segunda-feira, 31 de maio de 2021

Aulão Preparatório da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA

 

Premissa: Protagonismo

Professor: Erivelto Braga Soares 

Disciplina: Geografia e Sala de Leitura

Turmas: 6º, 7º, 8º e 9º anos A e B

Habilidade: (EF06GE03-A) Compreender a dinâmica do sistema solar e sua relação com o Universo.

Habilidade: (EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos. 

O que o aluno poderá aprender com esta aula:

      Levantar hipóteses, categorizar, analisar e construir argumentações;

       Pensar nos problemas existentes e a refletir sobre eles com foco numa solução ou, quando não for o caso, ao menos em buscar repostas coerentes.

       Envolver com afinco nas atividades de observação e de experimentação.

Justificativa: 

Incentivar os alunos a leitura de Astronomia juntamente com a Sala de Leitura sobre o patrono da Astronomia no Brasil e entender que é uma das ciências mais antigas, cujo estudo engloba o conhecimento dos corpos celestes e fenômenos que se originam fora da atmosfera da Terra. Ela está preocupada com a evolução de objetos celestes, bem como com a formação e o desenvolvimento do universo. Conhecer a composição e as características do Sistema Solar é fundamental para iniciar a compreensão dos fenômenos astronômicos. 

Entender que a consequência do desenvolvimento tecnológico, fez com que a Astronomia deixasse de ser apenas uma ciência de observação para se tornar, também, uma nova ciência experimental. Com os dados coletados por telescópios modernos, satélites, sondas espaciais, muito material científico é produzido sendo, portanto, um ramo importante de estudo para a disciplina de Ciências. A exploração do espaço não apenas aumentou nosso conhecimento sobre o Universo, como não cessaram os benefícios obtidos por tais conquistas.
            

Desenvolvimento:

1- Antes mesmo que essa aula acontecesse realizamos o convite tanto para os alunos que se inscreveram para participar da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e para aqueles que não se inscreveram, mas que tinham a curiosidade de poder participar dessa ação e com isso captar mais adeptos para as próximas edições.

2- Foi compartilhado o texto como agente disparador nos grupos de WhatSapp para que todos tivessem acesso e conhecessem um pouco mais sobre a história da Astronomia no Brasil e com isso iniciar a roda de conversa remota.

3- Juntamente com o texto os alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática técnica de leitura compartilhada e responderam duas questões pertinentes ao texto e uma que fizesse a ligação com a aula de Astronomia.

4- Foi feita a explanação sobre o que é uma Constelação, mapa das Constelações; planetas e o Sistema Solar; a Lua satélite natural da Terra e seus fenômenos como eclipses, super lua, Lua de sangue; o planeta Terra e seus principais fenômenos tais como rotação, translação, estações do ano (equinócio e solstício).  

5- Em seguida os alunos puderam fazer as suas perguntas e expor uma gama de conhecimento prévio e responder algumas questões das provas anteriores.

Convite:



Patrono da Astronomia no Brasil:


Leitura Compartilhada:


Exposição da Aula:



Resolução de questões de provas anteriores:







 

Engajamento com os Estudos: