A Simetria na Arte e na Matemática
Professoras: Mayara Selma Purcino Macedo
e
Renata Ribeiro Garcia de Siqueira
Segundo Fazenda (2008), a
interdisciplinaridade caracteriza-se por ser uma atitude de busca, inclusão, de
acordo e de sintonia diante do conhecimento. Logo, atividades que envolvem
habilidades convergentes potencializam a aprendizagem dos alunos tornando o
processo mais efetivo, dando significado ao conteúdo escolar e contextualizando-o
com a realidade. A interdisciplinaridade também proporciona o desenvolvimento
de habilidades sócio emocionais permitindo uma maior interação entre os alunos e destes com os
professores, e também oportuniza o desenvolvimento da capacidade de
conviver e compartilhar com o grupo, o que nós preferimos chamar de equipe,
colaboração coletiva em torno de um propósito.
No campo da educação o trabalho
interdisciplinar vem de encontro com este propósito, é necessário acionar no
aluno um cenário, na perspectiva da totalidade, para a formação integral do
cidadão.
Na contemporaneidade as mudanças
têm ocorrido de uma forma muito rápida, transformando a todo momento o mundo no
qual vivemos. Esta nova configuração de mundo, exige de nós seres humanos, uma
compreensão muito maior, de modo que precisamos romper com a visão fragmentada
de mundo e de se adquirir uma visão global.
Olhar a educação a partir do
ponto de vista interdisciplinar, é oferecer ao aluno uma visão global daquilo
que ele está aprendendo proporcionado uma ampliação e um estímulo à
aprendizagem. Esta tange a
integração de diversos campos do saber para além da sala de aula.
A simetria foi o nosso ponto
de partida, ela está presente em toda a parte, seja na natureza, na arte ou na
matemática. Muitas
pessoas relacionam a ideia de simetria com a Arte, porém trabalhar simetria em
sala de aula também é uma forma de ensinar Matemática aos alunos. Simetria é
uma relação de paridade, tanto em relação à altura, largura e comprimento. Em Arte
a simetria tem um papel importante no apelo estético do objeto ou da obra que
está sendo criada proporcionando noções de equilíbrio, na Matemática
possibilita ao aluno a observação de formas presentes na natureza, evidenciando
características do tipo: Arredondadas ou não, simétricas ou não, proporcionais
ou não, entre outras.
Sendo assim, neste
bimestre vivenciamos esta prática interdisciplinar nos 6º anos unido as
habilidades convergentes: Manejar e utilizar suportes, ferramentas e materiais
em processos de criação em Arte (Arte); Compreender a ideia de simetria sabendo
reconhecê-la em construção artística (Matemática). Inicialmente identificamos os eixos de simetria e
classificamos os diferentes tipos de simetria por meio da construção de obras
de arte. A partir deste momento os alunos puderam utilizar a criatividade na
confecção de obras de arte simétricas, com guache e papel kraft. O resultado
desta atividade foi manifestado em trabalhos onde havia a representação de
formas expressas na natureza, formas do universo digital e até mesmo rostos e
também a mesma foi citada nos relatórios onde os alunos a mencionaram como relevante
para a compreensão das habilidades do currículo. Consequentemente, a partir
deste trabalho atingimos o nosso objetivo inicial, romper com o estigma de
fragmentação das disciplinas da Base Nacional Comum Curricular.