PROFª ROSÂNGELA NAZÁRIO D'ALESSIO
TURMAS:
6º anos A, B, C
TEMA: A SEDUÇÃO DO CONSUMO
DATA:
novembro de 2.014
HABILIDADE:
Ø Avaliar,
por meio de diferentes imagens ou textos jornalísticos, formas de propagação de
hábitos de consumo que induzam a sistemas produtivos;
Ø Discutir
formas de propagação de hábitos de consumo que induzam a sistemas produtivos do
ambiente e da sociedade;
Ø Analisar
e discutir as propagandas vinculadas na televisão;
Ø Refletir
a respeito das propagandas;
Ø Discutir
criticamente como elas influenciam o nosso comportamento em relação ao consumo;
Ø Análise
do processo de consumo da sociedade.
DESENVOLVIMENTO:
Os alunos assistiram
programas de televisão da sua preferência, observando e anotando as propagandas
apresentadas nos intervalos, registrando os seguintes tópicos:
1.
Se os produtos anunciados eram de
primeira necessidade às pessoas;
2.
Se eram produtos acessíveis, se
acreditavam que a maioria das pessoas podiam comprar;
3.
Se eram destinados a determinada faixa
etária ou determinado gênero;
4.
Analise da propaganda esteticamente;
5.
Questões a respeito de como era o
comercial: alegre e colorido, com música, se com paisagens bonitas, qual a
ideia que transmitia, etc.;
6.
Cada aluno escolheu uma propaganda, de
sua preferência, com produto de seu interesse e dizendo o que sentiram ao ver o
anuncio: alegria, desejo de comprar, sentimento de ter o produto;
7.
Fizeram um relatório indicando as
características dos comerciais a que assistiram;
8.
Discutiram a necessidade de se pensar a
respeito do significado da sociedade de consumo.
9.
Apresentação para classe, indicando as
características dos comerciais a que assistiram;
10.
Descreveram o que escolheram e o que
sentiram ao analisarem as peças publicitárias;
11.
Produziram uma peça publicitária em que
vendiam um produto de forma ética, levando em consideração temas como Meio
Ambiente, alimentação saudável, consumo consciente, respeito as diferenças,
etc.
AVALIAÇÃO:
Ao
final, depois de debater o tema, fizeram uma síntese do trabalho, um texto
escrito em que diziam o que aprenderam sobre o tema discutido.