quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Projeto “Ler e calcular é bom demais”

JUSTIFICATIVA
 Sabemos que muitos alunos têm dificuldades em aprender e gostar da disciplina de matemática, também encontram muita dificuldade em avançar nas habilidades de leitura e oralidade, para mudar esse cenário, os alunos dos 7º anos, juntamente com a profª de língua portuguesa desenvolveram o projeto, partindo do interesse de ambos e fazendo com que o aspecto lúdico fosse utilizado, tornando o ensino da matemática prazeroso e descontraído, crendo na  relevância que desde sempre seja apresentado o lado lúdico da matemática para que o aluno não cresça estigmatizando essa disciplina.
OBJETIVO
O foco é ensinar matemática por meio da literatura, com livros que abordem a disciplina de uma maneira lúdica e proporcione uma interação prazerosa entre os alunos e a matéria, mostrando como ela pode ser de fácil aprendizado. A ideia é que haja um encantamento por essa matéria, por parte dos alunos e que possamos desmistificar a visão de que a matemática é a matéria mais difícil de estudar.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS

Reconhecer o processo de composição textual como um conjunto de ações interligadas
Ler enunciados, depreendendo deles informações e orientações para a escrita
Identificar sequência lógica de enunciados
Analisar a norma-padrão em funcionamento no texto
Produzir textos escritos de acordo com a situação comunicativa e o contexto no qual se
inserem
Utilizar conhecimentos sobre a língua e sobre gêneros textuais para a elaboração e realização de projetos coletivos
Analisar aspectos discursivos e linguísticos do gênero priorizado, em função do contexto comunicacional
Compreender textos orais e escritos por meio de retomada dos tópicos do texto
Fruir esteticamente objetos culturais
Resultado de imagem para aritmetica da emilia
Leitura e reflexão do livro “Aritmética da Emília”
Produção de cup cake

METODOLOGIA
·        Sequência didática: oficinas com aulas práticas e teóricas

RECURSOS DIDÁTICOS
Laboratório de informática
Equipamentos de multimídia, data-show, televisão e vídeo.
Livro paradidático “A aritmética da Emília”, de Monteiro Lobato
     Impressora colorida
     Ingredientes para as receitas
     Maquina de cup cake
    
DURAÇÃO
2º semestre de 2016
PRODUÇÃO FINAL
Produção de um relato de experiência vivida expondo a participação no projeto e a influência para a sua aprendizagem e fotos das aulas práticas.
AVALIAÇÃO
A avaliação considerará:
·         a interação do aluno em todo processo
·         a responsabilidade na realização das atividades propostas
·         a expressão de idéias de forma crítica
·         o uso adequado da variante padrão nas atividades escritas

·         planejamento e  retomada das ações durante todo o processo













Profª Ivonete tavares Ramos