segunda-feira, 18 de junho de 2018

Caminho da Notícia


Aprender com quem sabe

Por Élcio Luís Roefero Baz Reyes
Professor da Sala de Leitura







É mais do que notável que a aprendizagem se constrói de muitas formas, nos mais diferentes ambientes socais, desde a escola (espaço privilegiado da construção do sujeito) até outas esferas de socialização do ser – agremiações, centros religiosos, museus, cinemas, parques, exposições, viagens etc. 

A EEEI Olímpio Catão integra o programa Escola em Pauta, promovido pela Parceiros da Educação. Nesse projeto, nossos alunos produzem, com periodicidade trimestral, o jornal Voz Estudantil, veículo de notícias da escola, que tem por objetivo cobrir e informar parte dos acontecimentos ocorridos em nossa instituição e entornos. 

Por meio do Escola em Pauta, nossos alunos vivenciaram uma experiência jornalística de grande importância social e histórica: o programa Caminho da Notícia, promovido pelo jornal O Estado de São Paulo. A visita institucional aconteceu em 7 de junho e foi composta pelos alunos Bernardo Soledade (6ano) Amanda Martins (7ano) Luiz Eduardo Siqueira (8ano) e Wederson Lopes (9ano), acompanhado pelo docente responsável pela edição do Voz Estudantil Prof. Élcio Roefero Baz Reyes (Sala de Leitura). 





A visita aproximou escola, conhecimento jornalístico, sociedade, ideologia e história recente do Brasil. Por meio do Caminho da Notícia, nossos alunos conheceram como nasceu um dos maiores jornais diários de grande circulação do país, seu processo gráfico de produção, sua redação e, por fim, a hemeroteca, com seu gigantesco arquivo de imagens e textos. 

Trabalhar com a produção de um jornal no contexto escolar é um importante instrumento de construção de saberes, sendo um artefato articulador de práticas educativas, facilitando o processo de comunicação na escola, despertando nos alunos suas potencialidades, e habilidades. Inserir e incentivar a produção de um jornal escolar também é uma forma de trazer para dentro da escola a cultura científica, tendo a escola uma oportunidade de levar para os alunos a interação com a leitura, letramento, tecnologia e ciência. A produção de um Jornal Escolar é um excelente instrumento para a divulgação dos projetos pedagógicos e dos conteúdos trabalhados nas áreas do conhecimento, além de poder mostrar a realidade da comunidade no qual a escola está inserida. 






Com efeito, o trabalho com a produção de um jornal desperta no aluno a autonomia, a criticidade, e um protagonismo diante de sua produção, além de despertar a noção de cidadania e participação social. Para o pensador Célestin Freinet, “um jornal escolar não está, não pode estar, não deve estar ao serviço de uma pedagogia escolástica que lhe diminuiria o alcance. Deve estar sim à medida de uma educação que, pela vida, prepara para a vida” (1974, p. 44). 

Os dos principais pilares do Programa Ensino Integral é o Protagonismo Juvenil. Por meio dele, o estudante se fortalece socialmente e ganha impulso para a sua vida adulta. Entendemos como Protagonismo juvenil a “participação do adolescente em atividade que extrapolam os âmbitos de seus interesses individuais e familiares e que podem ter como espaço a escola, os diversos âmbitos da vida comunitária; igrejas, clubes, associações e até mesmo a sociedade em sentido mais amplo, através de campanhas, movimentos e outras formas de mobilização que transcendem os limites de seu entorno sócio- comunitário” (COSTA, 2000, p. 90). 






Culminando a visita monitorada, cada aluno recebeu de presente um exemplar do livro “Páginas da História”, edição especial que traz mais de um século de História do Mundo por meio das principais capas do jornal O Estado de São Paulo. 







Referências: 


COSTA, Antonio Carlos Gomes da. Protagonismo juvenil: adolescência, educação e participação democrática. Salvador: Fundação Odebrecht, 2000.

FREINET, Célestin. O jornal Escolar. Lisboa: Editorial Estampa. 1974.