REGISTRO DE BOA PRÁTICA A SER REPLICADA
CNMT – Ciências da Natureza, Matemática e suas
Tecnologias
Atividade relevante observada no 3º bimestre
Título
da atividade
|
Construção de câmara escura ou câmera fotográfica simples
|
Disciplina
|
Ciências
|
Professora
|
Sidéria Irmão da Silva
|
PCA
|
Márcia Cristina Gonçalves de Assis
|
Público
alvo
|
9° Ano A e B
|
Tempo de
duração
|
02 aulas
|
Objetivo
|
Compreender o funcionamento do olho humano
|
Justificativa
|
Estimular os alunos a
realizar investigações e, por meio de sistematização dos resultados,
interpretar os dados obtidos.
|
Material
utilizado
|
Lata vazia com tampa plástica, papel fosco preto, cola, folha de
papel vegetal, papel alumínio, fita adesiva, agulha de costura, prego,
martelo e um blusão grosso (de preferência preto).
|
Desenvolvimento
|
1º com ajuda do professor, furar o centro do fundo da lata com o prego.
2º recortar um pedaço de papel- alumínio e cubra o furo pelo lado de fora da lata. Usar a fita adesiva para fixar o papel-alumínio, deixando a parte mais refletora virada para o ambiente.
3º forrar toda a lata com o papel preto fosco.
4º tampar a extremidade aberta da lata com o papel vegetal. Usar a
fita adesiva ou cola para fixar o papel.
5º usar a agulha, fazendo um pequeno furo no papel-alumínio, exatamente em cima do furo feito com o prego.
6º cobrir a cabeça e a parte da lata coberta pelo papel vegetal com o blusão e façam algumas observações mirando a câmara para locais ou objetos iluminados. (Obs: afaste a lata do rosto)
|
Resultados
alcançados
|
Alunos compreendendo o
funcionamento da base concreta para estabelecer relações entre a máquina
fotográfica e o olho humano. Interpretar os resultados obtidos, sintetizar as
observações e reconhecer a propagação retilínea da luz.
|
Premissa
/ Princípio / Valores do PEI evidenciado na atividade
|
*Corresponsabilidade;
*Protagonismo;
*Excelência em Gestão;
*Valorização da educação pela oferta de um ensino de qualidade;
*Espírito de equipe e cooperação;
*Escola como centro irradiador da inovação.
|
Anexos
|