segunda-feira, 25 de março de 2024

Ações contra Dengue

 Disciplina: Práticas experimentais em Ciências

Professor: Thomé

Turma: 7°A/B

Proposta extracurricular: Continuidade de Ações em Campanha contra a Dengue da Área de CNT.

Objetivo:

Adicionar a cultura e prática do conhecimento através da escrita (Redação) ligando disciplinas de Ciências e lingua Portuguesa além de utilizar a tecnologia dos celulares para pesquisa contemplando criatividade, informação e artes.

Atividade: Acompanhamento de retomada com redação em sala de aula e confecção de cartazes após pesquisa em laboratório *






PEC (Prof. Thomé e Sala de Leitura

 Disciplinas: Práticas experimentais de Ciências e Sala de Leitura

Professores: Thomé e Selma

Turma: 7° Anos

Proposta extracurricular: Continuidade de Ações em Campanha contra a Dengue da Área de CNT em aula colaborativa e parceria com a sala de leitura.

Objetivo:

Promover a possibilidade de parceria e expandir conhecimentos em exposição de varal sobre a campanha contra a Dengue. 

Atividade: Pesquisa com uso de celular para confecção de desenhos e cartazes.






sexta-feira, 22 de março de 2024

Plataformas em Dia

 CGPAC: Ane Kelly, Lucilene e Sidéria. 

Turmas: 6º, 7º, 8º e 9º anos.

Objetivo: Realização das atividades nas Plataformas.

Metodologia: Apoio para a realização das tarefas.

Atividades: Realização das tarefas e atividades das Plataformas (Redação Paulista, Leia SP, Alura, Matific e Tarefa SP).







Propriedades da matéria

 Disciplina: Ciências

Professor: Thomé

Turma: 6°A/B

Habilidade: EF02CI01, EF02CI04, EF02CI07 

Propriedades da Matéria, solubilidade, Misturas.

Objetivo: Resgatar o conhecimento dos 10 módulos do repositório através de avaliação com uso de  tecnologia (celulares) como complemento para pesquisa em livro e caderno.

Metodologia: Acompanhamento de retomada com trabalho de pesquisa e discussões a partir dos temas abordados, utilizando agrupamentos produtivos e sala invertida...alcançando o protagonismo das ações.





Atmosfera e o Clima





 Disciplina: Práticas experimentais

Professor: Thomé

Turma: 7°A/B 

Habilidades: EF07CI04 : Atmosfera e o Clima; Efeito estufa, informações confiáveis; Pesquisa científica.

Objetivo: Abordar o equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra e compreender a obtenção de dados científicos. 

Metodologia: Explanação com materiais fornecidos pelo DCTA, ITA, INPE e da própria escola. Feito análise de agrupamentos por estações e aula invertida relacionados aos conteúdos abordados de forma prática, utilizando esta prática como ativação inicial e disparadora para o estudo e sala (Repositório e BNCC)

Utilizando Alura

 Matéria: Tecnologia

Professora: Geane 

 

Objetivo: 1.Compreender os dispositivos de entrada e saída de computador

2.Utilizar corretamente o mouse para movimentação do cursor e cliques.

Habilidade: (EF07TEC01) Identificar diferentes usos das TDIC, reconhecendo suas especificidades e aplicabilidades em diferentes contextos e seus impactos nos serviços, na produção e na interação social e utilizando-as de forma criativa, crítica e ética em processos que envolvam autoria e protagonismo.

Metodologia: os alunos entrarem nas aulas do  Alura, para realizarem atividades no scratch.

Turma: 7°B




Projetos com programação: utilizando a criatividade através dos códigos

 

Disciplina: Tecnologia e Inovação

Professor: Marisa Maria Nascimento Nóbrega

Turma: 9° ANO A

Habilidade:

(EF09TEC26) Representar atividades do cotidiano com base em ações lógicas e usando as diferentes linguagens.

(EF69AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.

 

Objetivo:

 Desenvolver conhecimentos básicos de programação através de programação por blocos.

Metodologia:

Realização do curso “Pensamento Computacional - 8° e 9° Anos” na plataforma Alura através do CMSP com videoaulas e exercícios; realização de atividades práticas utilizando programação por blocos no aplicativo Scratch.

Atividade:

No mês de Marco, os alunos do 9 Ano A, desenvolveram diversas atividades de programação com o curso da empresa Alura através do CMSP. A Atividade escolhida para ser enviada como projeto foi um jogo do tipo “Roletando”. Os alunos aprenderam a programar um jogo com perguntas e respostas que utilizam uma roleta que gira de forma aleatória.

Os alunos também aprenderam a inserir sons que reproduzem as respostas ou que demonstrem alegria no acerto ou som estridente no erro.

Registro fotográfico:




                






ELETRIZAÇÃO POR ATRITO

Disciplina: Ciências

Professora: Sidéria Irmão

Turma: 8º ano A e 8º ano B

Habilidade: (EF08CI06B) Identificar e analisar semelhanças e diferenças entre as diversas modalidades de energia (mecânica, térmica, sonora, elétrica, eólica, solar, luminosa, nuclear, etc.), bem como os seus respectivos impactos socioambientais.

Objetivo: Reconhecer as características da energia elétrica e processos de eletrização (atrito, indução e contato).

Metodologia: Experimento.

Atividade: Eletrização por atrito.





Redação Paulista



Disciplina: Língua Portuguesa

Professora
: Ane Kelly Azevedo de Oliveira

Turmas: 9º ano A e B

Habilidade: (EF08LP04B) Utilizar, ao produzir diferentes gêneros textuais, conhecimentos linguísticos e gramaticais.

Objetivo: Elaboração de perfil de estudante ou perfil de figura pública - Redação Paulista.

Metodologia: Texto descritivo (utilização de adjetivos).

Atividade: Produção textual e digitação na Plataforma Redação Paulista.











Projeto Doce Leitura " Parceiros da Leitura"

 

Disciplina: Sala de Leitura

Professora: Selma

Turmas: 6º 7ª  8º e 9º Anos

Habilidade Socioemocional: Responsabilidade e Cidadania: Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários

Objetivo: Inspirar o amor pela leitura através de doações de livros paradidáticos de gêneros variados; diversificar o acervo da Sala de Leitura como forma de incentivo à leitura.

Metodologia: Roda de conversa

Atividade: Exposição dos livros doados para apreciação e empréstimos.

 

 






 

Alunos realizam entrevistas sobre a luta Antirracista no Brasil e no Mundo

 Disciplina: Língua Portuguesa -  Aula 06 (Aprender Sempre – SA1  - 1º Bimestre)

Professor: Patrícia Vanessa Dumas Cristofori

Turma: 6º ano B

Habilidade: EF69LP16B -  Consiste em: Analisar e utilizar as formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do relatar,

Objetivo: Produzir notícia com entrevistas, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação.

Metodologia: Os alunos em duplas  realizaram uma entrevista com um(a) colega.  Perguntando qual era  a sua opinião sobre a luta antirracista no Brasil e no mundo, após  às respostas, tomaram nota  e realizaram a produção textual entrevista.


Atividade: Produzir uma entrevista com o colega sobre a luta antirracista no Brasil e no Mundo.

Nesta atividade exercitamos a habilidade da escuta, bem como a de selecionar as informações mais importantes para transformar o relato oral do colega em texto escrito.



 

 







Experimentos de Reações Químicas





 Disciplina: Práticas experimentais

Professor: Thomé

Turma: 9°A/B

* Habilidade:  EF09CI05: Propriedade dos elementos químicos e Reações químicas. 

Objetivo: Promover a vivência laboratorial com experimentos relacionados aos conteúdos abordados em sala de aula ( Repositório e BNCC) de forma prática, promovendo o interesse e o protagonismo.

Metodologia: Estudantes realizando experimentos sob as regras de laboratório e organizados  nas bancadas, organizados em 6 agrupamentos por 3 experimentos cada, todos com material da pesquisa adequado ( vidrarias, soluções e reagentes químicos).

 Roteiro dos experimentos:

 Polaridade de detergentes e talco.

Reação do vinagre com o bicarbonato de sódio gerando o ácido carbônico.

 Leite Psicodélico: Polaridade, solubilidade e como os detergentes  removem a gordura.

(atividade ocorrida sem nenhum imprevisto ou acidente).


Eletiva Ralph Detonando no Olímpio

Disciplina: Eletiva Ralph Detonando no Olímpio

Professor: Erivelto Braga Soares

Turma: 6º e 7º ano

Habilidade: Iniciativa social e curiosidade para aprender.

Objetivo: Autogestão

Metodologia: Os estudantes puderam Aprofundar o conhecimento e ampliar repertórios por meio de entrevista sobre temas relevantes.

Atividade: Ex-alunos realizaram a sensibilização e o encorajamento dos estudantes através da contação das experiência que eles tiveram ao longo dos quatro anos em que estudaram na escola Olímpio Catão e como a disciplina de eletiva foi primordial para o desenvolvimento na vida acadêmica deles principalmente para o amadurecimento das competências socioemocionais e o engajamento em atividades extracurriculares como a participação em olimpíadas e projetos de tecnologias.    

Registro fotográfico







CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS

Práticas Experimentais de Matemática

Professora: Mayara Cristina

Turma: 6° A e B

Habilidade: (EF05MA17) Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.

Objetivo: Analisar e comparar figuras espaciais; Reconhecer nomear e comparar polígonos.

Metodologia: Iniciamos com uma aula teórica, depois os estudantes fizeram oficina de construção dos sólidos geométricos e observaram o sólido construído para responder o questionário.

Atividade: Construção dos sólidos geométricos e análise de seus lados, arestas e vértices.



Detetives do Olímpio Catão resolvem casos matemáticos

 Disciplina:

Práticas Experimentais

Professor: 

Arthur Monteiro 

Turma: 

  • 9ºA
  • 9ºB

Habilidade: 

(EF08MA07) Associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.

Objetivo:

Desenvolver o pensamento matemático, associando situações-problemas com uma função afim no plano cartesiano.

Metodologia: 

Partindo da metodologia ativa de Aprendizagem Entre Pares e Times, utilizando a Resolução de Problemas de Ole Skovsmose, foram desenvolvidos dois roteiro para investigação matemática, abordando o conteúdo introdutório de funções,

 “A estratégia de Investigação Matemática nas aulas inspira-se no trabalho desenvolvido pelo matemático. O matemático geralmente inicia seu trabalho tentando resolver um problema, para isso ele faz conjecturas, testa-as, valida ou refuta essas conjecturas, em seguida faz novas conjecturas e assim por diante. Imitar esse processo é a indicação dos autores dessa estratégia (PONTE, BROCARDO; OLIVEIRA, 2003) como um dos caminhos produtivos para o aluno aprender matemática.” (Lenartovicz, Janete. 2012)

Separados em dois grupos, cada grupo ficou à cargo de um roteiro de atividades, um relacionando uma situação da realidade (salário fixo + comissão) e o outro desenvolvendo o conceito de variável e a função representada no plano cartesiano. O professor foi apenas consultado para eventuais dúvidas, sendo ideal que dialoguem entre si para a resolução. Após o término da atividade, os grupos trocam de roteiro, para que todos passem pelas duas atividades. O engajamento dos educandos serviu para aprofundarem sua relação com o conteúdo e com os colegas, houveram alunos líderes e multiplicadores, que a cada passo e ideias desenvolvidas, explanaram seus pensamentos, dialogando e replicando o conhecimento. A segunda atividade se mostrou mais desafiadora, por ser uma sequência sem contextualização, tiveram que discutir e trazer conhecimentos anteriormente esquecidos para sua resolução, o que de fato corrobora com a teoria de D'Ambrosio, a matemática pura exige uma maturidade e anseio para ser absorvida, portanto é papel do educador, inseri-la dentro de um contexto real e que faça sentido para o estudante.


Atividade:

Roteiro de Investigação: Função afim no plano cartesiano.

Registro fotográfico:

Alunos realizando a atividade de matemática contextualizada

Alunos realizando a atividade de matemática pura




Projeto Justiça por Malala

 Boas Práticas de Esporte, Música e Arte.

Professora: Camila

Turmas: 8ºano

Habilidades: (EF69AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas, ou em interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo o uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais. (EF69AR05) (EF69AR25) (EF69AR26) (EF69AR27) (EF69AR28) (EF69AR32) 

Objetivo: Desenvolver as habilidades artísticas através de atividades relacionadas a leitura do livro da Malala.

Atividade: Construção de cartazes, cartilhas e ilustrações. Planejamento da peça teatral, figurino e cenário.

Metodologia: Os alunos foram separados em grupos de acordo com o que cada um irá desenvolver no projeto.

segunda-feira, 18 de março de 2024

ELETIVAS - 1º SEMESTRE DE 2024

 PAINEL COM OS CARTAZES DAS ELETIVAS

EMENTAS

Eletiva “ABAIXO DE ZERO” Arthur e Cristina

Reflexão e dinâmicas sobre valores do filme de animação "Frozen": amizade, família, coragem, trabalho em equipe e resolução de problemas. Estudo das propriedades da água e temperatura negativa. Oficina de artesanato com elementos e personagens do filme. Preparação e degustação de biscoito.  Vivência de esportes de inverno e adaptações: patins, hóquei, curling e escalada. Construção de coreografia com música do filme.

 

Eletiva “MOANA” Marisa e Thomé

Produção de animação utilizando diferentes processos criativos: desenhos, fotos, bonecos feitos de massa de modelar. Produção de “stop motion” e publicação no Youtube. Estudos sobre a cultura polinésia e seus diferentes povos: desenhos em papel kraft feitos com tintas à base de água e corantes naturais (terra, planas cinzas); danças, músicas e instrumentos utilizados pelos polinésios; estudos sobre as navegações utilizando estrelas; as correntes marítimas.

 

Eletiva “POWER MONSTER” Mayara e Patrícia

Compreensão dos impactos ambientais das diferentes formas de energia. trabalho em equipe de apresentação e discussão de ideias e simuladores virtuais. construções de maquetes, fanfics, vivência no mic -  ( museu interativo de ciências), experimentos e pesquisas de forma prática.

 

Eletiva “RALPH DETONANDO NO OLÍMPIO” Braga e Geane

Discussão de temas como espaço geográfico, globalização, evolução dos videogames, história da cultura pop e prática do inglês. Promoção de estímulos a criatividade. Promoção de reflexão sobre valores éticos e morais, e desenvolvimento de habilidades de análise crítica e contação de histórias. Construção de jogos de tabuleiros, memória e caça ao tesouro. Aplicação de jogos abrangendo competências socioemocionais como trabalho em equipe, reconhecendo as emoções e controle emocional entre outros.

 

Eletiva “PORTAS ENCANTADAS” Selma

Reflexão sobre talentos, sonhos e diferenças. Criação de laços com a família. Aprofundamento sobre a cultura e curiosidades da Colômbia. Investigação e elaboração de brincadeiras. Investigação e confecção de jogos. Promoção de visitas e passeios. Experimentação e pesquisa gastronômica. Oficinas artesanais. Aplicação de Quiz com testes vocacionais. Apresentação por meio de dramatização e musical sobre o filme “Encanto”.

 

Eletiva “ARTE E CULINÁRIA” Camila e Marta

Experimentação de atividades com práticas envolvendo habilidades Matemáticas de maneira criativa e contextualizada. Promoção da conexão da arte com a gastronomia de uma forma única e divertida. Experimentação de atividades voltadas para a cultura francesa. Exploração do contexto apresentado no filme Ratatouille. Construção de personagens e objetos na malha quadriculada.

 

Eletiva “O ANO DO DRAGÃO” Ane Kelly e Lucilene

Reflexões sobre mensagem e valores da animação da Disney "Raya e o último dragão". Apresentação histórica e cultural da China. Estudo do papel da China no mundo atual, desafios e potenciais. Pesquisa sobre calendário lunar, o “ano do dragão” e horóscopo chinês. Vivência de tênis de mesa e Ping Pong. Atividades com elementos da identidade cultural chinesa: Tai Chi Chuan, lanternas chinesas, nó chinês, leques, sombrinhas, teatro de sombras, escrita chinesa.

 

 Eletiva “(RE)CONHECER  Nelson e Sidéria

Reflexão sobre a mensagem e valores da animação da Disney “A Princesa e o Sapo”. Compreensão dos conceitos de empoderamento, body positive e auto aceitação. Reconhecimento da importância do conhecimento popular na saúde alternativa e alimentação, retomando conhecimentos populares e saberes ancestrais. Experimentação de pratos da memória afetiva. Oficinas de tranças, artesanato, maquiagem e marketing pessoal.

 

 

ELETIVAS - 1º SEMESTRE DE 2023

PAINEL DOS CARTAZES

EMENTAS

ELETIVAS DOS 8º E 9º ANOS

ELETIVA: “VALORIZE – O PODER DA ESCOLHA ”

Compreensão da inter-relação saúde física e emocional. Estudo sobre diversidade sexual, gênero e sexualidade, assim como sua precocidade. Prevenção de violência para adolescentes na perspectiva da autoproteção e autoconhecimento. Estratégias de promoção da saúde com a valorização da alimentação. Identificação de doenças e seus controles. Palestras com profissionais da saúde, produção de vídeos para conscientização e oficinas temáticas.

Sidéria e Márcia Marim 

ELETIVA: “BRASIL, CORAÇÃO DO MUNDO”

A eletiva “Brasil, coração do mundo”, tem como finalidade contribuição para o aprendizado de uma cultura de respeito aos direitos fundamentais para o refugiado e às responsabilidades cidadãs a partir da criação no ambiente escolar de espaços para a convivência harmônica baseada na pluralidade, na tolerância e na cooperação.

Alana e Marta. 

ELETIVA: “DANDARA”

Pesquisa sobre o impacto social do preconceito, do racismo, do eurocentrismo, das relações sociais e pessoais nos diferentes espaços de ensino. Oficinas de xilogravura, macramê, velas, incensos e culinária. Estudo da origem histórica e social do preconceito racial no Brasil. Roda de conversa sobre a cultura da paz. Pesquisa de elementos das culturas brasileira e africana.

Ane Kelly e Marisa.


ELETIVAS DOS 6º E 7º ANOS

ELETIVA: “ALQUIMIA NA PANELA”

Estudo e pesquisa sobre transformações físicas e químicas das diversas substâncias, promovendo a aprendizagem por meio da experimentação, através de vivências e oficinas para o desenvolvimento de conhecimentos e procedimentos. Temas abordados: Alquimia, cozinhando com química, experimentos, curiosidades e visita técnica ao Museu Interativo de Ciências.

Patrícia e Maria Cristina 

ELETIVA: “Aprender com POVOS ORIGINÁRIOS”

Demonstração da diversidade de povos originários do Brasil. Exame de questões sobre o termo “índio”, a identidade indígena e o reconhecimento social. Leitura de trechos do livro/textos de autoria indígena. Pesquisa de biografias de personalidades indígenas do século XXI. Análise de pesquisas sobre povos indígenas. Identificação de demandas dos povos originários. Identificação e experimentação de elementos de algumas culturas dos povos originários: brincadeiras, alimentação, cerâmica e grafismos.

Lucilene e Geovana. 

ELETIVA: “TENDA MÁGICA – RESPEITO A DIVERSIDADE”

Reflexão sobre respeito a diversidade. Aprofundamento da formação do cidadão com valores humanos capazes de respeitar as diferenças culturais, étnicas, religiosa entre outras. Criação de

trabalhos manuais através de pinturas e colagem, Oficina de contação de histórias, contos, filmes, desenhos, música, danças e brincadeiras. Exploração da leitura dos ambientes em livros paradidáticos para ampliação do conhecimento, assim como a relação da interculturalidade relacionadas nas obras literárias.

Professoras: Antônia Claudia e Selma 

ELETIVA: “SOMANDO TALENTOS”

Trabalho com o universo do esporte como instrumento de inclusão social, construção de ambiente acolhedor e saudável.  Reflexão sobre as potencialidades do esporte adaptado na promoção da convivência de deficientes físicos com diferentes limitações. Atividades temáticas interdisciplinares com habilidades do Currículo Paulista de Educação Física e Matemática,  Realização de aulas teóricas e oficinas de prática esportiva: gol-bol, voleibol sentado, lutas e dança. Estudo das medidas da quadra e  equipamentos dos esportes adaptados. Parceria com Museu do Esporte e Equipe paraolímpica de judô de São José dos Campos. Desenvolvimento de competências socioemocionais: respeito, empatia e confiança.

Cristina e Ana Mary 

ELETIVA: “TRANSFORMARARTE”

Conscientização através da compreensão histórica sobre a importância da arte em nossas vidas, incentivando a postura frente ao público e fortalecendo a autoestima. Oficinas de jogos teatrais, maquiagem artística, dança e expressão corporal. Apreciação e dramatizações de esquetes de musicais. Construção e confecção de figurinos e cenários, explorando a criatividade. Quiz com atividades sobre teatro e dança. Abordar diferentes musicais em vários contextos culturais e históricos em diferentes épocas, fortalecendo o trabalho em equipe,  solidariedade e socialização entre eles e o público.

Professores: Braga e Fabiana