REGISTRO DE BOA PRÁTICA A SER REPLICADA
CNMT – Ciências da Natureza, Matemática e suas
Tecnologias
Atividade relevante observada no 1º bimestre
Título
da atividade
|
Terrário
|
Disciplina
|
Ciências
|
Professora
|
Maria Cristina de Souza Freitas
|
PCA
|
Márcia Cristina Gonçalves de Assis
|
Público
alvo
|
6º Ano A e B
|
Tempo de
duração
|
04 aulas
|
Objetivo
|
· Reconhecer as transformações do
estado físico da água, associando-as às respectivas mudanças de temperatura;
· Construir e aplicar o conceito de ciclo
hidrológico, de maneira a interpretar os diversos caminhos da água no
ambiente;
|
Justificativa
|
Pretende-se promover práticas que
potencializem a realização dos Projetos de Vida dos alunos. Propiciar
o espaço para que o aluno seja o sujeito principal da ação (Construção
da atividade propostas no caderno do aluno, gestão de sua aprendizagem,
acompanhamento das habilidades desenvolvidas nos Guias de Aprendizagem).
|
Material
utilizado
|
Vidro, pedrinhas, areia, húmus, animais de jardim, água, papel
filme, planta e fita adesiva.
|
Desenvolvimento
|
Sugestão
para a montagem do terrário: Faça uma camada de pedrinhas no fundo do vidro
e, sobre ela, faça uma camada de areia grossa. Deixe essas duas camadas com a
mesma espessura (de 2 a 3 cm, mas depende
do
tamanho do vidro). Sobre a camada de areia, faça uma camada com o dobro da espessura,
usando o húmus. Plante cuidadosamente as mudas selecionadas e acrescente também
alguns animais de jardim (minhocas, tatuzinhos etc.). Molhe a camada de húmus
para deixá-la bem umedecida, mas sem encharcar. Tampe completamente o vidro
com o filme plástico, vedando-o com a fita adesiva.
Dica: quanto
maior for o vidro, mais fácil será a manipulação.
|
Resultados
alcançados
|
O terrário pode ser considerado uma “miniatura do Planeta
Terra”, onde podemos ver de forma bem simplificada, que assim como na
natureza existe um ponto de equilíbrio perfeito entre os seres vivos e não
vivos e, mesmo que às vezes não pareça cada um tem a sua função. Mas tudo
isso é possível graças ao ciclo hidrológico que está acontecendo lá dentro.
|
Premissa
/ Princípio / Valores do PEI evidenciado na atividade
|
*Corresponsabilidade;
*Protagonismo;
*Valorização da educação pela oferta de um ensino de qualidade;
*Escola como centro irradiador da inovação.
|
Anexos
|