segunda-feira, 28 de novembro de 2016

PROJETOS INTERDISCIPLINARES E A ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS.



Este foi um ano de muitos trabalhos e muitos estudos. Vários projetos tiveram a participação dos  professores da área de Ciências Humanas ou foram criados por eles. Projetos interdisciplinares  são projetos desenvolvidos conjuntamente com outras disciplinas e que trabalham várias habilidades ou competências ao mesmo tempo. O objetivo é o de desenvolver estudos em determinados temas que podem ser abrangidos de diferentes formas por duas ou mais professoras no decorrer do bimestre ou semestre. O principal motivador é o de estudar de uma forma diferente criando alternativas positivas para o aluno.
                O projeto “ Fala Sério!” está sendo desenvolvido nos 9º anos com as disciplinas de Geografia e Língua Portuguesa e procura desenvolver nos alunos uma aproximação com o tema “Terrorismo” para que eles escrevam um artigo de opinião ao mesmo tempo em que estudam os diferentes gêneros textuais, tais como artigo de opinião, debate e texto dissertativo. As melhores redações serão divulgadas no blog da escola.

O projeto “Ação socioambiental” está sendo desenvolvido no momento  nas turmas dos 8º anos nas disciplinas de História e Geografia, no mês que procura desenvolver atividades relativas ao dia da Consciência Negra. Os alunos estão realizando atividades  desde o mês de Agosto, mas os produtos finais estão sendo produzidos agora.
O tema do preconceito racial também está inserido em uma proposta de estudo realizada pela Diretoria de Ensino para o grupo da área de Ciências Humana intitulada “#Tolerância se aprende.” Assim, os professores de História e Geografia desenvolveram estes temas em sala de aula ou nas disciplinas ou nos projetos interdisciplinares.
Os alunos também participaram do concurso “ Cartaz da Paz” onde os desenhos tinham que representar a paz entre os países, os povos e o mundo. Esta atividade acabou que por mobilizar as competências da área de Linguagens e Códigos com as competências da área de Ciências Humanas quando os alunos tinham que demonstrar os mecanismos atuais de representação mundial, no caso a ONU.
                Não é fácil adaptar o currículo e as habilidades propostas na Matriz de Referência da Avaliação e Processo e os temas dos projetos interdisciplinares. Isto porque cada disciplina possui a sua estrutura curricular pensada e desenvolvida de maneira  atingir as habilidades e competências necessárias para cada ano e turma. Já os projetos, são pensados como forma de diversificar as atividades e trabalhar muitas vezes valores, atitudes e procedimentos. Para que os projetos funcionem é necessário muito planejamento e criatividade por parte dos professores para desenvolver atividades significativas e enriquecedoras e empenho dos alunos para produzirem resultados positivos.

                Esperamos que, com estas atividades, os alunos tenham desenvolvido tudo aquilo que foi planejado e pensado e que tenham ampliado as suas competências no aspecto social, cultural e intelectual.