As Disciplinas Eletivas do 2º semestre de 2017, iniciaram suas atividades na última quinta-feira, dia 24 de agosto.
As disciplinas Eletivas fazem parte da inovação metodológica do PEI, que visa garantir a oportunização das aulas diversificadas para a aptendizagem da Base Nacional Comum.
O Estudo e análise dos projetos foram feitos à partir do fim de julho, no fim do recesso escolar.
Os professores se organizam em duplas de diferentes áreas do conhecimento para garantir a interdisciplinaridade e pluralidade cultural.
No momento que antecedeu a produção dos Planos das Disciplinas Eletivas, a equipe de professores estudou o Documento Orientador sobre Eletivas enviado pela SEE, para reunião pedagógica que antecedeu a volta às aulas. Entre outras informações destacam-se no documento itens muito importantes como:
Conceito
As Disciplinas Eletivas constituem uma das inovações metodológicas que integram a Parte Diversifica do Programa Ensino Integral, as quais envolvem as diferentes áreas de conhecimento e pressupõem a diversificação de situações didáticas, pois visam aprofundar, enriquecer e ampliar estudos relativos aos conteúdos das áreas de conhecimento contempladas.
Objetivo
Possibilitar aos alunos a oportunidade de enriquecer seu próprio currículo;
Ampliar, diversificar, aprofundar conceitos, procedimentos ou temáticas de uma disciplina ou área de conhecimento;
Desenvolver estudos de acordo com os focos de interesses relacionados aos seus Projetos de Vida e/ou da comunidade a que pertencem;
Favorecer a aquisição de competências específicas para a continuidade dos estudos e para a inserção e permanência no mundo do trabalho.
Existem aspectos que são inegociáveis no Plano das Disciplinas Eletivas à luz do PEI como:
- Controle sistemático do trabalho por meio da avaliação e do monitoramento do processo.
- Articulação entre os temas das disciplinas e as metas de aprendizagem assumidas pela escola.
- Diálogo entre os temas das disciplinas e os Projetos de Vida dos alunos.
- Correspondência entre metodologias, opções curriculares e demandas de aprendizagem dos alunos.
- Liberdade metodológica do Professor.
- Clareza para os alunos do que é e de como é o funcionamento das disciplinas eletivas.
- 2 aulas semanais acontecendo simultaneamente para todos os alunos.
- Integração de alunos de diferentes anos/séries por área de interesse, respeitando as especificidades dos conteúdos curriculares, independentemente de suas turmas de origem.
- Organização temática de modo a contemplar todas as áreas do conhecimento definidas no currículo escolar (todas as disciplinas).
- Proposição de temas e de práticas pedagógicas interdisciplinares.
- Proporcionar espaço/oportunidade de construção de novos conhecimentos por caminhos diferenciados, não como simples continuidade dos trabalhos já desenvolvidos em sala de aula.
- Respeito às regras do trabalho: oferta semestral, participação compulsória dos alunos, produto final a ser apresentado para toda a escola (culminância).
- Acompanhamento e avaliação das ações e trabalhos realizados.
Então refletindo sobre o Documento Orientador, os profissionais do PEI deram origem às seguintes Disciplinas Eletivas que foram escolhidas no último dia 17 de agosto de 2017.
Ementa: Conhecimento de determinadas espécies
animais e suas principais características, (em relação ao porte, habitat e
alimentação). Confecção de roupas e adorno para pet e produção de alimentação
sustentável, (biscoitos caninos). Diferenciação entre animais da fazenda e
domésticos e tudo que permeia o universo animal. Foco no significado da palavra estimação:
estima, cuidado, zelo e carinho pelo seu bichinho, manejo e bem estar animal.
(Vivenciação em fazenda escola). Turismo Sustentável: visita ao “Projeto TAMAR”
e “Aquário de Ubatuba”.
Projeto lúdico
com aulas práticas e participação dos profissionais de saúde, (workshop com
veterinário). Promoção de uma visão ampla das profissões envolvidas no cuidado
dos animais.
Desfile de
animais com as vestimentas confeccionadas.
Áreas do conhecimento: Língua Portuguesa e Matemática
Áreas do conhecimento: Língua Portuguesa e Matemática
Professoras: Ivonete e Mayara.
Eletiva Sensação
Vivências práticas da visão 2D e 3D. Observação de práticas criativas e protagonistas com produção artística de objetos artesanais. Degustação de alimentos para diferenciação das sensações do paladar. Importância da reutilização de materiais com conscientização ecológica. Vivência de trabalho em equipe. Oficinas de socialização de diferentes modalidades de danças. Vivência com um membro da música. Aprimoramento das técnicas de reconhecimento visual gestalt.
Áreas do conhecimento: História e Matemática
Estudo da cultura, arte e hábitos do Brasil e da Inglaterra. Promoção da interdisciplinaridade entre a Língua Estrangeira Moderna e Ciências da Natureza. Visitas a centros culturais, parques e museu. Oficinas de construção de maquete com material reciclável, culinária, interpretação musical e de obras literárias. Otimização de práticas e vivências europeias com impacto atitudinal de comportamento e cidadania com ações de sustentabilidade. Palestras, vídeos e pesquisas com abordagem de questões voltadas aos temas transversais.
Áreas do conhecimento: Ciências e Língua estrangeira moderna Inglês
Sensibilização e prática de estudos
dos aspectos físicos e culturais da região do Vale Paraíba Paulista, com vistas
a uma educação presente no cotidiano escolar, local, contextualizada e que incentive a permanência e sucesso na
aprendizagem. Estudos de alguns pontos da cultura desenvolvida há anos às
margens do leito do Rio Paraíba do Sul; Para tal, serão trabalhadas oficinas e
vivencias, que objetivam o resgate da memória cultural coletiva por meio de oficinas
de argila, pau de fita e culinária típicas da região, visitação a pontos
turísticos vinculados ao rio e montagem de maquete e análise cartográfica da
região.
Áreas do conhecimento: Língua Portuguesa e Geografia
Áreas do conhecimento: Língua Portuguesa e Geografia
Professores: Fabian e Élcio
BEM DA HORA
Práticas de atividades pré-desportivas,
queimada e bandeirinha. Confecção de brinquedos para realização de competições
de Argola e Taco. Oficina e Campeonato de Pipa. Oficinas Culinárias. Trabalho
com Enigmas. Caça ao Tesouro. Contação de histórias de terror e Lendas Urbanas.
Assistência de Histórias Ficcionais. Reconhecimento na literatura de textos
ficcionais, elementos de comportamento. Identificação de problemas a partir da
observação da realidade. Estabelecimento de relações entre textos.
Identificação de informações numéricas fracionais e decimais. Leitura e
Interpretação de medidas e comprimento usando unidades não padronizadas.
Reconhecimento de características geométricas em figuras planas. Trabalho com
as quatro operações.
Áreas do conhecimento: Língua Portuguesa e Matemática
Professoras: Iva e Marciana
Áreas do conhecimento: Língua Portuguesa e Matemática
Professoras: Iva e Marciana
Em foco
T rabalho da linguagem corporal em articulação com a linguagem verbal. Construção da identidade teatral através de visitas, oficinas e apreciação de obra cênica. Estudo e análise de caracterização por meio de maquiagem temática. Definição e identificação de figurino. Estudo e reflexão do impacto e da caracterização da sonoplastia em peças teatrais. Otimização da proficiência leitora através de oficinas e dinâmicas. Palestra de técnicas teatrais.
Áreas do conhecimento: História e Arte
Professoras: Renata e Rosângela
Os alunos dos 8º e 9º anos foram distribuídos em quatro Disciplinas Eletivas, e são elas:
Eletiva Upcycle
Identificação de vantagens e desvantagens dos principais métodos da
destinação do lixo. Visitas a Urbam e local de reciclagem de alumínio. Análise
da interação sociedade e natureza. Campanha de implementação de hábitos de
descarte consciente. Inferência de informação implícita em texto verbal e não
verbal. Análise de vídeo e charge com a temática da sustentabilidade. História
de acordos ambientais mundiais. Conceitos de “Upcycle”, “Eco-friendly”, “Slow
life”, “Nadismo”, “Be green”, e “Logística reversa”. Customização de cabides.
Reutilização de caixa de leite. Fabricação de sabão. Confecção de garrafa
decorada. Confecção e desfile de roupas de material reciclado.
Áreas do conhecimento: Ciências e História
Professoras: Lucilene e Sidéria
Eletiva Startups
Estímulo a consciência proativa por meio de atividades lúdicas com visão no empreendedorismo socioambiental.Estudo sobre o comportamento empreendedor, estratégias, pesquisa de mercado por meio de Parcerias. Trabalho em equipe(produção, vendas, compras, controles e marketing).
Estímulo a consciência proativa por meio de atividades lúdicas com visão no empreendedorismo socioambiental.Estudo sobre o comportamento empreendedor, estratégias, pesquisa de mercado por meio de Parcerias. Trabalho em equipe(produção, vendas, compras, controles e marketing).
Áreas do conhecimento: Língua Portuguesa e Patrícia
Professoras: Patrícia e Silvia
Professoras: Patrícia e Silvia
Reconhecimento da presença chinesa no mundo globalizado. Identificação e caracterização de atividades com forte presença chinesa. Influência da cultura chinesa no Brasil e no mundo. Confecção de material para prática circense. Vivência de elementos da arte circense e marcial. Identificação de raízes culturais chinesas no artesanato, alimentação e mitologia. Aprimoramento das habilidades psicomotoras: equilíbrio, agilidade, ritmo e coordenação motora. Desenvolvimento de atitudes de confiança, segurança em relação ao grupo e a si mesmo e criações de performance artísticas sino brasileiras. Visita a espaço cultural circense e com identificação com cultura chinesa.
Áreas do conhecimento: Educação Física e História
Professoras: Lucilene e Cristina
Eletiva Agro é top
Estudo sobre as novas tecnologias na produção de alimentos no Brasil e no mundo através de
Pesquisa e práticas de laboratório de Ciências; manejo de hortas no formato tradicional e no formato de hidropônico; construção de modelo em miniatura de um sistema de aquaponia e estudo de fazendas verticais e hortas urbanas nos países desenvolvidos.
Áreas do conhecimento: Matemática e Geografia
Professoras : Silvia e Marisa
O trabalho das Disciplinas Eletivas está sempre pautado pela qualidade do ensino, atividades diversificadas e ampliação cultural de nossos alunos, através de visitas culturais, pesquisas e vivências.
Simone de Paula
Professora Coordenadora Geral