Postado por Professora Lucilene Fernandes
O psiquiatra americano William Glasser (1925-2013) explica que não se deve trabalhar apenas com memorização, porque a maioria dos alunos simplesmente esquecem os conceitos após a aula. Em vez disso, ele sugere que os alunos aprendem efetivamente com você, fazendo.
História
Professora
Lucilene Fernandes
Público Alvo
9º anos
Habilidades
Objetivos
Sequência didática com
a) aula disparadora
b) grupos de pesquisa
c) confecção de cartazes
d) apresentação de seminários.
Atividade
Estudo do tema, confecção de cartazes e apresentação em grupo sobre:
a) Lei 10.639 e Lei Afonso Arinos
b) Influência da cultura afro brasileira
c) A imprensa negra
d) Resistência: Frente Negra
e) Racismo no futebol
f) Racismo Estrutural
Público Alvo
9º anos
Habilidades
- EF09HI03 - Identificar os mecanismos de inserção econômica e social dos negros após a abolição e avaliar seus resultados.
- EF09HI04 - Discutir a importância da participação da população negra na formação econômica, política e social do Brasil.
Estudantes do 9º ano apresentam sobre "racismo estrutural" |
- Obter informações e refletir sobre os mecanismos de inserção econômica e social dos negros após a abolição da escravidão e durante a formação da República do Brasil, observando as origens históricas do racismo estrutural em nossa sociedade.
- Valorizar o legado da afro-brasileiro em nossa cultura, a atuação das personalidades negras e o movimento antirracista.
Sequência didática com
a) aula disparadora
b) grupos de pesquisa
c) confecção de cartazes
d) apresentação de seminários.
Atividade
Estudo do tema, confecção de cartazes e apresentação em grupo sobre:
a) Lei 10.639 e Lei Afonso Arinos
b) Influência da cultura afro brasileira
c) A imprensa negra
d) Resistência: Frente Negra
e) Racismo no futebol
f) Racismo Estrutural