domingo, 16 de dezembro de 2018

O trabalho interdisciplinar como potencializador da aprendizagem


A Simetria na Arte e na Matemática


 Professoras:  Mayara Selma Purcino Macedo
e
Renata Ribeiro Garcia de Siqueira





                Segundo Fazenda (2008), a interdisciplinaridade caracteriza-se por ser uma atitude de busca, inclusão, de acordo e de sintonia diante do conhecimento. Logo, atividades que envolvem habilidades convergentes potencializam a aprendizagem dos alunos tornando o processo mais efetivo, dando significado ao conteúdo escolar e contextualizando-o com a realidade. A interdisciplinaridade também proporciona o desenvolvimento de habilidades sócio emocionais permitindo uma maior interação entre os alunos e destes com os professores, e também oportuniza o desenvolvimento da capacidade de conviver e compartilhar com o grupo, o que nós preferimos chamar de equipe, colaboração coletiva em torno de um propósito.
No campo da educação o trabalho interdisciplinar vem de encontro com este propósito, é necessário acionar no aluno um cenário, na perspectiva da totalidade, para a formação integral do cidadão.
Na contemporaneidade as mudanças têm ocorrido de uma forma muito rápida, transformando a todo momento o mundo no qual vivemos. Esta nova configuração de mundo, exige de nós seres humanos, uma compreensão muito maior, de modo que precisamos romper com a visão fragmentada de mundo e de se adquirir uma visão global.
                Olhar a educação a partir do ponto de vista interdisciplinar, é oferecer ao aluno uma visão global daquilo que ele está aprendendo proporcionado uma ampliação e um estímulo à aprendizagem. Esta tange a integração de diversos campos do saber para além da sala de aula.
                A simetria foi o nosso ponto de partida, ela está presente em toda a parte, seja na natureza, na arte ou na matemática. Muitas pessoas relacionam a ideia de simetria com a Arte, porém trabalhar simetria em sala de aula também é uma forma de ensinar Matemática aos alunos. Simetria é uma relação de paridade, tanto em relação à altura, largura e comprimento. Em Arte a simetria tem um papel importante no apelo estético do objeto ou da obra que está sendo criada proporcionando noções de equilíbrio, na Matemática possibilita ao aluno a observação de formas presentes na natureza, evidenciando características do tipo: Arredondadas ou não, simétricas ou não, proporcionais ou não, entre outras.
                Sendo assim, neste bimestre vivenciamos esta prática interdisciplinar nos 6º anos unido as habilidades convergentes: Manejar e utilizar suportes, ferramentas e materiais em processos de criação em Arte (Arte); Compreender a ideia de simetria sabendo reconhecê-la em construção artística (Matemática). Inicialmente identificamos os eixos de simetria e classificamos os diferentes tipos de simetria por meio da construção de obras de arte. A partir deste momento os alunos puderam utilizar a criatividade na confecção de obras de arte simétricas, com guache e papel kraft. O resultado desta atividade foi manifestado em trabalhos onde havia a representação de formas expressas na natureza, formas do universo digital e até mesmo rostos e também a mesma foi citada nos relatórios onde os alunos a mencionaram como relevante para a compreensão das habilidades do currículo. Consequentemente, a partir deste trabalho atingimos o nosso objetivo inicial, romper com o estigma de fragmentação das disciplinas da Base Nacional Comum Curricular.