JUSTIFICATIVA
Sabemos que
muitos alunos têm dificuldades em aprender e gostar da disciplina de
matemática, também encontram muita dificuldade em avançar nas habilidades de leitura e
oralidade, para mudar esse cenário, os alunos dos 7º anos,
juntamente com a profª de língua portuguesa desenvolveram o projeto, partindo do
interesse de ambos e fazendo com que o aspecto lúdico fosse utilizado, tornando
o ensino da matemática prazeroso e descontraído, crendo na relevância que desde sempre seja apresentado
o lado lúdico da matemática para que o aluno não cresça estigmatizando essa disciplina.
OBJETIVO
O foco é ensinar
matemática por meio da literatura, com livros que abordem a disciplina de uma
maneira lúdica e proporcione uma interação prazerosa entre os alunos e a matéria,
mostrando como ela pode ser de fácil aprendizado. A ideia é que haja um
encantamento por essa matéria, por parte dos alunos e que possamos desmistificar
a visão de que a matemática é a matéria mais difícil de estudar.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS
Reconhecer o processo de
composição textual como um conjunto de ações interligadas
Ler enunciados, depreendendo
deles informações e orientações para a escrita
Identificar sequência lógica de
enunciados
Analisar a norma-padrão em
funcionamento no texto
Produzir textos escritos de
acordo com a situação comunicativa e o contexto no qual se
inserem
Utilizar conhecimentos sobre a
língua e sobre gêneros textuais para a elaboração e realização de projetos coletivos
Analisar aspectos discursivos e
linguísticos do gênero priorizado, em função do contexto comunicacional
Compreender textos orais e
escritos por meio de retomada dos tópicos do texto
Fruir esteticamente objetos
culturais
Leitura e reflexão do livro “Aritmética da Emília”
Produção de cup cake
METODOLOGIA
·
Sequência
didática: oficinas com aulas práticas e teóricas
RECURSOS
DIDÁTICOS
Laboratório de informática
Equipamentos de multimídia,
data-show, televisão e vídeo.
Livro paradidático “A aritmética
da Emília”, de Monteiro Lobato
Impressora colorida
Ingredientes para as receitas
Maquina de cup cake
DURAÇÃO
2º
semestre de 2016
PRODUÇÃO FINAL
Produção de um
relato de experiência vivida expondo a participação no projeto e a influência
para a sua aprendizagem e fotos das aulas práticas.
AVALIAÇÃO
A
avaliação considerará:
·
a
interação do aluno em todo processo
·
a
responsabilidade na realização das atividades propostas
·
a
expressão de idéias de forma crítica
·
o
uso adequado da variante padrão nas atividades escritas
·
planejamento
e retomada das ações durante todo o
processo
Profª Ivonete tavares Ramos