quarta-feira, 24 de maio de 2017

TERRÁRIO - 6º ANO

REGISTRO DE BOA PRÁTICA A SER REPLICADA
 CNMT – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
Atividade relevante observada no 1º bimestre

Título da atividade
Terrário
Disciplina
Ciências
Professora
Maria Cristina de Souza Freitas
PCA
Márcia Cristina Gonçalves de Assis
Público alvo
6º Ano A e B
Tempo de duração
04 aulas
Objetivo
· Reconhecer as transformações do estado físico da água, associando-as às respectivas mudanças de temperatura;
·  Construir e aplicar o conceito de ciclo hidrológico, de maneira a interpretar os diversos caminhos da água no ambiente;
Justificativa
Pretende-se promover práticas que potencializem a realização dos Projetos de Vida dos alunos. Propiciar o espaço para que o aluno seja o sujeito principal da ação (Construção da atividade propostas no caderno do aluno, gestão de sua aprendizagem, acompanhamento das habilidades desenvolvidas nos Guias de Aprendizagem).
Material utilizado
Vidro, pedrinhas, areia, húmus, animais de jardim, água, papel filme, planta e fita adesiva.
Desenvolvimento
Sugestão para a montagem do terrário: Faça uma camada de pedrinhas no fundo do vidro e, sobre ela, faça uma camada de areia grossa. Deixe essas duas camadas com a mesma espessura (de 2 a 3 cm, mas depende
do tamanho do vidro). Sobre a camada de areia, faça uma camada com o dobro da espessura, usando o húmus. Plante cuidadosamente as mudas selecionadas e acrescente também alguns animais de jardim (minhocas, tatuzinhos etc.). Molhe a camada de húmus para deixá-la bem umedecida, mas sem encharcar. Tampe completamente o vidro com o filme plástico, vedando-o com a fita adesiva.
Dica: quanto maior for o vidro, mais fácil será a manipulação.
Resultados alcançados
O terrário pode ser considerado uma “miniatura do Planeta Terra”, onde podemos ver de forma bem simplificada, que assim como na natureza existe um ponto de equilíbrio perfeito entre os seres vivos e não vivos e, mesmo que às vezes não pareça cada um tem a sua função. Mas tudo isso é possível graças ao ciclo hidrológico que está acontecendo lá dentro.
Premissa / Princípio / Valores do PEI evidenciado na atividade
*Corresponsabilidade;
*Protagonismo;
*Valorização da educação pela oferta de um ensino de qualidade;
*Espírito de equipe e cooperação;
*Escola como centro irradiador da inovação.
Anexos







Exposição no hall da Escola