sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Apodrecimento do mingau

REGISTRO DE BOA PRÁTICA A SER REPLICADA
 CNMT – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
Atividade relevante observada em 2017.


Título da atividade
Apodrecimento do mingau
Disciplina
Ciências
Professora  - PCA
Márcia Cristina Gonçalves de Assis
PCG
Simone da Silva de Paula
Público alvo
6°Ano A
Tempo de duração
04 aulas
Tempo de observação do experimento
21 dias
Objetivo
Construir e aplicar o conceito de que os seres vivos estão relacionados aos ambientes em que são encontrados.
Justificativa
Interpretar situação do apodrecimento, coletar e registrar dados experimentais, formular hipóteses para explicar o aparecimento dos fungos e verificar a presença dos seres vivos em seus ambientes.
Material utilizado
1 litro de leite
4 colheres (sopa) de amido de milho
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (café) de essência de baunilha
Utensílios (fita crepe, tiras de papel, panela, fogão, guardanapo, copos e colheres descartáveis)
Desenvolvimento
Etiquetar 4 copos de vidro (1-aberto e fora da geladeira/2-fechado e fora da geladeira/3-aberto dentro da geladeira/4-fechado dentro da geladeira) já esterilizado. Colocou-se os de número 3 e 4 dentro da geladeira. Para obter resultados adequados, o experimento foi observado durante três semanas. Os estudantes registraram, no caderno, como foi feita a montagem do experimento. Registraram também o que imaginavam que aconteceria em cada copo (previsões). Foi analisado se as anotações eram com qualidade.
Registrou-se o passo a passo da montagem do experimento. Enfatizando os detalhes. Houve explicação do porque foi feita a montagem, de uma forma que mesmo quem não tivesse visto a preparação consiguisse entender o que foi feito apenas com a leitura do seu texto.
Resultados alcançados
Os alunos a partir do experimento verificaram que sentimos diferentes sabores, identificando as regiões em que sentimos cada sabor com maior intensidade e que as sensações podem variar de pessoa para pessoa.
Premissa / Princípio / Valores do PEI evidenciado na atividade
*Protagonismo;
*Excelência em Gestão;
*Valorização da educação pela oferta de um ensino de qualidade;
*Espírito de equipe e cooperação;
*Escola como centro irradiador da inovação.
Anexos