Para Ler a Realidade
Por Élcio Roefero Baz Reyes – Sala de Leitura
Ler o mundo, refletir a sociedade contemporânea, averiguar os avanços e
retrocessos que experimentamos em nossos dias constituíram a temática de sequência
didática vivenciada pelos 9º anos, na parceria Português e Sala de Leitura, com
os professores Élcio Roefero Baz Reyes, Iva Rocha e Ivonete Tavares.
O pontapé inicial partiu de um desafio proposto pela equipe de Códigos e
Linguagens da Oficina Pedagógica da Diretoria de Ensino de São José dos Campos.
A tarefa era trabalhar, na sala de leitura, a narrativa “Meu ex amigo”, de
Marcelino Freire, bem como promover a reflexão acerca do gênero crônica e a
compreensão do texto, por meio da escritura de um comentário na página do
facebook das Salas de Leitura de São José dos Campos.
Para incrementar o desafio e ampliar o reportório argumentativo, foi
projetado o episódio “Queda livre”, da terceira temporada da série
norte-americana The Black Mirror. A
ideia foi estabelecer um contato entre as narrativas e debater o uso desenfreado
das redes sociais no universo do jovem, bem como construir posicionamentos
críticos sobre o bom uso e o mau uso da tecnologia. Em que medida vivemos um
mundo real? Qual a fronteira entre a fantasia e a realidade? Aquilo que eu mostro
oculta aquilo que eu sou? – foram questionamentos amistosamente debatidos pelos
alunos.
Poder aproximar ficção e realidade, trazer ao crivo do debate a atenção,
o tempo e a energia desperdiçados na exagerada exposição às redes sociais – a ponto
do sujeito se anular e viver uma vida de mentira – foram os objetivos
alcançados no desafio, cumprido de maneira fantástica por nossos alunos.
Parabéns, aos envolvidos! Certamente, depois de hoje, o nosso espelho crítico
refletirá ainda melhor!