segunda-feira, 31 de maio de 2021

Música por toda parte...

Tema: Instrumentos musicais não convencionais

Premissa: Protagonismo
Professoras: Elaine Cristina Flores
Disciplina:
Arte

Turma: 6º ao 9º Ano


Habilidade

(EF69AR23) Explorar e criar improvisações e composições, utilizando vozes, sons corporais, instrumentos não convencionais e/ou outros materiais sonoros, expressando ideias musicais de maneira individual, coletiva e colaborativa.


Justificativa

Com o intuito de explorar as diferentes linguagens artísticas na disciplina de Arte, iniciamos por estudar a linguagem da música, que trata de explorar a forma de combinar os vários sons e ritmos, e até o silêncio em suas pausas. Um dos objetivos em aula foi explorar instrumentos musicais convencionais e não convencionais. Os não convencionais, referindo-se àqueles instrumentos musicais pouco conhecidos, ou ainda, com mais enfoque aqueles cuja função inicial não era produzir música, mas foram usados para esse fim. Nesses, os alunos puderam explorar os diferentes objetos em seus lares, afim de criar uma pequena composição musical e ampliar suas experiências musicais. Junto a criatividade e harmonia dos sons obtidos, além das descobertas de novas possibilidades de instrumentos musicais.

 

Desenvolvimento

Durante as aulas, de acordo com o Currículo do Estado de São Paulo - São Paulo faz escola, foram abordados os seguintes questionamentos e conceitos:

·         O que é música para você?

·         Na sua opinião para que serve música? O que você sente ao ouvir música?

·         O que são gêneros musicais e quais você mais gosta?

·         O que são instrumentos musicais convencionais? 

·         O que você entende por sons corporais?

·        A música só pode ser criada por instrumentos musicais confeccionados para gerar música? Tem outras possibilidades?

·         O que são instrumentos musicais convencionais e não convencionais?

 

Estimulando o interesse, o gosto pela música e a experimentação com outros objetos, os alunos tiveram a possibilidade de pôr em prática os conhecimentos adquiridos e as suas experiências em música.

Houve apreciação de alguns vídeos, com explicações e exemplos sobre instrumentos musicais convencionais e não convencionais, e do grupo Barbatuque com percussão corporal.

Houve a proposta para que os estudantes pudessem escolher objetos de casa e explorar os seus diferentes sons, podendo criar uma pequena composição musical.

Os registros poderiam ser em áudios, vídeos e fotos, mandados por mensagens no WhatsApp da professora.

 


  






Bibliografia: 

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens e Códigos / Secretaria da Educação; Herbert Gomes da Silva (Coordenador Estadual SEE-SP); Maridalva Oliveira Amorim Bertacini (Coordenador Estadual UNDIME-SP). – São Paulo: SEDUC.

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação / COPED. São Paulo faz escola / Caderno do Professor / Caderno do Aluno 1º bimestre. SP: 2021.

Aulas do CMSP (Repositório), disponível em: https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/inicio.

Samba Lelê - Barbatuques | Tum Pá: https://www.youtube.com/watch?v=_Tz7KROhuAw

Instrumentos convencionais e não convencionais: https://www.youtube.com/watch?v=y-0U8Yd5L7I

EMCANTAR | Instrumentos não-convencionais: https://www.youtube.com/watch?v=bBsVjWoQlpY