EMENTAS
ELETIVAS DOS 8º E 9º ANOS
ELETIVA: “VALORIZE – O PODER DA ESCOLHA ”
Compreensão
da inter-relação saúde física e emocional. Estudo sobre diversidade sexual,
gênero e sexualidade, assim como sua precocidade. Prevenção de violência para
adolescentes na perspectiva da autoproteção e autoconhecimento. Estratégias de
promoção da saúde com a valorização da alimentação. Identificação de doenças e
seus controles. Palestras com profissionais da saúde, produção de vídeos para
conscientização e oficinas temáticas.
Sidéria e Márcia Marim
ELETIVA:
“BRASIL, CORAÇÃO DO MUNDO”
A eletiva
“Brasil, coração do mundo”, tem como finalidade contribuição para o aprendizado
de uma cultura de respeito aos direitos fundamentais para o refugiado e às responsabilidades
cidadãs a partir da criação no ambiente escolar de espaços para a convivência
harmônica baseada na pluralidade, na tolerância e na cooperação.
Alana e Marta.
Pesquisa
sobre o impacto social do preconceito, do racismo, do eurocentrismo, das
relações sociais e pessoais nos diferentes espaços de ensino. Oficinas de
xilogravura, macramê, velas, incensos e culinária. Estudo da origem histórica e
social do preconceito racial no Brasil. Roda de conversa sobre a cultura da
paz. Pesquisa de elementos das culturas brasileira e africana.
Ane Kelly e Marisa.
ELETIVAS DOS 6º E 7º ANOS
Estudo e
pesquisa sobre transformações físicas e químicas das diversas substâncias, promovendo
a aprendizagem por meio da experimentação, através de vivências e oficinas para
o desenvolvimento de conhecimentos e procedimentos. Temas abordados: Alquimia,
cozinhando com química, experimentos, curiosidades e visita técnica ao Museu
Interativo de Ciências.
Patrícia e Maria Cristina
ELETIVA:
“Aprender com POVOS ORIGINÁRIOS”
Demonstração
da diversidade de povos originários do Brasil. Exame de questões sobre o termo
“índio”, a identidade indígena e o reconhecimento social. Leitura de trechos do
livro/textos de autoria indígena. Pesquisa de biografias de personalidades
indígenas do século XXI. Análise de pesquisas sobre povos indígenas.
Identificação de demandas dos povos originários. Identificação e experimentação
de elementos de algumas culturas dos povos originários: brincadeiras,
alimentação, cerâmica e grafismos.
Lucilene e Geovana.
ELETIVA:
“TENDA MÁGICA – RESPEITO A DIVERSIDADE”
Reflexão sobre respeito a diversidade.
Aprofundamento da formação do cidadão com valores humanos capazes de respeitar
as diferenças culturais, étnicas, religiosa entre outras. Criação de
trabalhos manuais através de pinturas e
colagem, Oficina de contação de histórias, contos, filmes, desenhos, música,
danças e brincadeiras. Exploração da leitura dos ambientes em livros
paradidáticos para ampliação do conhecimento, assim como a relação da
interculturalidade relacionadas nas obras literárias.
Professoras: Antônia Claudia e Selma
Trabalho
com o universo do esporte como instrumento de inclusão social, construção de
ambiente acolhedor e saudável. Reflexão
sobre as potencialidades do esporte adaptado na promoção da convivência de
deficientes físicos com diferentes limitações. Atividades temáticas
interdisciplinares com habilidades do Currículo Paulista de Educação Física e
Matemática, Realização de aulas teóricas
e oficinas de prática esportiva: gol-bol, voleibol sentado, lutas e dança.
Estudo das medidas da quadra e equipamentos
dos esportes adaptados. Parceria com Museu do Esporte e Equipe paraolímpica de
judô de São José dos Campos. Desenvolvimento de competências socioemocionais:
respeito, empatia e confiança.
Cristina e Ana Mary
Conscientização através da compreensão
histórica sobre a importância da arte em nossas vidas, incentivando a postura
frente ao público e fortalecendo a autoestima. Oficinas de jogos teatrais,
maquiagem artística, dança e expressão corporal. Apreciação e dramatizações de
esquetes de musicais. Construção e confecção de figurinos e cenários,
explorando a criatividade. Quiz com atividades sobre teatro e dança. Abordar
diferentes musicais em vários contextos culturais e históricos em diferentes
épocas, fortalecendo o trabalho em equipe,
solidariedade e socialização entre eles e o público.
Professores: Braga e Fabiana