e colocadas em pastas, sendo uma para cada ilha de habilidade.

Os alunos recebem um tempo de 15 a 20 minutos para realizar cada atividade proposta. Os textos são acompanhados de uma ou duas questões que exijam a habilidade indicada. No próprio caderno da disciplina, os alunos do grupo anotam a habilidade e respondem à questão proposta. 

 

O trabalho em grupo permite a interação entre os alunos, de forma que alunos de proficiência próxima possam desenvolver uma aprendizagem colaborativa. 

 

Depois de realizadas as questões, a turma revê cada habilidade, esclarece dúvidas e sistematiza o conhecimento.

Apresentado desta forma, o tema é disparado a partir da leitura e trabalho dos alunos e não de uma aula expositiva, sendo portanto uma forma mais protagonista de construção do conhecimento.