quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Para Ler a Realidade


Por Élcio Roefero Baz Reyes – Sala de Leitura


Ler o mundo, refletir a sociedade contemporânea, averiguar os avanços e retrocessos que experimentamos em nossos dias constituíram a temática de sequência didática vivenciada pelos 9º anos, na parceria Português e Sala de Leitura, com os professores Élcio Roefero Baz Reyes, Iva Rocha e Ivonete Tavares.

O pontapé inicial partiu de um desafio proposto pela equipe de Códigos e Linguagens da Oficina Pedagógica da Diretoria de Ensino de São José dos Campos. A tarefa era trabalhar, na sala de leitura, a narrativa “Meu ex amigo”, de Marcelino Freire, bem como promover a reflexão acerca do gênero crônica e a compreensão do texto, por meio da escritura de um comentário na página do facebook das Salas de Leitura de São José dos Campos.

Para incrementar o desafio e ampliar o reportório argumentativo, foi projetado o episódio “Queda livre”, da terceira temporada da série norte-americana The Black Mirror. A ideia foi estabelecer um contato entre as narrativas e debater o uso desenfreado das redes sociais no universo do jovem, bem como construir posicionamentos críticos sobre o bom uso e o mau uso da tecnologia. Em que medida vivemos um mundo real? Qual a fronteira entre a fantasia e a realidade? Aquilo que eu mostro oculta aquilo que eu sou? – foram questionamentos amistosamente debatidos pelos alunos.








Poder aproximar ficção e realidade, trazer ao crivo do debate a atenção, o tempo e a energia desperdiçados na exagerada exposição às redes sociais – a ponto do sujeito se anular e viver uma vida de mentira – foram os objetivos alcançados no desafio, cumprido de maneira fantástica por nossos alunos. Parabéns, aos envolvidos! Certamente, depois de hoje, o nosso espelho crítico refletirá ainda melhor!