quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 2020

Início de um novo tempo

 

No ano de 2020, muitas coisas aconteceram  em nossas vidas. Mas com certeza, a tecnologia e a ciência caminharam na direção de ajustar o equilíbrio da balança e tornar a vida melhor e mais fácil.

 

Quem não aprendeu a usar o celular para pagar contas ou pedir alguma comida?




Nas escolas, as aulas passaram a utilizar cada vez mais equipamentos para permitir o ensino à distância incorporando todas as mídias que conhecemos: textos, vídeos, sons e imagens transmitidos através da televisão, da internet e de telefonia móvel.

 E uma nova disciplina foi adicionada na base diversificada, com o objetivo de levar aos alunos um tema que já faz parte do nosso cotidiano. A disciplina de Tecnologia e Inovação tem como objetivo desenvolver nos nossos jovens a reflexão sobre novas maneiras de produzir conhecimento e desenvolver habilidades e competências para este novo mundo que está surgindo.

O uso cada vez mais constante de robótica e de inteligência artificial está moldando uma nova maneira de ser e de viver e exigirá em curto espaço de tempo jovens com habilidades de utilizar equipamentos acoplados para os mais variados fins. Mais do que cidadãos em busca dos seus direitos, cidadãos que possam manusear equipamentos de diferentes maneiras para realizarem diferentes serviços. A cidadania não deixará de ser necessária, mas a alfabetização digital será uma etapa fundamental para adquiri-la.

A disciplina foi criada  com base em três eixos fundamentais:

1-    TDIC – Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

2-    Letramento Digital

3-    Pensamento Computacional





Várias atividades foram criadas pensadas exclusivamente para iniciar este trabalho de reflexão sobre a cultura digital. Desde atividades desplugadas, ou seja, sem utilização de equipamentos eletrônicos e atividades plugadas ( conectadas ou não à internet). E as professoras tiveram que realizar cursos de formações especiais para aprender esta nova disciplina: em 2019, os cursos do INOVA e em 2020, “Tecnologias na prática”




Ainda em 2020, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo ofereceu cursos com a Fundação Telefónica em uma iniciativa de formar os professores na área de programação e pensamento computacional. O resultado foi a utilização da plataforma CODE onde os alunos realizam percursos auto instrutivos para obterem a formação em programação.


O resultado foi fantástico!

Além de ser uma plataforma onde o professor pode acompanhar o percurso de seus alunos e auxiliar as atividades, os roteiros são criativos e alegres permitindo tarefas e atividades agradáveis na arte da programação.






 



A programação por blocos orienta os alunos a obterem a lógica na sequência de comandos para realização de ações. Com o tempo, os alunos passam dos blocos para os algoritmos e utilizam a sintaxe correta da programação de computadores.

O professor também pode realizar cursos nesta plataforma e criar projetos específicos para grupos de alunos. E ao acessar a sala, pode visualizar as atividades realizadas.


Quem disse que 2020 não valeu?

Valeu sim!!!!!!