Construindo Gráficos
Por Mayara Macedo (Matemática)
Na última quinzena de novembro os alunos dos 6os anos A, B e
C puderam aproximar teoria e prática, em um proveitoso momento de aprendizagem
significativa e contextualizada com a realidade escolar. A habilidade em
questão? Compreender informações
transmitidas em tabelas e gráficos; Saber construir gráficos elementares
(barras, linhas, setores) utilizando escala adequada.
De acordo com as Diretrizes
Curriculares Nacionais da Educação Básica (BRASIL, 2013) o amplo fomento da
educação matemática contribui para a formação de um cidadão crítico, capaz de
agir com autonomia nas suas relações sociais. Com efeito, a aplicabilidade de
dados estatísticos é um instrumento importante para os educandos conhecerem e
identificarem as diversas mudanças que ocorrem em nossa sociedade, ajudando-os
a compreender diversas situações de sua vida, facilitando assim a comunicação
entre eles.
As atividades em torno da habilidade escolhida privilegiaram a construção de gráficos em alto relevo utilizando sucatas tridimensionais, no intuito de mensurar o rendimento escolar dos alunos nos 3 primeiros bimestres. A atividade integrou a avaliação do 4º bimestre.
As atividades em torno da habilidade escolhida privilegiaram a construção de gráficos em alto relevo utilizando sucatas tridimensionais, no intuito de mensurar o rendimento escolar dos alunos nos 3 primeiros bimestres. A atividade integrou a avaliação do 4º bimestre.
Os alunos também desenvolveram
perguntas e coletaram dados sobre consumo e desperdício da comida na escola,
bem como puderam debater criticamente o problema social que envolve jogar
alimentos no lixo. Pudemos perceber a instrumentalização dos alunos para
realizar leitura e interpretação de tabelas e facção de cálculos percentuais
por meio de gráficos de setores.
Finalizando o trabalho, em parceria com o prof. Élcio Roefero Baz Reyes, tendo a Sala de Leitura
como corresponsável, foi realizada pesquisa de campo envolvendo todos os alunos
da escola. Foram indagadas as seguintes perguntas: Quantos livros você leu este
ano? Qual seu gênero preferido? Qual o seu livro preferido de 2017? Após esse
levantamento os alunos tabularam os dados e construíram os gráficos na sala de
leitura, com entusiasmo e atenção.
Ações como essas, engajadas com a cena escolar, mostram a protagonismo
juvenil em sua melhor face: vincular sociedade, escola e diálogo permanente.
Parabéns aos meninos e meninas envolvidos nessa ação exitosa.
Referência:
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da
Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica.
Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.