terça-feira, 18 de dezembro de 2018


Baralho das Equações 
com Geogebra


SEQUÊNCIA DIDÁTICA 
NÚCLEO DE RECUPERAÇÃO - Parceiros da Educação
Orientação de Estudos – Turma 1 - 8º ano

Professoras Responsáveis: Mayara S. Purcino Macedo e Márcia C. Gonçalves de Assis



Justificativa: Esta sequência busca desenvolver o pensamento algébrico e aritmético com o uso de atividade lúdica. O baralho das equações tem como principal objetivo retomar o que foi aprendido do conteúdo equações do primeiro grau para fundamentar o desenvolvimento do trabalho com sistemas de equações do primeiro grau. Propomos um trabalho que faz com que os alunos representem as soluções do sistema de equações algebricamente e também por meio de gráficos utilizando o Geogebra. Ao final das atividades espera-se que os alunos consigam perceber que o ponto comum entre as retas na sua representação geométrica é o mesmo ponto cujas coordenadas foram encontradas no conjunto solução do sistema.

Descritor: 35 - Identificar a relação entre as representações algébrica e geométrica de um sistema de equação do 1º grau.

Objetivos: Desenvolver o conceito de equação do 1º grau.
Utilizar o jogo e o software Geogebra como ferramenta de ensino de equação do 1º grau.
Resolver equações do 1º grau de forma lúdica.

Tempo previsto: 4 aulas de 50 minutos.

Desenvolvimento: Os alunos construíram o jogo utilizando material reciclável (capas de apostilas). Foi solicitado que primeiramente todos resolvessem as contas no caderno, para facilitar na hora do jogo. Os alunos foram divididos em grupos de 4 pessoas, realizou-se um sorteio para saber quem iniciaria jogando. O aluno que foi sorteado para a primeira jogada tinha que observar entre suas cartas e as cartas que estavam na mesa os possíveis pares para formar as equações e suas respectivas soluções.
Importante: O aluno estava munido das equações já resolvidas posteriormente em mãos para buscar pelas equações ou vice-versa.
Ganha o jogo o aluno que tiver feito o maior numero de pares (equação/solução).

Após o jogo, na aula seguinte os alunos construíram e observaram no GEOGEBRA a representação geométrica dos sistemas de equações pertencentes no baralho.
Neste momento os alunos puderam perceber que o ponto de intersecção das retas é o ponto correspondente à solução do sistema.
Levando assim todos ao nosso objetivo apresentado inicialmente para esta proposta.





Calculando...

Alunos calculando as equações do baralho

Construção do Jogo: Baralhos das Equações
(reciclando as capas de apostilas antigas)


Construção do Jogo: Baralhos das Equações
(reciclando as capas de apostilas antigas)
Jogo Baralho das Equações



Construindo no GEOGEBRA a representação geométrica dos sistemas de equações pertencentes do baralho.
                           
Representação Geométrica no GEOGEBRA
Representação Geométrica no GEOGEBRA