Por Lucilene Fernandes
O quanto podemos mudar e melhorar o mundo a nossa volta?
A auto imagem no brasileiro muitas vezes não ajuda na compreensão da efetiva importância da participação popular na história. Durante muito tempo a própria disciplina de História foi uma escrita das ações dos heróis. Muitas vezes ouvimos, no dia-a-dia, que o brasileiro não participa ou que não podemos fazer nada para mudar e resolver os problemas da sociedade.
Essa falsa impressão fatalista contribui apenas para aqueles que desejam manter o status quo e manter as coisas exatamente como elas estão. Mas não contribui para a construção do presente e do futuro.
Trabalhar o PROTAGONISMO é também fazer com os jovens percebam que podemos mudar a realidade... Que cada um muda o mundo começando por si mesmo... Que durante a história do país, sempre existiram pessoas que lutaram para melhorar as condições de vida e de trabalho... E elas ajudaram a construir o nosso presente.
Uma atividade simples da aula de História desta semana buscou desenvolver as habilidades do Currículo Oficial do Estado de São Paulo prevista para o 3º bimestre do 8º ano:
- Identificar e caracterizar o Período Regencial
- Identificar as principais revoltas e rebeliões do Período Regencial, suas características, seus objetivos e seus resultados
- Reconhecer que os processos de formação e transformação das instituições político-sociais são resultado das lutas coletivas
- Reconhecer a importância dos movimentos sociais pela melhoria das condições de vida e trabalho ao longo da história
A atividade durou quatro horas-aula:
- Na primeira aula, retomamos o processo histórico da independência do país e a construção da nova nação com a Constituição de 1824 e os debates da época.
- Na segunda aula, os alunos usaram a rede mundial de computadores para pesquisar revoltas regenciais preenchendo uma tabela sobre cada movimento (nome, data, local, motivos, líderes, fatos e resultados).
- Na terceira aula, retomamos as habilidades a serem desenvolvidas sistematizando as informações trabalhadas.
- Na quarta aula, os alunos buscaram em revistas atuais relacionar a participação dos cidadãos e/ou movimentos sociais na política no período regencial e atualmente e construíram cartazetes de reconhecimento da importância da participação política em nossa sociedade.
Passado e presente, a compreensão desta relação é fundamental no desenvolvimento da historicidade e no estímulo à formação de jovens cidadãos que desde já constroem o futuro.
Aprender a ser. Aprender a conviver.
#EutambémfaçopartedessaHistória