quarta-feira, 24 de maio de 2017

Projeto de vida: inspirando mulheres!

por Lucilene Fernandes

Nesta terça-feira, dia 23 de maio, aconteceu na escola uma palestra com duas jovens alunas do ITA - Instituto Tecnológico Aeroespacial - sobre "Mulheres nas áreas de STEM²D". A palestra para os alunos do 7º e 8º ano teve por objetivo incentivar a participação das mulheres na área da Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática, Manufatura e Design.

Esta atividade fez parte do trabalho da disciplina de Projeto de Vida. Na disciplina, buscamos apresentar oportunidades para que os alunos realizem seu potencial e concretizem seu sonhos da melhor forma possível. O objetivo é incentivar a continuidade dos estudos, de forma a preparar o jovem para os desafios da vida e do mercado de trabalho.

As jovens Taís e Alícia, alunas do ITA, terceiro e primeiro ano respectivamente, estiveram na escola conversando com meninos e meninas sobre os desafios das mulheres diante do mercado de trabalho na área das ciências exatas. 
A situação do Brasil em relação a outros países na formação de engenheiros, a participação da mulher nos cursos do ITA e exemplos de mulheres que fizeram trabalhos reconhecidos pela comunidade científica na história da ciência foram alguns dos temas abordados.

"(...) houve uma palestra de duas alunas do ITA e falou da importância da mulher nessas áreas de trabalho, mostrando a diferença de ter homens e mulheres trabalhando juntos. Ao ver essa palestra me senti mais interessada nessa área de trabalho, aprendi o quanto podemos fazer a diferença e que poucas pessoas sabem disso.(...)" Ana Flávia, 8º ano

"Eu acho super importante que as pessoas incentivem as mulheres a seguir carreira na área de engenharia, pesquisas mostram que há participação e interesse das mulheres nessa área. (...) Acho que as mulheres muitas vezes sofrem pressão com a palavra 'Só os homens podem fazer isso ou aquilo'. Não existe isso, as mulheres podem fazer tudo o que tem direito e vontade (...) Karine, 8º ano

"Acho que as mulheres devem seguir a carreira que quiserem independente de quantos homens e mulheres querem essa carreira." Julio, 8º ano

O projeto STEM²D acontece em vários países. No Brasil, é uma iniciativa do ITA com apoio da Johnson. 

Agradecemos às jovens universitárias, bem como seus orientadores, pelo excelente exemplo para nossos alunos. 

MATIFIC 2017

REGISTRO DE BOA PRÁTICA A SER REPLICADA
CNMT - CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Atividade relevante observada no 1º bimestre


Título da atividade
Atividades do MATIFIC
Disciplina
Matemática
Professora
Mayara Selma Purcino Macedo
PCA
Márcia Cristina Gonçalves de Assis
Público alvo
6º Ano A, B e C
Tempo de duração
02 aulas por semana – todas as quintas-feiras
Justificativa
O MATIFIC é uma plataforma digital de aprendizagem para ajudar as crianças a aprender matemática, através de episódios, grupo de tarefas orientadas por jogos e projetadas para transmitir um conceito, habilidade ou percepção matemática. O MATIFIC pode ser utilizado na escola ou em casa, com o exclusivo objetivo de complementar e reforçar as lições de matemática que as crianças aprendem na escola. Foi eleita a 7ª melhor plataforma educacional do mundo.
Resultados alcançados
*Participação de forma efetiva dos alunos;
*Protagonismo e criação;
*Incentivação a iniciativa e trabalho em duplas.
O que é o Sistema Matific?
O Sistema Matific é uma premiada plataforma interativa com mais de 1.600 minijogos e atividades práticas que desenvolvem o raciocínio lógico-matemático, desde a Educação Infantil até o 6º ano do Ensino Fundamental.
Aprendizagem personalizada
Individualizar a aprendizagem é um dos maiores desafios dos professores. Na Matific, os professores podem atribuir diferentes tarefas a diferentes alunos. Ao diferenciar a aprendizagem, os alunos ganham autonomia e mostram-se mais interessados, pois os jogos apresentam um nível mais adequado de desafio.
O professor escolhe as atividades para a classe toda ou para cada um. O aluno realiza as tarefas atribuídas a ele, de acordo com seus conhecimentos e habilidades, seguindo seu próprio ritmo.
Premissa / Princípio / Valores do PEI evidenciado nas atividades
*Corresponsabilidade;
*Protagonismo;
*Excelência em gestão;
*Replicabilidade;
*Pedagogia da presença;
*Valorização da educação pela oferta de um ensino de qualidade;
*Espírito de equipe e cooperação;
*Escola como centro irradiador da inovação.
Anexos














Aprender a Cuidar: Amigos da Sala de Leitura


Pensando no Protagonismo juvenil e no afeto que muitos dos nossos alunos nutrem pelos livros, nasceu o projeto “Amigos da Sala de Leitura”. O grupo de voluntários – do 6º ao 9º ano – se reúne semanalmente em companhia do prof. Élcio Roefero Baz Reyes para buscar melhorar ainda mais o espaço da sala de leitura e a organização do acervo, bem como pensar ações que fortaleçam o vínculo livro-aluno e o fomento da leitura como forma de prazer e busca do conhecimento.
A ideia deu certo! Toda quarta-feira, na hora do almoço, a sala se transforma! Os jovens se dividem em tarefas como confecção de mural, organização da gibiteca, recolocação de livros nas estantes, seleção de títulos por gêneros, discussão de ações futuras... isso com muita alegria, entusiasmo e paixão pela leitura!!! 






TERRÁRIO - 6º ANO

REGISTRO DE BOA PRÁTICA A SER REPLICADA
 CNMT – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
Atividade relevante observada no 1º bimestre

Título da atividade
Terrário
Disciplina
Ciências
Professora
Maria Cristina de Souza Freitas
PCA
Márcia Cristina Gonçalves de Assis
Público alvo
6º Ano A e B
Tempo de duração
04 aulas
Objetivo
· Reconhecer as transformações do estado físico da água, associando-as às respectivas mudanças de temperatura;
·  Construir e aplicar o conceito de ciclo hidrológico, de maneira a interpretar os diversos caminhos da água no ambiente;
Justificativa
Pretende-se promover práticas que potencializem a realização dos Projetos de Vida dos alunos. Propiciar o espaço para que o aluno seja o sujeito principal da ação (Construção da atividade propostas no caderno do aluno, gestão de sua aprendizagem, acompanhamento das habilidades desenvolvidas nos Guias de Aprendizagem).
Material utilizado
Vidro, pedrinhas, areia, húmus, animais de jardim, água, papel filme, planta e fita adesiva.
Desenvolvimento
Sugestão para a montagem do terrário: Faça uma camada de pedrinhas no fundo do vidro e, sobre ela, faça uma camada de areia grossa. Deixe essas duas camadas com a mesma espessura (de 2 a 3 cm, mas depende
do tamanho do vidro). Sobre a camada de areia, faça uma camada com o dobro da espessura, usando o húmus. Plante cuidadosamente as mudas selecionadas e acrescente também alguns animais de jardim (minhocas, tatuzinhos etc.). Molhe a camada de húmus para deixá-la bem umedecida, mas sem encharcar. Tampe completamente o vidro com o filme plástico, vedando-o com a fita adesiva.
Dica: quanto maior for o vidro, mais fácil será a manipulação.
Resultados alcançados
O terrário pode ser considerado uma “miniatura do Planeta Terra”, onde podemos ver de forma bem simplificada, que assim como na natureza existe um ponto de equilíbrio perfeito entre os seres vivos e não vivos e, mesmo que às vezes não pareça cada um tem a sua função. Mas tudo isso é possível graças ao ciclo hidrológico que está acontecendo lá dentro.
Premissa / Princípio / Valores do PEI evidenciado na atividade
*Corresponsabilidade;
*Protagonismo;
*Valorização da educação pela oferta de um ensino de qualidade;
*Espírito de equipe e cooperação;
*Escola como centro irradiador da inovação.
Anexos







Exposição no hall da Escola


 
 



ACONTECEU NA ESCOLA...

A ideia do dia da mãe nos Estados Unidos partiu de uma feminista, Anna Reese Jarvis, que em 1907 lançou um movimento para criar o “Dia Nacional das Mães”. A comemoração começou na sua cidade – Grafton, na Filadélfia – no aniversário da morte da sua própria mãe. Nos anos seguintes, todo o estado de Filadélfia começaria a comemorar o dia nacional das mães. A campanha de Anna Jarvis estendeu-se a todos os Estados Unidos e, em 1911, já o dia da mãe era comemorado em toda a América.
A feminista convence Wilson Depois da luta de Jarvis, em 1914, o então presidente Woodrow Wilson declara o Dia da Mãe feriado nacional – no segundo domingo de maio, tal como acontece no Brasil, Austrália, Canadá, Dinamarca, Finlândia, Itália, Japão, Turquia e outros.
E para homenagear todas as Mamães da nossa escola, no dia 12/05/2017 uma singela comemoração foi realizada pelos alunos da escola.






 
Após a homenagem aconteceu a reunião com Pais e Tutores, que tem como foco:
· A reunião de pais/responsáveis por tutor busca trazer a família para perto do âmbito escolar, atingindo a premissa da corresponsabilidade.

· A cada bimestre, estamos tendo uma participação mais efetiva da família, e com isso atingimos um resultado muito melhor no desempenho acadêmico e pessoal dos alunos.

· São discutidos com a família os conceitos do aluno, postura, participação nas aulas e sua formação como ser autônomo, competente e solidário.

 Acreditamos na importância da participação da família para a evolução da escola e do aluno em todos os âmbitos.
O impacto nos alunos tem sido positivo, e a relação entre professores e pais/responsáveis está a cada dia mais fortalecido e integral.


sexta-feira, 12 de maio de 2017

Aluna da Escola é premiada no Concurso Rio Vivo

Por Lucilene Fernandes

A aluna Ana Flávia Leite Pereira, 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Olímpio Catão, recebeu dia 5 de maio, em cerimônia na sede de Taubaté da TV Band Vale, o prêmio de 1º lugar no Concurso de Desenho do Projeto Rio Vivo, com o tema "Mata Atlântica: nossa floresta".

Diretora Mariza, Ana Flávia (8º ano), Professora Lucilene
e Benjamin (irmão da aluna)
vencedores das 3 categorias
O Concurso de Desenho está em sua décima edição e é realizado pela retransmissora regional do Grupo Bandeirantes de Comunicação, a TV Band Vale. A iniciativa faz parte do Projeto Rio Vivo que trabalha o desenvolvimento sustentável na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul e em 2017 aborda o tema "Plantando água", em alusão à importância das matas ciliares e da relação entre a cobertura vegetal e o ciclo da água na região. O Concurso de Desenho é aberto ás escolas públicas e particulares das cidades da região do Vale do Paraíba e está dividido em 3 categorias: 1º a 3º ano, 4º a 6º ano e 7º a 9º ano. 

Dentro da nossa escola, a participação dos alunos no Concurso de Desenho foi inserida como uma das atividades do Projeto Planeta Esta atividade foi coordenada pela Professora Lucilene Fernandes (História) com apoio dos professores das disciplinas da área de Ciências Humanas (Historia e Geografia) no objetivo de trabalhar a consciência ambiental com todas turmas de 6º a 9º ano em atividades durante todo o ano letivo.


Durante o mês de março, as atividades estiveram voltadas para o Dia Mundial da Água e para o evento mundial "Hora do Planeta". Dentro deste tema foram realizadas diversas atividades extra curriculares: análise de vídeos sobre o bioma da Mata Atlântica, produção de cartazes sobre uso sustentável de energia elétrica, Flashmob de mobilização para participação na "Hora do Planeta", visita ao Parque da Cidade e produção de fotos junto à natureza "Ensaio Fotográfico Love Natureza", coleta e destinação correta de óleo de cozinha usado pelos alunos e estímulo à participação no Concurso de Desenho do Projeto Rio Vivo.


Para a realização dos desenhos para o Concurso, os alunos foram convidados a frequentar a sala de leitura durante o horário de almoço. Lá, durante uma semana, os professores de História e Geografia da escola se revezaram orientando os alunos na pesquisa sobre o bioma da Mata Atlântica e execução dos desenhos. Os desenhos foram feitos em folha sulfite, utilizando lápis preto, lápis de cor e canetas hidrocor.

No total, dez desenhos escolhidos foram enviados para o Concurso, com as devidas autorizações dos responsáveis. Foram desenhos das categorias 4º a 6º ano e 7º a 9º ano.

Nos meses de abril e maio, estão sendo realizadas ações de preparação para participação dos alunos na OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia. Pesquisas sobre a história da astronomia, jogos interativos sobre sistema solar, estudo sobre a formação do universo e do planeta entre outras atividades contextualizam a OBA, que será realizada em maio. E assim, nos outros meses as atividades seguirão dentro do tema.


Aguardando a cerimônia
Aluna e a professora

Ana Flávia com sua família

domingo, 7 de maio de 2017

Conselho de Classe 1º Bimestre da E.E.E.I. Olímpio Catão


 O conselho de classe participativo é um momento para reflexão dos profissionais envolvidos de todas as disciplinas, alunos e pais pontuarem quais avanços e dificuldades surgiram durante o primeiro bimestre. 

É o momento em que professores, equipe pedagógica e direção se reúnem para discutir, avaliar as ações educacionais e indicar alternativas que busquem garantir a efetivação do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.

O Conselho de Classe pode ser organizado em três momentos: 

Pré-conselho: Levantamento de dados do processo de ensino e disponibilização aos  professores, através de questionário do google docs para análise comparativa do desempenho dos estudantes, das observações, dos encaminhamentos didático-metodológicos realizados e outros, de forma a dar agilidade ao Conselho de Classe. É um espaço de diagnóstico.


Os alunos também realizam uma assembleia com a sala, anteriormente ao momento do conselho, para identificar quais as metodologias colaboraram para aprendizagem deles e quais impactos perceberam das Disciplinas da Parte Diversificada na Base Nacional Comum.

Conselho de Classe: Momento em que todos os envolvidos no processo se posicionam frente ao diagnóstico e definem em conjunto as proposições que favoreçam a aprendizagem dos alunos. 

Pós-conselho: Momento e que as ações previstas no Conselho de Classe são efetivadas.






As discussões e tomadas de decisões devem estar respaldadas em critérios qualitativos como: os avanços obtidos pelo estudante na aprendizagem, o trabalho realizado pelo professor para que o estudante melhore a aprendizagem, a metodologia de trabalho utilizada pelo professor, o desempenho do aluno em todas as disciplinas, o acompanhamento do aluno no ano seguinte, as situações de inclusão, as questões estruturais, os critérios e instrumentos de avaliação utilizados pelos docentes e outros.

Cabe à equipe pedagógica a organização, articulação e acompanhamento de todo o processo do Conselho de Classe, bem como a mediação das discussões que deverão favorecer o desenvolvimento das práticas pedagógicas.


Simone da Silva de Paula

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Comemoração do Dia Mundial da Atividade Física

No dia 07 de abril comemora-se o Dia Estadual e o Dia Mundial da Atividade Física, por esse motivo, houve uma gincana em nossa escola que mobilizou nossos alunos em oito estações de atividades físicas, como dança, chute ao gol, judô entre outros. Essa atividade mobilizou os estagiários da faculdade UNIVAP, do curso de Educação Física e fazem parte do Projeto PIBID-Capes e muito nos auxiliaram nas atividades desenvolvidas nas estações e todos os professores que incentivaram e representaram suas equipes de alunos que foram divididos por cores. O evento foi organizado pela professora Cristina Lucas Costa, professora de Educação Física de nossa escola e orientadora do Projeto PIBID.
Mundialmente, em 2017, o tema do ano é – Pessoa Ativa! Pessoa Feliz!
A Secretaria de Estado da Educação apresenta sua preocupação com a qualidade de vida de toda a comunidade escolar, apoiando, assim, as diferentes ações escolares para a promoção da atividade física regular.
Desse modo, a CGEB orientou as Diretorias de Ensino para que incentivem as escolas de sua jurisdição a promoverem um evento de comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física e ações permanentes à prática regular de Atividade Física.
As ações permanentes para incentivo podem ser consideradas todas as ações de prática da Atividade Física, durante as aulas de desenvolvimento do Currículo e Apoio ao Currículo, como no caso das aulas do componente Educação Física e aulas de ACD, durante o ano letivo.
Essa comemoração configura-se num marco para convidar as pessoas a aderirem ao hábito da prática regular da Atividade Física, enquanto propulsor do bem-estar físico, e contribuição para as ações de prevenção contra o sedentarismo e promoção da saúde.
A Professora Cristina Lucas Costa,  também desenvolveu outras ações pertinentes ao tema “Pessoa ativa, pessoa feliz!”, durante a semana de 03 à 07 de abril.
Houve um concurso de desenhos entre os 6º, 7º e 8º anos, com mensagens de incentivo às pessoas para que pratiquem Atividade Física e melhorem sua qualidade de vida. Os alunos puderam consultar o Caderno do aluno, volume 1 de Educação Física para desenvolver a produção textual. Já os 9º anos, produziram cartazes convidando a comunidade escolar a otimizar a prática de exercícios físicos.
Durante essa semana os alunos foram a Academia ao ar livre para vivenciar a  prática de exercícios físicos e divulgar o evento para comunidade ao entorno.
Ações como essas desenvolvem o Protagonismo Juvenil, fortalece o vínculo de pertencimento com a escola e colaboram com a apropriação dos Princípios do PEI que são:  aprimoramento do aluno como pessoa humana; formação ética; o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
Parabéns aos nossos alunos e professores!


Simone de Paula