segunda-feira, 18 de junho de 2018

CORRESPONSABILIDADE: UM FATOR DE SUCESSO ESCOLAR

                                                                   Por Renata Ribeiro Garcia de Siqueira

         Uma das premissas do Programa Ensino Integral (PEI) é a corresponsabilidade e esta é um fator determinante para o êxito do aluno. Segundo as diretrizes do PEI “A comunidade escolar e os parceiros comprometidos com a melhoria da qualidade da educação determina outra premissa importante, a corresponsabilidade que é mais um fator de sucesso escolar pelo envolvimento e comprometimento de todos os agentes para a melhoria dos resultados da escola”.

Buscando sempre parcerias para enriquecer as experiências a partir do nosso currículo, a Disciplina Eletiva Sweet Life, ministrada pelas professoras Renata e Maria Cristina, que tem como objetivo trabalhar com o tema açúcar na intertextualidade entre Arte e Ciências, recebeu no dia 24 de maio a Sra Luciara Oliveira Niederauer Pereira, uma enfermeira atenciosa, dedicada e mãe da nossa aluna Raíssa. A Sra Luciara nos concedeu uma palestra na qual abordou os riscos relacionados ao diabetes na adolescência, hipertensão na adolescência e que a alimentação saudável juntamente com a prática de exercícios físicos regulares podem contribuir para que não se adoeça. No final houve a aferição da pressão arterial de nossos alunos. Esses dados coletados foram transformados em gráfico na sala de aula.

Estes assuntos abordados por ela são de suma importância para a conscientização da necessidade de uma vida saudável. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, a hipertensão é responsável por 9,4 milhões de mortes no mundo e se engana quem pensa que os jovens estão livres desse problema. Somente no Brasil, a pressão alta atinge mais de 3,5 milhões de pessoas entre crianças e adolescentes e de acordo com a Federação Internacional de Diabetes (IDF), 23,3 milhões de pessoas no país terão a doença em 2040. Desse total, 5% são brasileiros na faixa etária de até 15 anos. O aumento no número de adolescentes diabéticos em todo o país serve de alerta às autoridades públicas de saúde e também à população. Afinal, o diabetes não tem idade. Mas parte dos casos poderiam ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis. Estes dados só terão uma mudança positiva a partir da conscientização. E se faz necessário que ela comece agora com as crianças e os jovens e a escola se torna propício para esta conscientização, pois aqui se inicia a formação do cidadão. Segundo Vanessa dos Santos “Diante da importância da escola na formação de um cidadão, é fundamental que a saúde seja abordada em sala de aula”. Neste dia, após a palestra, a Sra Luciara aferiu a pressão arterial de nossos alunos e, posteriormente, em sala de aula construímos um gráfico a partir destes dados.

Estas experiências práticas potencializam o processo ensino-aprendizagem. Neste contexto, pode-se perceber que a palestra, os dados coletados a partir da vivência e a construção do gráfico contribuíram para uma significativa construção do conhecimento pelo aluno, na qual este tornou-se o sujeito da ação do aprender.