quarta-feira, 31 de maio de 2017

BINGO DA TABUADA

REGISTRO DE BOA PRÁTICA A SER REPLICADA
 CNMT – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias
Atividade relevante observada no 1º bimestre
                                                                              

Título da atividade
Bingo da tabuada
Disciplina
Matemática
Professora
Marciana  Flausino de Alcantara
PCA
Márcia Cristina Gonçalves de Assis
Público alvo
7º Ano A, B e C
Tempo de duração
02 aulas
Objetivo
· Aprender e exercitar a tabuada de forma divertida.
Habilidades
· Coordenação, concentração e raciocínio matemático;
· Resolver problemas do cotidiano através da tabuada usando os conhecimentos adquiridos.
Material utilizado
Cartela de bingo, feijão, fichas para sorteio, lousa, giz e premiação (balas e doces).
Desenvolvimento
*Organização da turma em duplas;
*Distribuição de uma cartela de bingo própria para tabuada, para cada dupla;
*Explicação e definição de: horizontal, vertical e diagonal;
*Utilizando o sorteio de duas pedras de tabuada, o aluno deve calcular o resultado da multiplicação.  Cada pote contém pedras numeradas de 1 a 9.
*Uma rodada de cada posição;
*Premiação para cartela cheia;
*Todos os participantes foram premiados.
Resultados alcançados
 Ao final do jogo constata-se que os alunos ficaram mais participativos e cada vez querem aprender mais. Com certeza a proposta contribuiu para a aprendizagem de forma lúdica e diferenciada. “O aspecto relevante nos jogos é o desafio genuíno que eles provocam no aluno, que gera interesse e prazer.” (PCN, p.48).
Premissa / Princípio / Valores do PEI evidenciado na atividade
*Corresponsabilidade;
*Protagonismo;
*Domínio do conhecimento e contextualização
*Valorização da educação pela oferta de um ensino de qualidade;
*Espírito de equipe e cooperação;
*Escola como centro irradiador da inovação.
Anexos