terça-feira, 28 de novembro de 2017


Ensino Lúdico:

Mandalas



Prof. Élcio Roefero Baz Reyes (Sala de Leitura)
Profa. Marciana Flausino de Alcântara (Matemática)



Aprendizagem, criatividade, diversão e entusiasmo marcaram presença nas aulas de Matemática dos 7º anos, realizadas na Sala de Leitura, com a dupla Profa. Marciana Flausino (Matemática) e Prof. Élcio Roefero Baz Reyes (Leitura). O foco: confeccionar mandalas e dar asas à imaginação!!!
Partindo da habilidade “compreender e identificar simetria de rotação”, os alunos se entregaram a uma rica e lúdica experiência, munidos de tesoura, papel e muita paciência, atenção e cuidado. Guiados pela profa. Marciana, os meninos e meninas reproduziram os movimentos, dobras e cortes, no intuito de criarem, cada um, a sua própria interpretação do objeto simétrico.






A intencionalidade da construção de Mandalas, articulando conteúdos dos componentes curriculares de Matemática e Arte, é fazer com que o estudante venha a produzir e expressar suas ideias e interpretações, de forma generalizada, utilizando a linguagem plástica. Uma Mandala é composta por círculos, quadrados e outras formas concêntricas, ou seja, com um centro comum, além de muitas possuírem simetria, repetição de desenhos de cada lado a partir de um eixo (linha). Muitas são desenhadas utilizando compasso e régua. Assim como arcos e retas que partem de pontos correspondente a divisão igualitária da circunferência (cf. Ramos, 2016). 



Cabe ressaltar que a proposta de construção de Mandalas observou os seguintes objetivos: auxiliar na formação das capacidades intelectuais do estudante, estruturar seu pensamento e raciocínio dedutivo lógico. Com efeito, este raciocínio parte de um amplo campo de relações, regularidades e coerências, auxiliadores da capacidade de generalizar, projetar, prever e abstrair, favorecendo a estruturação do pensamento e o desenvolvimento da lógica (BRASIL, 1998 a). 
Todavia, não se pode falar em Mandalas sem tocar na expressão artística. Ao estudar, num diálogo transdisciplinar, o componente Arte, têm-se por objetivo desenvolver o pensamento artístico e percepção estética, caracterizar um modo único de ordenar e dar sentido à existência humana, desenvolver a sensibilidade, percepção e imaginação, independente que seja na forma de criar ou de apreciar a Arte (BRASIL, 1998 b).






Mais uma vez a Sala de Leitura da EEEI Olímpio Catão foi palco de aprendizagem diversificada, lúdica e significativa. O resultado? Lindos e coloridos trabalhos que expressaram a alegria do momento. Parabéns aos meninos e meninas!!! Vocês são maravilhosos!!!





Referências:

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1998 a.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental,1998b.
Ramos, Ana Paula de Oliveira. Mandalas e a construção de saberes em Arte e Matemática. TCC de Licenciatura em Ciências Exatas: Matemática. UNIPAMPA, 2016. Disponível em: http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/cienciasexatas/files/2014/06/TCC_AnaPaula2016-2.pdf. Acesso: 22/11/2017.