Por Lucilene Fernandes
Há um ramo da ciência que propõe a abordagem integrada do ser humano dentro da Natureza de forma que nos compreendamos, raça humana, como apenas mais uma espécie animal no planeta. Trata-se de uma abordagem mais radical do estudo das ações da espécie humana, que, para outros cientistas, deve ser estudada de forma separada devido à imensa atuação que a força desta espécie tem sobre o meio ambiente. Qualquer que seja a vertente de estudo, é certo que o ser humano faz parte e age na natureza.
"Espaço natural" e "espaço geográfico" são conceitos da disciplina de Geografia que permeiam essa análise da ação humana, suas responsabilidades e consequências. Na História, o conceito de "trabalho" envolve a forma de organização do homem a partir dos recursos naturais, produzindo "cultura". E nos dias de hoje, a contextualização destes estudos sobre "espaço natural", "espaço geográfico", "trabalho" e "cultura" revela contradições que acompanham o desenvolvimento de nossa civilização.
Foi deste ponto de vista que o trabalho da Disciplina Eletiva UPCYCLE propôs a corresponsabilidade entre as disciplinas de Ciências e História, e por que não, Geografia.
A compreensão de como nossa comunidade descarta os resíduos sólidos e líquidos - lixo – e de como eles poderiam ser reaproveitados, reciclados e reutilizados diminuindo o impacto ambiental de nossa vida diária está na base das atividades realizadas.
- Customizando cabides velhos com tecido
- Conhecendo a Hidrelétrica de Paraibuna e seu trabalho ambiental
- Construindo bolsinhas a partir de caixas de leite descartadas
- Conhecendo a Estação de tratamento de resíduos sólidos de SJCampos
- Fabricando sabão a partir de óleo descartado