sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Aula de História: Movimentos Sociais no passado e no presente

Por Lucilene Fernandes


O quanto podemos mudar e melhorar o mundo a nossa volta?

A auto imagem no brasileiro muitas vezes não ajuda na compreensão da efetiva importância da participação popular na história. Durante muito tempo a própria disciplina de História foi uma escrita das ações dos heróis. Muitas vezes ouvimos, no dia-a-dia, que o brasileiro não participa ou que não podemos fazer nada para mudar e resolver os problemas da sociedade. 

Essa falsa impressão fatalista contribui apenas para aqueles que desejam manter o status quo e manter as coisas exatamente como elas estão. Mas não contribui para a construção do presente e do futuro.

Trabalhar o PROTAGONISMO é também fazer com os jovens percebam que podemos mudar a realidade... Que cada um muda o mundo começando  por si mesmo... Que durante a história do país, sempre existiram pessoas que lutaram para melhorar as condições de vida e de trabalho... E elas ajudaram a construir o nosso presente.

Uma atividade simples da aula de História desta semana buscou desenvolver as habilidades do Currículo Oficial do Estado de São Paulo prevista para o 3º bimestre do 8º ano:
  • Identificar e caracterizar o Período Regencial
  • Identificar as principais revoltas e rebeliões do Período Regencial, suas características, seus objetivos e seus resultados
  • Reconhecer que os processos de formação e transformação das instituições político-sociais são resultado das lutas coletivas
  • Reconhecer a importância dos movimentos sociais pela melhoria das condições de vida e trabalho ao longo da história

A atividade durou quatro horas-aula:  
  1. Na primeira aula, retomamos o processo histórico da independência do país e a construção da nova nação com a Constituição de 1824 e os debates da época. 
  2. Na segunda aula, os alunos usaram a rede mundial de computadores para pesquisar revoltas regenciais preenchendo uma tabela sobre cada movimento (nome, data, local, motivos, líderes, fatos e resultados). 
  3. Na terceira aula, retomamos as habilidades a serem
    desenvolvidas sistematizando as informações trabalhadas. 
  4. Na quarta aula, os alunos buscaram em revistas atuais relacionar a participação dos cidadãos e/ou movimentos sociais na política no período regencial e atualmente e construíram cartazetes de reconhecimento da importância da participação política em nossa sociedade.

 


Passado e presente, a compreensão desta relação é fundamental no desenvolvimento da historicidade e no estímulo à formação de jovens cidadãos que desde já constroem o futuro.

Aprender a ser.  Aprender a conviver.

#EutambémfaçopartedessaHistória