segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Preparem-se! Vem ai Disciplinas Eletivas do 2º semestre de 2017!

As Disciplinas Eletivas do 2º semestre de 2017, iniciaram suas atividades na última quinta-feira, dia 24 de agosto.
As disciplinas Eletivas fazem parte da inovação metodológica do PEI, que visa garantir a oportunização das aulas diversificadas para a aptendizagem da Base Nacional Comum.
O Estudo e análise dos projetos foram feitos à partir do fim de julho, no fim do recesso escolar.
Os professores se organizam em duplas de diferentes áreas do conhecimento para garantir a interdisciplinaridade e pluralidade cultural.
No momento que antecedeu a produção dos Planos das Disciplinas Eletivas, a equipe de professores estudou o Documento Orientador sobre Eletivas enviado pela SEE, para reunião pedagógica  que antecedeu a volta às aulas. Entre outras informações destacam-se no documento itens muito importantes como:
Conceito 
As Disciplinas Eletivas constituem uma das inovações metodológicas que integram a Parte Diversifica do Programa Ensino Integral, as quais envolvem as diferentes áreas de conhecimento e pressupõem a diversificação de situações didáticas, pois visam aprofundar, enriquecer e ampliar estudos relativos aos conteúdos das áreas de conhecimento contempladas. 
Objetivo 

Possibilitar aos alunos a oportunidade de enriquecer seu próprio currículo;
Ampliar, diversificar, aprofundar conceitos, procedimentos ou temáticas de uma disciplina ou área de conhecimento;
Desenvolver estudos de acordo com os focos de interesses relacionados aos seus Projetos de Vida e/ou da comunidade a que pertencem;
Favorecer a aquisição de competências específicas para a continuidade dos estudos e para a inserção e permanência no mundo do trabalho.



Existem aspectos que são inegociáveis no Plano das Disciplinas Eletivas à luz do PEI como:


  •  Controle sistemático  do trabalho por meio da avaliação e do monitoramento do processo. 
  •  Articulação entre os temas das disciplinas e as metas de aprendizagem assumidas pela escola.  
  • Diálogo entre os temas das disciplinas e os  Projetos de Vida dos alunos.  
  •  Correspondência entre metodologias, opções curriculares  e  demandas de aprendizagem dos alunos.  
  •  Liberdade metodológica do Professor.  
  •  Clareza para os alunos do que é e de como é o funcionamento das disciplinas eletivas.  
  •  2 aulas semanais acontecendo simultaneamente para todos os alunos.  
  •  Integração de alunos de diferentes anos/séries por área de interesse, respeitando as especificidades dos conteúdos curriculares, independentemente de suas turmas de origem.  
  •  Organização temática de modo a  contemplar todas as áreas do conhecimento definidas no currículo escolar (todas as disciplinas).  
  •  Proposição de temas e de práticas pedagógicas interdisciplinares.  
  •  Proporcionar espaço/oportunidade de construção de novos conhecimentos por caminhos diferenciados,   não como simples continuidade dos trabalhos já desenvolvidos em sala de aula.  
  •  Respeito às  regras do trabalho: oferta  semestral, participação compulsória dos alunos, produto final a ser apresentado para toda a escola  (culminância). 
  •  Acompanhamento e avaliação das ações e trabalhos realizados. 

            Então refletindo sobre o Documento Orientador, os profissionais do PEI deram origem às seguintes Disciplinas Eletivas que foram escolhidas no último dia 17 de agosto de 2017.
            

                Para os 6º e 7º anos foram oferecidas seis Disciplinas Eletivas



Eletiva Amigo Bicho

Ementa: Conhecimento de determinadas espécies animais e suas principais características, (em relação ao porte, habitat e alimentação). Confecção de roupas e adorno para pet e produção de alimentação sustentável, (biscoitos caninos). Diferenciação entre animais da fazenda e domésticos e tudo que permeia o universo animal.  Foco no significado da palavra estimação: estima, cuidado, zelo e carinho pelo seu bichinho, manejo e bem estar animal. (Vivenciação em fazenda escola). Turismo Sustentável: visita ao “Projeto TAMAR” e “Aquário de Ubatuba”.
Projeto lúdico com aulas práticas e participação dos profissionais de saúde, (workshop com veterinário). Promoção de uma visão ampla das profissões envolvidas no cuidado dos animais.
Desfile de animais com as vestimentas confeccionadas.

Áreas do conhecimento: Língua Portuguesa e Matemática
Professoras: Ivonete e Mayara.







Eletiva Sensação



Vivências práticas da visão 2D e 3D. Observação de práticas criativas e protagonistas com produção artística de objetos artesanais. Degustação de alimentos para diferenciação das sensações do paladar. Importância da reutilização de materiais com conscientização ecológica. Vivência de trabalho em equipe. Oficinas de socialização de diferentes modalidades de danças. Vivência com um membro da música. Aprimoramento das técnicas de reconhecimento visual gestalt.

Áreas do conhecimento: História e Matemática
Professoras: Rosângela e Márcia



                
   



Eletiva To be or not to be

Estudo da cultura, arte e hábitos do Brasil e da Inglaterra. Promoção da interdisciplinaridade entre a Língua Estrangeira Moderna e Ciências da Natureza. Visitas a centros culturais, parques e museu. Oficinas de construção de maquete com material reciclável, culinária, interpretação musical e de obras literárias. Otimização de práticas e vivências europeias com impacto atitudinal de comportamento e cidadania com ações de sustentabilidade. Palestras, vídeos e pesquisas com abordagem de questões voltadas aos temas transversais.

Áreas do conhecimento: Ciências e Língua estrangeira moderna Inglês
Professoras: Maria Cristina e Ane Kelly









Na rota do rio

Sensibilização e prática de estudos dos aspectos físicos e culturais da região do Vale Paraíba Paulista, com vistas a uma educação presente no cotidiano escolar, local, contextualizada  e que incentive a permanência e sucesso na aprendizagem. Estudos de alguns pontos da cultura desenvolvida há anos às margens do leito do Rio Paraíba do Sul; Para tal, serão trabalhadas oficinas e vivencias, que objetivam o resgate da memória cultural coletiva por meio de oficinas de argila, pau de fita e culinária típicas da região, visitação a pontos turísticos vinculados ao rio e montagem de maquete e análise cartográfica da região.

Áreas do conhecimento: Língua Portuguesa e Geografia
Professores: Fabian e Élcio










BEM DA HORA 


Práticas de atividades pré-desportivas, queimada e bandeirinha. Confecção de brinquedos para realização de competições de Argola e Taco. Oficina e Campeonato de Pipa. Oficinas Culinárias. Trabalho com Enigmas. Caça ao Tesouro. Contação de histórias de terror e Lendas Urbanas. Assistência de Histórias Ficcionais. Reconhecimento na literatura de textos ficcionais, elementos de comportamento. Identificação de problemas a partir da observação da realidade. Estabelecimento de relações entre textos. Identificação de informações numéricas fracionais e decimais. Leitura e Interpretação de medidas e comprimento usando unidades não padronizadas. Reconhecimento de características geométricas em figuras planas. Trabalho com as quatro operações.

Áreas do conhecimento:  Língua Portuguesa e Matemática
Professoras: Iva e Marciana









Em foco

Trabalho da linguagem corporal em articulação com a linguagem verbal. Construção da identidade teatral através de visitas, oficinas e apreciação de obra cênica. Estudo e análise de caracterização por meio de maquiagem temática. Definição e identificação de figurino. Estudo e reflexão do impacto e da caracterização da sonoplastia em peças teatrais. Otimização da proficiência leitora através de oficinas e dinâmicas. Palestra de técnicas teatrais.

Áreas do conhecimento: História e Arte
Professoras: Renata e Rosângela




   Os alunos dos 8º e 9º anos foram distribuídos em quatro Disciplinas Eletivas, e são elas:






Eletiva Upcycle


Identificação de vantagens e desvantagens dos principais métodos da destinação do lixo. Visitas a Urbam e local de reciclagem de alumínio. Análise da interação sociedade e natureza. Campanha de implementação de hábitos de descarte consciente. Inferência de informação implícita em texto verbal e não verbal. Análise de vídeo e charge com a temática da sustentabilidade. História de acordos ambientais mundiais. Conceitos de “Upcycle”, “Eco-friendly”, “Slow life”, “Nadismo”, “Be green”, e “Logística reversa”. Customização de cabides. Reutilização de caixa de leite. Fabricação de sabão. Confecção de garrafa decorada. Confecção e desfile de roupas de material reciclado.

Áreas do conhecimento: Ciências e História
Professoras: Lucilene e Sidéria








                                                                Eletiva Startups

Estímulo a consciência proativa por meio de atividades lúdicas com visão no empreendedorismo socioambiental.Estudo sobre o comportamento empreendedor, estratégias, pesquisa de mercado por meio de Parcerias. Trabalho em equipe(produção, vendas, compras, controles e marketing).
 
Áreas do conhecimento: Língua Portuguesa e Patrícia
Professoras: Patrícia e Silvia








Eletiva Negócio da China


Reconhecimento da presença chinesa no mundo globalizado. Identificação e caracterização de atividades com forte presença chinesa. Influência da cultura chinesa no Brasil e no mundo. Confecção de material para prática circense. Vivência de elementos da arte circense e marcial. Identificação de raízes culturais chinesas no artesanato, alimentação e mitologia. Aprimoramento das habilidades psicomotoras: equilíbrio, agilidade, ritmo e coordenação motora. Desenvolvimento de atitudes de confiança, segurança em relação ao grupo e a si mesmo e criações de performance artísticas sino brasileiras. Visita a espaço cultural circense e com identificação com cultura chinesa.

Áreas do conhecimento: Educação Física e História

Professoras: Lucilene e Cristina









                                                            Eletiva Agro é top

Estudo sobre as novas tecnologias na produção de alimentos no Brasil e no mundo através de
Pesquisa e práticas de laboratório de Ciências; manejo de hortas no formato tradicional e no formato de hidropônico; construção de modelo em miniatura de um sistema de aquaponia e estudo de fazendas verticais e hortas urbanas nos países desenvolvidos.

Áreas do conhecimento: Matemática e Geografia

Professoras : Silvia e Marisa



O trabalho das Disciplinas Eletivas está sempre pautado pela qualidade do ensino, atividades diversificadas e ampliação cultural de nossos alunos, através de visitas culturais, pesquisas e vivências.


Simone de Paula

Professora Coordenadora Geral