terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Construindo Gráficos


Por Mayara Macedo (Matemática)




Na última quinzena de novembro os alunos dos 6os anos A, B e C puderam aproximar teoria e prática, em um proveitoso momento de aprendizagem significativa e contextualizada com a realidade escolar. A habilidade em questão?  Compreender informações transmitidas em tabelas e gráficos; Saber construir gráficos elementares (barras, linhas, setores) utilizando escala adequada.

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (BRASIL, 2013) o amplo fomento da educação matemática contribui para a formação de um cidadão crítico, capaz de agir com autonomia nas suas relações sociais. Com efeito, a aplicabilidade de dados estatísticos é um instrumento importante para os educandos conhecerem e identificarem as diversas mudanças que ocorrem em nossa sociedade, ajudando-os a compreender diversas situações de sua vida, facilitando assim a comunicação entre eles. 

As atividades em torno da habilidade escolhida privilegiaram a construção de gráficos em alto relevo utilizando sucatas tridimensionais, no intuito de mensurar o rendimento escolar dos alunos nos 3 primeiros bimestres. A atividade integrou a avaliação do 4º bimestre. 





Os alunos também desenvolveram perguntas e coletaram dados sobre consumo e desperdício da comida na escola, bem como puderam debater criticamente o problema social que envolve jogar alimentos no lixo. Pudemos perceber a instrumentalização dos alunos para realizar leitura e interpretação de tabelas e facção de cálculos percentuais por meio de gráficos de setores.



Finalizando o trabalho, em parceria com o prof. Élcio Roefero Baz Reyes, tendo a Sala de Leitura como corresponsável, foi realizada pesquisa de campo envolvendo todos os alunos da escola. Foram indagadas as seguintes perguntas: Quantos livros você leu este ano? Qual seu gênero preferido? Qual o seu livro preferido de 2017? Após esse levantamento os alunos tabularam os dados e construíram os gráficos na sala de leitura, com entusiasmo e atenção.





Ações como essas, engajadas com a cena escolar, mostram a protagonismo juvenil em sua melhor face: vincular sociedade, escola e diálogo permanente. Parabéns aos meninos e meninas envolvidos nessa ação exitosa.


Referência:

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.