Por Renata Ribeiro Garcia de Siqueira
Uma das premissas do Programa
Ensino Integral (PEI) é a corresponsabilidade e esta é um fator determinante
para o êxito do aluno. Segundo as diretrizes do PEI “A comunidade escolar e os
parceiros comprometidos com a melhoria da qualidade da educação determina outra
premissa importante, a corresponsabilidade que é mais um fator de sucesso
escolar pelo envolvimento e comprometimento de todos os agentes para a melhoria
dos resultados da escola”.
Buscando sempre parcerias para enriquecer as
experiências a partir do nosso currículo, a Disciplina Eletiva Sweet Life, ministrada pelas professoras
Renata e Maria Cristina, que tem como objetivo trabalhar com o tema açúcar na
intertextualidade entre Arte e Ciências, recebeu no dia 24 de maio a Sra
Luciara Oliveira Niederauer Pereira, uma enfermeira atenciosa, dedicada e mãe
da nossa aluna Raíssa. A Sra Luciara nos concedeu uma palestra na qual abordou
os riscos relacionados ao diabetes na adolescência, hipertensão na adolescência
e que a alimentação saudável juntamente com a prática de exercícios físicos
regulares podem contribuir para que não se adoeça. No final houve a aferição da
pressão arterial de nossos alunos. Esses dados coletados foram transformados em
gráfico na sala de aula.
Estes assuntos abordados por ela são de suma
importância para a conscientização da necessidade de uma vida saudável. De
acordo com dados da Organização
Mundial da Saúde, a hipertensão é responsável por 9,4 milhões de mortes
no mundo e se engana quem pensa que os jovens estão livres desse problema.
Somente no Brasil, a pressão alta atinge mais de 3,5 milhões de pessoas
entre crianças e adolescentes e de acordo com a Federação
Internacional de Diabetes (IDF), 23,3 milhões de pessoas no país terão a doença
em 2040. Desse total, 5% são brasileiros na faixa etária de até 15 anos. O
aumento no número de adolescentes diabéticos em todo o país serve de alerta às
autoridades públicas de saúde e também à população. Afinal, o diabetes não tem
idade. Mas parte dos casos poderiam ser evitados com a adoção de hábitos
saudáveis. Estes dados só terão uma mudança positiva a partir da
conscientização. E se faz necessário que ela comece agora com as crianças e os
jovens e a escola se torna propício para esta conscientização, pois aqui se
inicia a formação do cidadão. Segundo Vanessa dos Santos
“Diante da importância da escola na formação de um cidadão, é fundamental que a
saúde seja abordada em sala de aula”. Neste dia, após a palestra, a Sra Luciara aferiu a
pressão arterial de nossos alunos e, posteriormente, em sala de aula
construímos um gráfico a partir destes dados.
Estas
experiências práticas potencializam o processo ensino-aprendizagem. Neste
contexto, pode-se perceber que a palestra, os dados coletados a partir da
vivência e a construção do gráfico contribuíram para uma significativa
construção do conhecimento pelo aluno, na qual este tornou-se o sujeito da ação
do aprender.