Baralho das Equações
com Geogebra
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA
NÚCLEO
DE RECUPERAÇÃO - Parceiros da Educação
Orientação
de Estudos – Turma 1 - 8º ano
Professoras Responsáveis: Mayara S. Purcino
Macedo e Márcia C. Gonçalves de Assis
Justificativa: Esta
sequência busca desenvolver o pensamento algébrico e aritmético com o uso de
atividade lúdica. O baralho das equações tem como principal objetivo retomar o
que foi aprendido do conteúdo equações do primeiro grau para fundamentar o
desenvolvimento do trabalho com sistemas de equações do primeiro grau. Propomos
um trabalho que faz com que os alunos representem as soluções do sistema de
equações algebricamente e também por meio de gráficos utilizando o Geogebra. Ao
final das atividades espera-se que os alunos consigam perceber que o ponto
comum entre as retas na sua representação geométrica é o mesmo ponto cujas
coordenadas foram encontradas no conjunto solução do sistema.
Descritor: 35
- Identificar a relação entre as representações algébrica e geométrica de um sistema
de equação do 1º grau.
Objetivos: Desenvolver
o conceito de equação do 1º grau.
Utilizar
o jogo e o software Geogebra como ferramenta de ensino de equação do 1º grau.
Resolver
equações do 1º grau de forma lúdica.
Tempo previsto: 4 aulas de 50 minutos.
Desenvolvimento: Os alunos construíram
o jogo utilizando material reciclável (capas de apostilas). Foi solicitado que
primeiramente todos resolvessem as contas no caderno, para facilitar na hora do
jogo. Os alunos foram divididos em grupos de 4 pessoas, realizou-se um sorteio
para saber quem iniciaria jogando. O aluno que foi sorteado para a primeira
jogada tinha que observar entre suas cartas e as cartas que estavam na mesa os
possíveis pares para formar as equações e suas respectivas soluções.
Importante: O aluno estava munido das equações já resolvidas posteriormente em mãos
para buscar pelas equações ou vice-versa.
Ganha o jogo o aluno que tiver feito o maior
numero de pares (equação/solução).
Após o jogo, na aula seguinte os
alunos construíram e observaram no GEOGEBRA a representação geométrica dos
sistemas de equações pertencentes no baralho.
Neste momento os alunos puderam
perceber que o ponto de intersecção das retas é o ponto correspondente à solução
do sistema.
Levando assim todos ao nosso
objetivo apresentado inicialmente para esta proposta.
Calculando... |
Alunos calculando as equações do baralho |
Construção do Jogo: Baralhos das Equações (reciclando as capas de apostilas antigas) |
Construção do Jogo: Baralhos das Equações (reciclando as capas de apostilas antigas) |
Jogo Baralho das Equações |
Construindo no GEOGEBRA a representação geométrica dos sistemas de equações pertencentes do baralho. |
Representação Geométrica no GEOGEBRA |
Representação Geométrica no GEOGEBRA |