segunda-feira, 28 de novembro de 2016

ATIVIDADE DESENVOLVIDA COM 6º ANOS - SOCIEDADE E CONSUMO

PROFª ROSÂNGELA NAZÁRIO D'ALESSIO

TURMAS: 6º anos A, B, C

TEMA: A SEDUÇÃO DO CONSUMO

DATA: novembro de 2.014

HABILIDADE:
Ø  Avaliar, por meio de diferentes imagens ou textos jornalísticos, formas de propagação de hábitos de consumo que induzam a sistemas produtivos;
Ø  Discutir formas de propagação de hábitos de consumo que induzam a sistemas produtivos do ambiente e da sociedade;
Ø  Analisar e discutir as propagandas vinculadas na televisão;
Ø  Refletir a respeito das propagandas;
Ø  Discutir criticamente como elas influenciam o nosso comportamento em relação ao consumo;
Ø  Análise do processo de consumo da sociedade.


DESENVOLVIMENTO:
Os alunos assistiram programas de televisão da sua preferência, observando e anotando as propagandas apresentadas nos intervalos, registrando os seguintes tópicos:
1.        Se os produtos anunciados eram de primeira necessidade às pessoas;
2.        Se eram produtos acessíveis, se acreditavam que a maioria das pessoas podiam comprar;
3.        Se eram destinados a determinada faixa etária ou determinado gênero;
4.        Analise da propaganda esteticamente;
5.        Questões a respeito de como era o comercial: alegre e colorido, com música, se com paisagens bonitas, qual a ideia que transmitia, etc.;
6.        Cada aluno escolheu uma propaganda, de sua preferência, com produto de seu interesse e dizendo o que sentiram ao ver o anuncio: alegria, desejo de comprar, sentimento de ter o produto;
7.        Fizeram um relatório indicando as características dos comerciais a que assistiram;
8.        Discutiram a necessidade de se pensar a respeito do significado da sociedade de consumo.
9.        Apresentação para classe, indicando as características dos comerciais a que assistiram;
10.     Descreveram o que escolheram e o que sentiram ao analisarem as peças publicitárias;
11.     Produziram uma peça publicitária em que vendiam um produto de forma ética, levando em consideração temas como Meio Ambiente, alimentação saudável, consumo consciente, respeito as diferenças, etc.

AVALIAÇÃO:

Ao final, depois de debater o tema, fizeram uma síntese do trabalho, um texto escrito em que diziam o que aprenderam sobre o tema discutido.