sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Seminário - 7º Ano

Atividade
Seminário
Disciplina
Matemática
Professora
Márcia Cristina Gonçalves de Assis
PCG
Simone da Silva de Paula
Público alvo
7º Ano A e B

JUSTIFICATIVA
Iniciando o estudo algébrico é importante compreender conceitos e procedimentos matemáticos na resolução de uma equação; desenvolver algumas formas de raciocínio matemático lógico; estabelecer relações entre a matemática em outras situações de diversas áreas, relacionando problemas do cotidiano que podem ser resolvidos através da equação do 1º grau; escrever em linguagem matemática dada sentença em linguagem comum; compreender a relação de igualdade entre os membros da equação; identificar uma expressão algébrica e os termos que a compõe.
OBJETIVO
*Identificar situações em que existe aplicação do uso de letras.
*Reconhecer e saber utilizar o conceito de equação em diversos  contextos.
*Desenvolver nos alunos habilidades para resolver equação do 1º grau.
*Atender a dificuldade na leitura, assim como na resolução de problemas previsto no Programa de Ação – item 1 Passar de 38% os alunos do Nível Abaixo do Básico na Disciplina de Matemática para 20%.
*Fomentar o raciocínio lógico articulado aos conteúdos na resolução de problemas.
METODOLOGIA
1º momento: Utilização da rubrica para definir a montagem dos grupos, temas, ordem e formas das apresentações.
2º momento: Tempo nas aulas para estudo dos temas.
3º momento: Definição do uso dos recurso que utilizarão na apresentação.
4º momento: Estipulando regras para a avaliação
5º momento: Definindo os jurados.
6º momento: Apresentação dos grupos.
7º momento: Atribuição das notas.
8º momento: Aplicação da técnica arremate para detectar a efetividade da atividade proposta.
9º momento: Entrega da premiação para a melhor apresentação.

RESULTADO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
Considerando a proposta da atividade os alunos:
* Adquiriram maior autonomia;
* Desenvolveram confiança;
* Tornaram-se protagonistas do seu aprendizado.


EVIDÊNCIAS DA REALIZAÇÃO