quinta-feira, 30 de junho de 2016

PIAF- Reflexão do livro: Ei! Tem alguém ai? Autor: Jostein Gaarder

 Professoras Silvia Helena Zonzini  e  Roberta dos Santos Medeiros Silva 


Essa é a história de um menino de oito anos que vai ganhar um irmãozinho. Enquanto espera os pais voltarem da maternidade, Com sua imaginação desenvolve um relacionamento  com um amigo chamado MIKA, uma espécie de pequeno príncipe que aparece de outro planeta: Eljo. Os dois são muito diferentes, mas são muito parecidos também. A semelhança mais importante entre os dois é a capacidade de pensar e refletir sobre as coisas.  Passam horas  juntos e conversam sobre temas interessantes como a origem da vida, os princípios da evolução e a extinção dos dinossauros. Quando Mika vai embora e os pais voltam com o bebê, o irmão mais velho sabe, de algum modo, que sua casa tem espaço para o novo habitante.
Fazendo uma analogia entre os personagens e os nossos alunos percebemos que devemos enquanto professoras provocar o espírito investigativo e estimular a criatividade que todos carregam, uns mais outros menos, mas que todos são capazes de provar, experimentar e compreender conceitos e valores necessários para a construção do seu próprio conhecimento e para atingir seus Projetos no Futuro.
“... A resposta é sempre um trecho do caminho que está dentro de você. Só uma pergunta pode apontar o caminho para a frente.
Todo Sol é uma estrela e todas as estrelas são Sóis...”

Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível.( Jostein Gaarder).

Nos enquanto profissionais da educação temos que ter a sensibilidade e ao mesmo tempo discernimento de que nossos alunos são indivíduos que apresentam uma bagagem de vida com dificuldades de convivência, social e familiar e falta de estímulo que dificulta a sua aprendizagem. Sendo assim é um constante desafio a ser vencido e ao mesmo tempo uma satisfação quando atingimos o esperado, pois é uma vitória a ser comemorada. Sendo assim fazemos a diferença na vida de nossas crianças.

...” Se estou começando desta maneira a minha história sobre Mika, é porque foi ele que me ensinou que nada é comum. Às vezes as pessoas dizem que tiveram “um dia comum”. Isso me deixa meio aborrecido, porque não existem dois dias iguais. E nós também não fazemos a menor idéia de quantos dias de vida ainda temos pela frente!
Talvez pior ainda do que falar numa galinha “comum” ou num dia “comum” seja falar num menino “comum”, ou numa menina “bem comum”. É o tipo da coisa que a gente diz quando não quer se dar ao trabalho de conhecer melhor as pessoas...”

Nesse sentido após a leitura e reflexão especialmente desse trecho concluímos a importância da relação aluno e professor de forma afetiva para cativar e atingir seus sentidos para a buscar do aprendizado o que é fortemente adquirido nas relações com os tutores e a Pedagogia da Presença no programa de Ensino Integral que estamos inseridas.
Diante da mensagem e conhecimento simplificado que o livro nos proporcionou, resolvemos compartilhar algumas frases e nossa reflexão, que ao nosso entendimento ampliou nossa visão e despertou nossa sensibilidade para compromisso de ser uma educadora  e fazer a diferença na vida de nossos alunos.