Premissa: Protagonismo
Professor: Erivelto Braga Soares
Disciplina: Geografia e
Sala de Leitura
Turmas: 6º, 7º, 8º e
9º anos A e B
Habilidade: (EF06GE03-A) Compreender a dinâmica
do sistema solar e sua relação com o Universo.
Habilidade: (EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.
O que o aluno poderá
aprender com esta aula:
• Levantar hipóteses,
categorizar, analisar e construir argumentações;
• Pensar nos problemas existentes e a refletir sobre eles com
foco numa solução ou, quando não for o caso, ao menos em buscar repostas
coerentes.
• Envolver com afinco nas atividades de observação e de
experimentação.
Justificativa:
Incentivar os alunos a leitura de Astronomia juntamente com a Sala de
Leitura sobre o patrono da Astronomia no Brasil e entender que é uma das
ciências mais antigas, cujo estudo engloba o conhecimento dos corpos celestes e
fenômenos que se originam fora da atmosfera da Terra. Ela está preocupada com a
evolução de objetos celestes, bem como com a formação e o desenvolvimento do
universo. Conhecer a composição e as características do Sistema Solar é
fundamental para iniciar a compreensão dos fenômenos astronômicos.
Entender que a consequência do desenvolvimento tecnológico, fez com que
a Astronomia deixasse de ser apenas uma ciência de observação para se tornar,
também, uma nova ciência experimental. Com os dados coletados por telescópios
modernos, satélites, sondas espaciais, muito material científico é produzido
sendo, portanto, um ramo importante de estudo para a disciplina de Ciências. A
exploração do espaço não apenas aumentou nosso conhecimento sobre o Universo,
como não cessaram os benefícios obtidos por tais conquistas.
Desenvolvimento:
1- Antes mesmo que
essa aula acontecesse realizamos o convite tanto para os alunos que se
inscreveram para participar da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
e para aqueles que não se inscreveram, mas que tinham a curiosidade de poder
participar dessa ação e com isso captar mais adeptos para as próximas edições.
2- Foi compartilhado o texto como agente disparador nos grupos de WhatSapp para que todos tivessem acesso e conhecessem um pouco mais sobre a história da Astronomia no Brasil e com isso iniciar a roda de conversa remota.
3- Juntamente com o
texto os alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática técnica de leitura
compartilhada e responderam duas questões pertinentes ao texto e uma que
fizesse a ligação com a aula de Astronomia.
4- Foi feita a
explanação sobre o que é uma Constelação, mapa das Constelações; planetas e o
Sistema Solar; a Lua satélite natural da Terra e seus fenômenos como eclipses,
super lua, Lua de sangue; o planeta Terra e seus principais fenômenos tais como
rotação, translação, estações do ano (equinócio e solstício).
5- Em seguida os
alunos puderam fazer as suas perguntas e expor uma gama de conhecimento prévio e responder algumas questões das provas anteriores.
Convite:
Patrono da Astronomia no Brasil: