Por Lucilene Fernandes
As Disciplinas Eletivas são momentos de interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade por excelência. Aqui os projetos envolvem um conhecimento contextualizado que se utiliza de ferramentas de diversas disciplinas didáticas.
Professoras Lucilene (História) e Cristina (Ed. Física) |
Há poucos dias atrás, uma aluna do 8º ano me procurou e perguntou "Professora, por Educação Física usa tanto a História? Eu estou fazendo um trabalho de Educação Física que já falou da Revolução Industrial e agora também está tratando da imigração italiana, que é o assunto que estamos estudando na aula de História!" A indagação da aula demonstra seu processo de aprendizagem interdisciplinar, revela que ela está percebendo aos poucos que o conhecimento é integrado e as disciplinas são apenas pontos de vista que se entrelaçam.
Encarando desta maneira o complexo processo de aprendizagem escolar, demonstrado de forma simples na questão da aluna, tem possibilitado o trabalho de Ciências Humanas em corresponsabilidade com as demais disciplinas da escola.
Educação Física, Geografia e História se complementaram neste semestre através da Disciplina Eletiva "Negócio da China". A China, uma país de história milenar com posição estratégica na geopolítica do mundo atual, veio para dentro da escola sob a ótica da prática das artes circense e marcial. A cultura chinesa foi suporte para o desenvolvimento de habilidades de Educação Física, contextualizadas pela História e pela Geografia.