No dia 17 de junho a Equipe Gestora, alunos e
professoras da disciplina Eletiva “Leopardos Azuis” protagonizaram mais uma
atividade ousada e desafiadora, organizaram um acantonamento na Escola Olímpio
Catão.
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Diretora Mariza calixto, professoras e alunas no alojamento feminino |
Como diz
Carlos Gomes da Costa “ A capacidade de fazer-se presente, de forma
construtiva, na realidade do educando não é, como muitos preferem pensar, um
dom, uma característica pessoal intransferível de certos indivíduos, algo de
profundo e incomunicável. Ao contrário, esta é uma aptidão que pode ser
aprendida, desde que haja, da parte de quem se propõe a aprender, disposição
interior, abertura, sensibilidade e compromisso para tanto. Efetivamente, a
presença não é alguma coisa que se possa apreender apenas ao nível da pura
exterioridade.”
Esta Atividade atende a uma das premissas mais
importantes e verdadeiramente significativas do PEI- Programa de Ensino Integral.
A Pedagogia da Presença.
E foi o desejo desta comunidade aprendente que inspirou
professores e alunos a reunirem-se para partilhar momentos de mútuo aprendizado
e grande diversão. Tendo os educadores como objetivo,
criar vínculos positivos e indissolúveis com nossos pequenos e leva-los a sentirem-se amados e pertencentes a uma escola que faz de tudo pela educação deles.
Os alunos
foram recebidos com muito carinho e desafiados a organizarem os alojamentos
masculinos e femininos utilizando, os recursos existentes em nossa instituição.
E fizeram isso de forma protagonista e solidária dividindo os materiais e ajudando
uns ao outros no transporte e montagem dos dormitórios.
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Alunos organizando os alojamentos |
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Mães de alunas ajudando na organização |
Logo após, os alunos acolheram o professor Marcio Antônio
da Rocha, o Coordenador pedagógico Leonardo de souza e a equipe de futsal
masculino da Escola João Ferreira dos Santos, que fizeram uma participação mais que
especial em um emocionante jogo amistoso, que proporcionou aos nossos alunos a
oportunidade de demonstrarem as suas habilidades esportivas e assim sentirem-se
valorizados. Segundo o professor Marcio, “estes momentos assumem um caráter não
somente pedagógico, mas sim humano e social, pois permitem que o aluno resgate
a sua autoestima e a socialização com novas realidades e ambientes, ampliando
os seus horizontes”.
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Time de futsal masculino "Leopardos Azuis" |
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Momento solene- Hino nacional
O jantar feito pela nossas mestres cucas, Solange, Luciene, Diretora Mariza, professora Rosângela e nossa PCG Lucilene. Foi um momento de partilha e muito bate papo entre os alunos das duas escolas.
Após o jantar os alunos assistiram a um conto de terror, saboreando uma deliciosa pipoca. Feita com muito carinho pela professora Rosângela.
Histórias de terror ou de acontecimentos sobrenaturais sempre estiveram presentes nas diversas culturas humanas: da Odisséia a Dom Quixote, de O Exorcista a Harry Potter, aquilo que escapa à explicação racional, ao mundo real, parece sempre ter fascinado o ser humano. Histórias transmitidas oralmente de geração para geração, lendas, fábulas, “causos”, contos: o que não podemos explicar também pode nos atrair (e nos explicar, em certa medida). Verdade ou mentira, real ou irreal, não se sabe ao certo; fato é que o mistério, a incerteza, a hesitação e o caráter espetacular de algumas histórias nos prendem, seja para ouvi-las, seja para lê-las – e foi apostando nesse fascínio provocado pelas histórias de terror que desenvolvemos a atividade visita noturna, que transformou os corredores escuros e desertos de nossa escola, em um ambiente ideal para a escuta de uma lenda urbana, que arrancou gritos de medo e muitas risadas no final, ao descobrirem que na verdade os barulhos e o som assustador que ouviram durante a leitura da história, foram realizados pelo professor Marcio, que estava escondido atrás dos armários.
Uffa! Depois de tanta emoção, a hora do descanso chegou e o toque de recolher foi dado. Claro que o momento na verdade foi de muita conversa e gargalhadas. Meninos e meninas puderam aproveitar da companhia de seus amigos em seus respectivos alojamentos.
Pensa que terminou? De jeito nenhum! O despertar foi as sete horas da manhã, ao som de "Better When I'm Dancin'" (Meghan Trainor).
O café da manha organizado com todo carinho pela nossa querida Diretora Mariza Calixto, encerrou em grande estilo o nosso
I Acampa Olímpio.
Esta experiência marcou de forma imensamente positiva todos os participantes. Segundo a professora Iva Tavares da Rocha “ É isso que torna o Programa de ensino Integral realmente efetivo e transformador na educação, permite ao educador oferecer um ensino integral, promovendo o educando nas inúmeras esferas , sejam elas intelectuais ou afetivas, tornando-os indivíduos mais completos, verdadeiramente competentes, protagonistas, solidários e acima de tudo felizes. Neste programa eu posso ser uma professora de excelência, a professora que sempre desejei ser”
“ Acredito que a presença dos adultos no mundo dos jovens não deve ser como é corrente entre nós, intervencionista e limitada. O estar-junto-do educando é um ato que envolve consentimento, reciprocidade e respeito mútuo. O adolescente espera do educador algo mais do que um serviço eficiente. As tarefas que o educador executa, na divisão de trabalho da equipe, representam apenas o seu campo de ação, mas não a principal razão da sua presença junto ao educando. Esta razão maior será sempre a libertação do jovem, uma exigência que se situa sempre além de todas as rotinas, embora não deixe de passar por elas. É por esta transcendência dos aspectos rotineiros do programa socioeducativo que o adolescente percebe que, mesmo feita de privações e sofrimentos, a vida é alguma coisa pela qual vale a pena lutar, e que é preciso reconciliar-se com ela a partir do encontro com outras vidas.” Carlos Gomes da Costa.
Prof. Iva Tavares da Rocha
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Imagens by Lucilene Fernandes