Este foi um
ano de muitos trabalhos e muitos estudos. Vários projetos tiveram a
participação dos professores da área de
Ciências Humanas ou foram criados por eles. Projetos interdisciplinares são projetos desenvolvidos conjuntamente com
outras disciplinas e que trabalham várias habilidades ou competências ao mesmo
tempo. O objetivo é o de desenvolver estudos em determinados temas que podem
ser abrangidos de diferentes formas por duas ou mais professoras no decorrer do
bimestre ou semestre. O principal motivador é o de estudar de uma forma
diferente criando alternativas positivas para o aluno.
O
projeto “ Fala Sério!” está sendo desenvolvido
nos 9º anos com as disciplinas de Geografia e Língua Portuguesa e procura
desenvolver nos alunos uma aproximação com o tema “Terrorismo” para que eles escrevam um artigo de opinião ao mesmo
tempo em que estudam os diferentes gêneros textuais, tais como artigo de opinião,
debate e texto dissertativo. As melhores redações serão divulgadas no blog da
escola.
O projeto “Ação socioambiental” está sendo
desenvolvido no momento nas turmas dos
8º anos nas disciplinas de História e Geografia, no mês que procura desenvolver
atividades relativas ao dia da Consciência Negra. Os alunos estão realizando
atividades desde o mês de Agosto, mas os
produtos finais estão sendo produzidos agora.
O tema do preconceito racial também está inserido em uma proposta de estudo realizada pela Diretoria de Ensino para o grupo da área de Ciências Humana intitulada “#Tolerância se aprende.” Assim, os professores de História e Geografia desenvolveram estes temas em sala de aula ou nas disciplinas ou nos projetos interdisciplinares.
O tema do preconceito racial também está inserido em uma proposta de estudo realizada pela Diretoria de Ensino para o grupo da área de Ciências Humana intitulada “#Tolerância se aprende.” Assim, os professores de História e Geografia desenvolveram estes temas em sala de aula ou nas disciplinas ou nos projetos interdisciplinares.
Os alunos
também participaram do concurso “ Cartaz
da Paz” onde os desenhos tinham que representar a paz entre os países, os
povos e o mundo. Esta atividade acabou que por mobilizar as competências da
área de Linguagens e Códigos com as competências da área de Ciências Humanas
quando os alunos tinham que demonstrar os mecanismos atuais de representação
mundial, no caso a ONU.
Não
é fácil adaptar o currículo e as habilidades propostas na Matriz de Referência
da Avaliação e Processo e os temas dos projetos interdisciplinares. Isto porque
cada disciplina possui a sua estrutura curricular pensada e desenvolvida de
maneira atingir as habilidades e
competências necessárias para cada ano e turma. Já os projetos, são pensados
como forma de diversificar as atividades e trabalhar muitas vezes valores,
atitudes e procedimentos. Para que os projetos funcionem é necessário muito
planejamento e criatividade por parte dos professores para desenvolver
atividades significativas e enriquecedoras e empenho dos alunos para produzirem
resultados positivos.
Esperamos
que, com estas atividades, os alunos tenham desenvolvido tudo aquilo que foi
planejado e pensado e que tenham ampliado as suas competências no aspecto
social, cultural e intelectual.