REGISTRO DE BOA PRÁTICA A SER REPLICADA
CNMT – Ciências da Natureza, Matemática e suas
Tecnologias
Atividade relevante observada no 4º bimestre
Título
da atividade
|
Construindo um espectroscópio |
Disciplina
|
Ciências
|
Professora
|
Sidéria Irmão da Silva
|
PCA
|
Márcia Cristina Gonçalves de Assis
|
Público
alvo
|
9° Ano A e B
|
Tempo de
duração
|
02 aulas
|
Objetivo
|
Construir com os alunos um espectroscópio e verificar como diferentes luzes podem ser decompostas em cores. |
Justificativa
|
Promover um questionamento sobre as cores. |
Material
utilizado
|
Caixinha
de creme dental, CD inutilizado, régua, tesoura sem ponta, estilete, fita
adesiva, fita isolante e lápis.
|
Desenvolvimento
|
1. Cobrir o lado de cima do CD com fita adesiva e cortá-lo em oito partes iguais. Depois de cortados, é só descolar a fita adesiva para remover a película de proteção.
2. Pegar a caixa de creme dental, cortar as abas laterais de uma de suas tampas e cortar pela metade a aba superior e a inferior da mesma tampa. Depois, cortar a aba superior e a inferior da outra tampa da caixa.
3. Colar o pedaço do CD na lateral da caixa, utilizando a fita isolante para evitar que a luz entre na caixa pelas laterais.
4. Colar, no outro lado da caixa, duas tiras de fita isolante, deixando entre elas um espaço de, no máximo, 1 mm de largura. É por essa fenda que a luz entrará na caixa.
5. O espectroscópio está montado. Para utilizá-lo basta apontar a fenda para uma fonte de luz e olhar pelo lado da caixa onde foi colocado o pedaço de CD.
|
Resultados
alcançados
|
Eles observaram que a luz pode ser decomposta em cores, as quais formam seu espectro. Que diferentes fontes de luz podem ser decompostas em cores que são características dessas fontes. Perceberam que as cores vão desde o vermelho até o violeta. Seguindo em ordem crescente de frequência, as cores são: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Verificando assim que esse instrumento separa as diversas cores do espectro visível por meio de uma rede de difração, com finíssimas ranhuras que fazem que a luz incidente seja decomposta nas cores que a compõem.
|
Premissa
/ Princípio / Valores do PEI evidenciado na atividade
|
*Corresponsabilidade;
*Protagonismo;
*Valorização da educação pela oferta de um ensino de qualidade;
*Espírito de equipe e cooperação;
*Escola como centro irradiador da inovação.
|
Anexos
|