quinta-feira, 21 de março de 2019

Disciplinas Eletivas 1º semestre de 2019



Iniciamos uma nova fase das Disciplinas Eletivas da E.E.E.I. Olímpio Catão. Pela primeira vez, teremos como tema gerador uma Obra Literária: “ O Pequeno Príncipe” Antoine de Saint Exupéry. O título original é Le Petit Prince, e o livro foi publicado pela primeira vez em 1943, nos Estados Unidos. Esta obra é marcada pelo seu alto teor filosófico e poético, mesmo sendo considerada a princípio uma literatura para crianças. O Pequeno Príncipe é o terceiro livro mais traduzido do mundo, contabilizando aproximadamente mais de 160 idiomas, e um dos mais vendidos por todo o planeta. O clássico ganhou diversas adaptações, seja no cinema ou em espetáculos teatrais e musicais. Agora a obra ganha espaço no cenário das salas de aulas de nossa escola, trazendo atividades que impactarão na ampliação cultural, aprendizagem significativa e mudança atitudinal, já que a obra tem interface com as habilidades socioemocionais tão presentes no Programa de Ensino Integral, otimizando a Pedagogia da Presença, Os Quatro Pilares, Educação interdimensional e os Princípios e Premissas tão necessários para formação cidadã. 

No dia 14 de março, os olhares atentos dos alunos, não deixaram escapar nem um detalhe dos vídeos, muito bonitos e criativos por sinal, das apresentações das professoras e do texto da ementa de cada Disciplina Eletiva. 

As Disciplinas Eletivas na Parte Diversificada do Ensino Integral, representa a quebra de paradigma do ensino tradicional. O aluno como o personagem principal no processo de ensino e aprendizagem das Disciplinas Eletivas é um tópico que está cada vez mais presente no Plano de Aula dos professores, o que promove o Protagonismo Juvenil, através de metodologias não convencionais. 

Nesse sentido, Gasparin (2001, p. 8) nos lembra que: 

“Os jovens que vivenciam a paixão, o sentimento, a emoção, o entusiasmo, o movimento. Anseiam por liberdade para imaginar, conhecer, tudo ver, experimentar, sentir. O pensar e o fazer, o emocional e o intelectual, estão entrelaçados, de maneira que estão inteiros em cada coisa que fazem”. 

As Ementam das Disciplinas Eletivas, que no total somam sete, traduzem a essência que será trabalhada em cada projeto das duplas de professores, que variam entre ciência, cultura, literatura, inclusão, esporte, saúde, com ações focadas em potencializar a escolha e realização do projeto de Vida dos alunos. 

Sejam todos bem-vindos às Disciplinas Eletivas 2019. 





EMENTA 

"B612 e outros mundos" 

Transposição da questão da alteridade na obra “O Pequeno Príncipe” de Saint Exupéry, para os valores e práticas de respeito à diversidade cultural no mundo. Escolha de povos/culturas de interesse dos alunos. Ampliação do universo de referências através do conhecimento de elementos culturais diferentes do nosso cotidiano. Pesquisa de diferentes paisagens (outros mundos) no Planeta Terra. Atividades com elementos socioculturais que constituem identidades dos povos: gastronomia, jogos e brincadeiras, moda, música e dança. Vivências de atividades lúdicas com raízes em culturas diversas. 

Professoras responsáveis: Lucilene Aparecida Fernandes  
                                          Rogéria Machado 





EMENTA

‘O PRÍNCIPE DO BEM’ 

Conscientização através da Obra Literária “O Pequeno Príncipe” de Saint Exupéry, do respeito, tolerância e afeto consigo e com o próximo. Foco no Pilar “Aprender a Ser”, com vistas a uma melhor compreensão de sua própria formação. Incentivo de colaboração na sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Oficinas de Yoga e Meditação, palestras, vivências, criação de Audiobook, da Caixa de Segredos, visitas, debates e ampliação da reflexão de temas essenciais à Formação Cidadã. 

Professoras responsáveis: Ane Kelly Azevedo de Oliveira. 
                                          Silvia Helena Zonzini. 





EMENTA 

“Eu que fiz” 

Estímulo as mais diversas formas de representação, expressão e comunicação, contribuindo para a formação de leitores competentes, autônomos e criativos. As atividades de estímulo à leitura contemplam: a saúde mental, redução do estresse, conhecimentos gerais, mais empatia, expansão do vocabulário, apropriação das habilidades de escrita e de pensamento. Apreciação da obra " O pequeno Príncipe " de Antonie de Saint -Exupéry, com foco nos personagens: Aviador e o Príncipe. Oficinas de artesanatos e vivências, que contemplem as competências leitora e escritora. 

Professoras responsáveis: Patrícia Vanessa Dumas de Souza 
                                          Rosângela Nazário D’aléssio 




EMENTA 

Flor & Ser 

Introdução à Botânica por influência da Obra Literária “O Pequeno Príncipe” de Saint Exupéry, através do reconhecimento dos diferentes tipos de plantas, por suas folhas, estrutura e cores, por meio da classificação e categorização. Construção de uma horta vertical para estudo e demonstração das técnicas para o cultivo de hortaliças e plantas condimentares no espaço escolar. Conhecimento de determinadas espécies de flores e suas principais características, em relação ao cuidado e a sua conservação. Consolidação da ideia de sustentabilidade através da confecção de vasos ornamentais com materiais recicláveis. Transformação de uma área propicia em um jardim como espaço de lazer e conhecimento através da utilização de técnicas de paisagismo e jardinagem na revitalização do pergolado. 

Professoras responsáveis:  Sidéria da Silva Irmão 
                                           Ivonete Tavares Ramos 




EMENTA 

O Sétimo Planeta! 

Conhecimento do clima, geologia, relevo e suas catástrofes/desastres ambientais. Construção, leitura e estudo de gráficos explorando a diversidade do nosso planeta. Leitura de Obra Literária: “O Pequeno Príncipe” de Saint Exupéry, contemplando as habilidades socioemocionais. Conversão da escala Celsius para a escala Fahrenheit. Elaboração de maquete em 3D, do Planeta Terra em papel machê. Oficinas de canudos reutilizáveis com bambu e maquete sobre o lixo nos mares e oceanos recolhidos pelos alunos em campo. Construção de termômetros gigantes. Vivências e parcerias que contemplem o estudo do Aquecimento Global. 

PROFESSORAS RESPONSÁVEIS 
Mayara Macedo - Área Ciências da Natureza–Matemática 
Marisa Nóbrega - Área Ciências Humanas - Geografia 





EMENTA 

SOS PLANETA 

Estudo e pesquisa de temas e questões relacionadas ao meio ambiente e cuidado com planeta. Práticas de estudo e criação de desenhos artísticos da obra do Pequeno Príncipe . Experimentação, vivências, parcerias e visitas Levantamentos e organização de dados coletados em pesquisas de campo. Oficinas com materiais recicláveis (origamis, papel reciclável, artesanato). Orientação sobre cuidados com planeta e valores como amizade e amor ao próximo. 

Professoras: Maria Cristina Freitas 
                    Michele Morais 




EMENTA

Olhos do coração 

Conhecimento de modalidades paraolímpicas com práticas criativas e protagonistas. Vivência e socialização em lutas e jogos adaptados de voleibol, basquete e futsal. Investigação e pesquisa acerca das relações de acidentes, amputações e inserções no mercado de trabalho. Valorização da amizade e confiança em relação ao grupo e a si mesmo. Identificação e análise das formas geométricas na confecção de caixas. Oficinas de construção de chapéus com influência da obra do Pequeno Príncipe de Saint Exupéry. 

Professoras: Márcia Cristina Gonçalves de Assis 
                    Cristina Lucas Costa 


SIMONE DA SILVA DE PAULA
PROFESSORA COORDENADORA GERAL

domingo, 17 de março de 2019

GRÊMIO ESTUDANTIL: ÓRGÃO MÁXIMO DE REPRESENTAÇÃO DOS ESTUDANTES



Por Renata Ribeiro Garcia de Siqueira

            No dia 14 de marco a chapa “#juntosparamudar” tomou posse do Grêmio Estudantil da EEEI Olímpio Catão para a gestão do ano de 2019.

Em todo lugar sempre tem algo importante a ser melhorado ou construído. Participar é importante para poder transformar. Se não estamos satisfeitos com alguma coisa, podemos propor alternativas e participar de sua transformação. Se estamos com alguma proposta pertinente, podemos participar na sua divulgação e contribuir para que outras pessoas aprendam com a nossa experiência. Isso é cidadania. Sendo um espaço aglutinador da juventude, é ela em si o espaço central e privilegiado para formação de lideranças e promoção de cultura cívica (SILVA, 2008, s/p.).

            O Grêmio estudantil é um parceiro indispensável na construção da gestão democrática da escola pública e é o órgão máximo que representa os alunos. A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo entende que toda representação estudantil deve ser estimulada, pois ela aponta para democratização da escola.
            O Grêmio é muito importante, visto que é uma das primeiras oportunidades que os jovens têm de representar seus interesses e agir politicamente por meio da participação democrática, conciliando opiniões diversas por meio do diálogo. Assim, pode-se dizer que o grêmio ajuda a incentivar o Protagonismo Juvenil. Atuar como gremista corresponde a desenvolver um espaço importante de cidadania, convivência e responsabilidade.

Historicamente, o estudante tem sido um segmento social revolucionário, modificador de padrões sociais e culturais. Sempre nos grandes movimentos da história da humanidade a sua presença foi decisiva [...] (SILVA, 2008, p.02).

A escola ao possuir um grêmio, assegura um direito garantido por lei. Esses direitos estão presentes na Constituição Federal de 1988 em seus artigos 205 e 206 com seu inciso VI (citando ser a educação preparo para o exercício da cidadania, com base na gestão democrática), a Lei do ECA nº 8069/90 ( Estatuto da Criança e do Adolescente) art. 53, inciso IV( que assegura direitos aos adolescentes de organização e participação em entidades estudantis ) e a LDB nº 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases) que em seus artigos 3º, inciso VIII e art.14 º inciso I e II (que vem ratificar esses direitos conquistados).



A chapa “#juntosparamudar” é composta por:

 Presidente: Talita Rosa de Oliveira Luiz – 8º B


Vice-Presidente: Nicolas Santana de Souza – 9º B


Secretário Geral: Tainá de Paiva Cortez – 8º B


Tesoureiro: Marcela Cristina Braga Vieira – 8º B


1º Tesoureiro: Érica Alessandra Braga Vieira – 7º B


Diretor Social: Marina Garcia Rodrigues – 8º B


Diretor de Imprensa: Beatriz Sthefanny Araújo Santos – 8º B


Diretor de Esporte: Júlio César dos Santos Eudóxio – 9º B


Diretor de Cultura: Bruna de Moura Ribeiro – 9º A


Diretor do Meio Ambiente: Leonardo Henrique Magalhães Pinto – 9º B

1º Suplente: Taiyná Mikaelle Rocha Ribeiro – 7º A


2º Suplente: Luiza da Silva Felizari -  6º B

            Estes alunos já mostraram pró-atividade no período pré-eleitoral promovendo atividades interativas aos alunos que chegaram na nossa escola – 6º anos.


Desejo a vocês felicidades e muita sabedoria para a condução do Grêmio Estudantil neste ano de 2019.

“O aprender contínuo é essencial e se encontra em dois pilares: a própria pessoa, como agente, e a escola como lugar de crescimento permanente”. Antônio Nóvoa.


quinta-feira, 14 de março de 2019

Dia de refletir


A comunidade E.E.E. Olímpio Catão se solidariza
com famílias, alunos e funcionários 
da Escola Estadual Professor Raul Brasil,
de Suzano - SP.

No dia de hoje, refletimos juntos.
Os sentimentos se misturam.
Com indignação.
Com tristeza.
Com força.
Com esperança.


Realizamos um momento de reflexão com os alunos, que puderam expressar seus sentimentos pelo diálogo, desenhos e mensagens de esperança!


sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Charge: gênero textual e fonte histórica

Por Lucilene Fernandes

Nesta semana, nas turmas de 9º ano, começamos a estudar charges.

Publicada no Jornal Folha de São Paulo, 17/02/19
É um estudo que leva algum tempo, já que este tipo de texto jornalístico exige habilidades de identificação de informações explícitas e implícitas, inferências, compreensão de ironia e relação com fatos reais. Ao longo do ano, os alunos realizarão análises de charges nas diversas disciplinas, desenvolvendo aos poucos sua percepção para este gênero textual e refinando sua compreensão.

A charge é um tipo de texto muito utilizado como fonte histórica, já que ao longo da história muitos chargistas documentaram suas visões político-sociais registrando de muito perto fatos históricos importantes no Brasil e no mundo. 

As primeiras atividades na aula de história envolvem a caracterização das charges, pesquisa e análise de charges atuais sobre o Brasil. A aprendizagem faz-se muito mais significativa e contextualizada quando usamos exemplos do tempo presente. O que também facilita o desenvolvimento daqueles alunos com maior dificuldade na compreensão.

Pesquisa de charges na WEB
Após análise de algumas charges em grupo na sala de aula, os alunos utilizaram a sala de informática para pesquisa. Junto das charges encontradas, os alunos tiveram como tarefa encontrar a notícia relacionada ao fato. Desta forma, os alunos estão relacionando textos verbais e não-verbais, além de estarem se mantendo informado sobre o Brasil de hoje.

Esta aula faz parte da atividade permanente "Nossa escola, nosso mundo", que trata da contextualização dos temas estudados em sala de aula. Durante o mês de fevereiro, de acordo com orientações da Secretaria Estadual de Educação, estamos estudando a formação da república no Brasil. Sobre este período histórico existem inúmeras charges dos jornais da época que serão objeto de estudo.


Trecho do documento "Orientações para os primeiros dias letivos com Foco na Aprendizagem", SEE-SP, referente à disciplina de História:
Finalmente, para a 9º ano e dando continuidade ao destaque para os conceitos de ruptura e continuidade, sugerimos resgatar os estudos realizados no 4º bimestre do ano anterior: “O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX (Economia cafeeira – Escravidão e abolicionismo – Industrialização, urbanização, branqueamento da nação e imigração)”, sublinhando a importância desses conteúdos para o advento da República no Brasil.


sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Começamos a construir a História de 2019...

Por Lucilene Fernandes


A implementação do novo Currículo Paulista se inicia nas aulas de História refletindo sobre a convivência, o ambiente de aprendizagem e retomando o que foi estudado no ano anterior.

O ano letivo de 2019 iniciou-se em fevereiro e com ele os estudos para implementação de um novo Currículo Paulista que segue as orientações da Base Nacional Comum Curricular - BNCC - para o ensino fundamental. A busca é de desenvolver as Competências Gerais da BNCC para a Educação Básica. (clique aqui para conhecer a BNCC)


Retomada dos estudos

As primeiras semanas de aula marcam uma retomada dos estudos realizados nos anos anteriores, buscando realizar uma "progressão das habilidades" conforme indicada no novo Currículo Paulista.  Para tanto, e de acordo com as orientações  da Secretaria Estadual de Educação no documento Orientações para os primeiros dias letivos com Foco na Aprendizagem, estamos realizando atividades "que resgatem percursos de aprendizagem e que possam fornecer elementos para um diagnóstico que, acrescido de sua experiência, pode apontar para as necessidades das turmas/salas".

Grupo de alunas do 7º ano prepara revisão dos estudos do ano anterior para apresentar aos colegas
Usando como base os textos do livro didático, os alunos foram organizados em grupos e prepararam apresentações de trechos do livro que tratam dos estudos do final do ano letivo anterior. Esta atividade contribui para:
  • reativar conceitos e ideias aprendidos
  • localizar historicamente no tempo e no espaço os temas estudados
  • diagnosticar as habilidades de leitura, síntese e apresentação oral do texto
No 7º ano, como sugerido pela Secretaria Estadual de Educação estamos retomando “Trabalho e formas de organização social e cultural”, que foi desenvolvida nos últimos bimestres do 6º. ano, enfatizando as transformações e os conceitos de permanência e ruptura.

No 9º ano, também seguindo as orientações da SEE-SP, dando continuidade ao destaque para os conceitos de ruptura e continuidade, sugerimos resgatar os estudos realizados no 4º bimestre do ano anterior: “O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX (Economia cafeeira – Escravidão e abolicionismo – Industrialização, urbanização, branqueamento da nação e imigração)”, sublinhando a importância desses conteúdos para o advento da República no Brasil.

E como construir um novo mundo implica hoje em adotar a linguagem digital fica a nossa hastag que acompanha os trabalhos protagonistas:

 #eutambémfaçopartedessaHistória


Atividade Permanente "Nossa escola, nosso mundo"

A 10ª competência indicada na BNCC orientou a atividade de reflexão para que professora e alunos estabeleçam as regras de convivência na sala de aula, também chamada pelos estudiosos de "contrato pedagógico". 
10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Foi proposto aos alunos a Atividade Permanente "Nossa escola, nosso mundo", que consiste em realizar uma aula por semana com atividades e reflexões que integrem o conteúdo estudado com o mundo real. Esta atividade favorece a contextualização e constitui um espaço de desenvolvimento da capacidade de argumentação.

A primeira reflexão partiu da ideia de como podemos e devemos pautar nossas atitudes cotidianas pelos valores que desejamos para o nosso mundo. 
  • A partir da pergunta "Como é o mundo que queremos?", os alunos desenharam e apresentaram os valores e as atitudes que desejam para nosso mundo
Levantamento de palavras ditas por cada aluno que representam "O mundo que queremos"

  • A seguir, conversamos sobre a necessidade de adotarmos atitudes que busquem realizar este mundo que desejamos. 
  • Então estabelecemos regras coletivas para nortear nosso trabalho em sala de aula que busquem colocar em prática o mundo que queremos.
Algumas regras coletivas redigidas pela turma, a partir das ideias para "O mundo que queremos"
E assim vamos fazendo o nosso melhor...



sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Acolhimento da E.E.E.I. Olímpio Catão 2019












                O acolhimento de 2019, da E.E.E.I. Olímpio Catão, aconteceu nos dias 01 e 04 do mês de fevereiro, com 12 acolhedores representados  por todos os segmentos do Ensino Fundamental II. Eles passaram previamente por formação com a Vice-diretora Luciene Lavezzo Amadeu no fim de 2018, onde puderam tirar suas dúvidas quanto às ações que seriam desenvolvidas e preparar-se para receber os novos alunos.
O acolhimento no Programa de Ensino Integral tem entre outros objetivos dar as Boas Vindas aos alunos que chegam para compor o quadro discente da nossa escola e favorecer a construção do caminho para seu Projeto de Vida, assim como a reflexão valorização de seus sonhos.
No primeiro dia do Acolhimento, Os Quatro Pilares da Educação permeiam todas as ações desenvolvidas pelos acolhedores, através de  dinâmicas que  fortalecem o Aprender a Ser e Conviver, como o Contrato de Convivência, onde os alunos estabelecem itens importantes ao convívio escolar como pontualidade, assiduidade, respeito e responsabilidade. A Cartilha: “Quem sou eu”?, contém reflexões pessoais, qualidades, defeitos e uma linha do tempo, onde os alunos descrevem os itens mais importantes de suas vidas.
Vídeos como: “O Indiano”, Recomeçar e Desafiando Gigantes, e  texto a Árvore dos sonhos, trabalham temas relacionados à Persistência, Protagonismo e trabalho em equipe, e levam os alunos a refletirem sobre a necessidade de ter perseverança na luta pela realização de seu Projeto de Vida.
Nas oficinas do aprender e fazer, os alunos desenvolveram dinâmicas como: Esse problema não é meu, Construindo a Escola dos nossos sonhos, Dinâmica da Forca e A Torre, onde os alunos desenvolvem autonomia e criatividade para trabalhar em grupo.
A introdução dos conceitos relacionados ao Protagonismo Juvenil, reproduzem situações que possam ser vivenciadas na escola com a atuação protagonista dos alunos e despertar nos jovens os seus maiores sonhos. A dinâmica “Nossa História”, trabalha a capacidade de lidar com imprevistos, já a da “Vassoura”, desenvolve a concentração, a iniciativa e o tempo de respostas dos alunos.
O vídeo “Mágico Renner” e o texto “Estrela do mar”, trabalham questões relativas ao Protagonismo Juvenil como agente de mudança na sociedade e valores sociais.
A introdução ao conceito de Projeto de Vida é feito com o texto de Saulo Fong, “O que os jovens precisam saber sobre o que é o Projeto de Vida?” que traz a tona a necessidade de fazer escolhas e traçar metas com uma visão de futuro.
A Música “Aquarela” é tocada durante a construção da escada e do Varal dos Sonhos, e sob a orientação dos acolhedores os alunos planejam degrau a degrau, qual é a meta a ser alcançada a cada ano.
O vídeo “O que você vai ser quando crescer”, “Todo bom começo tem um bom professor e a “Construção do céu dos sonhos”, assim como a Dinâmica “Vamos pensar juntos?  Colaboram para a compreensão e debate na classe sobre os temas como: Projeto de Vida, Protagonismo, Os quatro Pilares, compromisso e sonhos.

Na Culminância, no período da tarde do dia 04 de fevereiro, os alunos apresentaram cartazes e textos elaborados durante os dois dias do acolhimento e representaram os conhecimentos adquiridos durante o desenvolvimento das atividades. Em seguida, os alunos cantaram a Música “Aquarela” ( Toquinho) no palco da escola e o acolhedor Luiz Eduardo Garcia de Siqueira, fez um encerramento, fazendo a contextualização da música, com a importância das escolhas que impactam em seu futuro e  Projeto de Vida.

Simone da Silva de Paula
Professora Coordenadora Geral

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Seminário - 7º Ano

Atividade
Seminário
Disciplina
Matemática
Professora
Márcia Cristina Gonçalves de Assis
PCG
Simone da Silva de Paula
Público alvo
7º Ano A e B

JUSTIFICATIVA
Iniciando o estudo algébrico é importante compreender conceitos e procedimentos matemáticos na resolução de uma equação; desenvolver algumas formas de raciocínio matemático lógico; estabelecer relações entre a matemática em outras situações de diversas áreas, relacionando problemas do cotidiano que podem ser resolvidos através da equação do 1º grau; escrever em linguagem matemática dada sentença em linguagem comum; compreender a relação de igualdade entre os membros da equação; identificar uma expressão algébrica e os termos que a compõe.
OBJETIVO
*Identificar situações em que existe aplicação do uso de letras.
*Reconhecer e saber utilizar o conceito de equação em diversos  contextos.
*Desenvolver nos alunos habilidades para resolver equação do 1º grau.
*Atender a dificuldade na leitura, assim como na resolução de problemas previsto no Programa de Ação – item 1 Passar de 38% os alunos do Nível Abaixo do Básico na Disciplina de Matemática para 20%.
*Fomentar o raciocínio lógico articulado aos conteúdos na resolução de problemas.
METODOLOGIA
1º momento: Utilização da rubrica para definir a montagem dos grupos, temas, ordem e formas das apresentações.
2º momento: Tempo nas aulas para estudo dos temas.
3º momento: Definição do uso dos recurso que utilizarão na apresentação.
4º momento: Estipulando regras para a avaliação
5º momento: Definindo os jurados.
6º momento: Apresentação dos grupos.
7º momento: Atribuição das notas.
8º momento: Aplicação da técnica arremate para detectar a efetividade da atividade proposta.
9º momento: Entrega da premiação para a melhor apresentação.

RESULTADO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
Considerando a proposta da atividade os alunos:
* Adquiriram maior autonomia;
* Desenvolveram confiança;
* Tornaram-se protagonistas do seu aprendizado.


EVIDÊNCIAS DA REALIZAÇÃO