quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Domínio do conhecimento e contextualização

Professora Débora Vasti Colombani Bispo de Almeida


Neste ano, como atividade de formação continuada no PIAF (Plano Individual de Aprimoramento e Formação -  2020), realizei uma pesquisa com os alunos sobre a realidade e comecei a pensar estratégicas para tornar a aula mais significativa.

Objetivo: Relacionar os conteúdos trabalhados em minha disciplina com assuntos de interesse dos alunos.


Nesse item de aprimoramento e formação individual espera-se que o professor busque conhecer os alunos, de modo que ele possa trabalhar, ou seja, contemplar em sua disciplina, os interesses dos alunos. Para alcançar esse objetivo busquei através dos Grupos de WhatsApp, ir um pouco além das aulas e aproveitei o momento para conhecê-los e busquei fazer perguntas relacionadas ao que eles mais gostam de fazer nas horas de diversão e ócio. 

Além dos Grupos de WhatsApp, as Tutorias individuais e coletivas, foram fundamentais nessa minha busca de entendimento daquilo que os alunos percebem como elemento que proporciona prazer em aprender. 

Constatei que gostam de ler Gibis, joguinhos de celular, de desenhar, assistir filmes e quiz de perguntas e respostas também no aparelho de celular.

Passei então para a segunda fase de como introduzir esses elementos para a sala de aula, seja ela, remota ou presencial ou mesmo para o ensino Híbrido.

O trabalho com a HQ será bem produtivo porque além de ser realizado como trabalho interdisciplinar, os alunos terão a oportunidade de trabalhar com uma fonte histórica escrita, que é o HQ e de maneira lúdica, deixando um pouco de lado, o ensino tradicional de História.

 Pretendo realizar um concurso de desenhos em quadrinhos, relacionados ao tema do nascimento da República até a ditadura militar no Brasil.

O trabalho será interdisciplinar com a Professora de Língua Portuguesa dos 9º anos. Conversando com a Professora Patrícia, ela sugeriu as habilidades abaixo:

  • (EF69LP56) Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada.
  • (EF09LP04) Escrever textos corretamente, de acordo com a norma-padrão, com estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período.


Em História será trabalhada a seguinte habilidade:

  • (EF09HI07) Identificar e explicar, em meio a lógicas de inclusão e exclusão, as reivindicações dos povos indígenas, das populações afrodescendentes e das mulheres no contexto republicano até a Ditadura Militar. 

Faremos então uso das HQ para leitura nas aulas de Língua Portuguesa e Sala de Leitura. Nas aulas de História entenderemos o período histórico escolhido. Para atividade extra classe será realizado os desenhos e a escrita dos textos para a HQ. A Professora de História ficará responsável pelas devolutivas referente aos textos e aos desenhos.

Começaremos o ano de 2021, já no primeiro bimestre, com a introdução do Projeto apresentado acima, com a perspectiva que será algo muito positivo  para a aprendizagem de nossos alunos.