por Simone de Paula
Coordenadora da Área de
Códigos Linguagens e suas Tecnologias
O método de ensino tradicional - baseado na exposição e transmissão de conhecimento - é um dos fatores da desmotivação no estudo de Língua Portuguesa. Mas as consequências desta desmotivação repercutem em todas as disciplinas do currículo, dado que leitura e escrita são fundamentais no desenvolvimento de todas as disciplinas.
A percepção desta situação motiva a procura de novas perspectivas pedagógicas em que o aluno é protagonista da sua aprendizagem. Busca-se valorizar o saber que a criança já possui e, partindo deste ponto, orientar o caminho individual de cada aluno desenvolver as competências leitora e escritora.
A área de CLT - Código e Linguagens e suas Tecnologias - vem estudando sobre o caminho cognitivo que a criança percorre até a chegar aprendizagem das habilidades. O estudo envolve a compreensão dos fundamentos teóricos do trabalho com competências e habilidades, baseados na Taxonomia de Bloom, segundo a qual o domínio cognitivo passa por: conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação.
Em nossos estudos nos ATPAs, temos aprendido que o aluno deve entender o que está:
- nas linhas do texto, ou seja, localizar a informação explícita.
- nas entrelinhas do texto, fazer inferências, compreensão global, formulação de hipóteses e mobilização do conhecimento prévio.
- além das linhas do texto, isso implica desenvolver competências e habilidades dos alunos para utilizar ativamente o conhecimento adquirido em situações que serão relevantes em suas vidas futuras.
O objetivo é desenvolver com o aluno a habilidade de reconhecer efeitos de sentido criados pelos diferentes usos linguísticos, mobilizando não só o campo lexical referente ao conteúdo em foco, como empregando as estruturas linguísticas adequadas à situação de comunicação.
Nossa equipe, aprofundando este estudo, tem planejado sequências didáticas em que o aluno desenvolva habilidades de forma contextualizada. Temos levado os alunos a vivenciarem, na prática, a capacidade de síntese, pesquisa e diferentes técnicas de apresentação dos conhecimentos, articulando a situações do cotidiano que exigem tomada de posição.
Realidade do Programa de Ensino Integral em nossa escola:
professoras ministrando aulas contextualizadas!