sexta-feira, 28 de junho de 2019

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES

ELETIVA SOS PLANETA
Neste semestre trabalhamos a valorização do Amigo e o cuidado com o meio ambiente.
Baseado na  obra  “O Pequeno Príncipe“ de Saint Exupéry, como foco nos personagens Raposa, Rosa e Serpente.  


Nas aulas da Eletiva levantamos  questões da adoção consciente  desenvolvemos o afeto e os cuidados com os animais , principalmente com os animais abandonados.
Primeiro encontro da Eletiva


  Visita do Aubrigo Tia Dany





Lola pedindo biscoito
















Surpresa na sala






               


Os Membros da Eletiva com a Tia Dany e a Mascote Lola.


As oficinas de artesanato com material reciclável, desenvolve a coordenação motora fina com as atividades como  dobradura, desenhar, pintar, recorte e colagem, entre outras atividades onde ajuda a desenvolver movimentos precisos e ainda desenvolver as habilidades que a acompanharão para o resto de sua vida.
Com esta atividade desenvolvemos a importância da amizade ,e destacamos a raposa .

¨A Gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixa cativar¨.
 Saint Exupéry
Oficina com a Márcia







 


  



Habilidades Envolvidas :  


  -Analisar repertórios pessoais e culturais, reconhecendo sua importância em processos de criação nas várias áreas de conhecimento humano.

    -Identificar as condições que facilitam (ou dificultam) o processo da reciclagem do lixo, bem como as vantagens ambientais do reaproveitamento dos materiais nele presentes.
    -Trabalhar em equipe, convivendo com a diversidade de ideias 



Objetivos:
    Pesquisar e refletir sobre os cuidados com Meio Ambiente;
   Abordar a Ética perante a importância do respeito mútuo, cuidado com próximo e o Planeta.
   Ampliar o repertório cultural, refletir e fruir à partir de obras que se relacionam com atemática abordada.

quarta-feira, 26 de junho de 2019

CULMINÂNCIA DAS DISCIPLINAS ELETIVAS DO 1º SEMESTRE DE 2019



A Culminância das Disciplinas Eletivas do 1º semestre de 2019, aconteceu no dia 19/06/2019. Contamos com a presença da Comunidade Escolar, Parceiros e o PCNP Aparecido Almeida. Foram montados sete stands, com o trabalho desenvolvido durante o semestre, com muita criatividade, beleza e qualidade.

As Disciplinas Eletivas, além de ter foco em potencializar o Projeto de Vida dos alunos, desenvolvem metodologias inovadoras de ensino e teorias de aprendizagem de modalidades gerais: cognitiva, afetiva e psicomotora.

A primeira, Cognitiva, pode ser entendida como aquela resultante do armazenamento organizado na mente do ser que aprende. A Afetiva, envolve as habilidades socioemocionais que atuam nas áreas: afetiva e resulta de experiências e sinais internos, tais como, prazer, satisfação, dor e ansiedade. A Psicomotora, envolve respostas musculares adquiridas por meio de treino e prática. Sendo assim identificamos as mais diversificadas técnicas e metodologias para desenvolvimento de todas as formas de aprendizagem, nas habilidades abordadas no Plano das Disciplinas Eletivas.

O fato das Disciplinas Eletivas ter um plano feito por pares de Àreas de Conhecimento diferentes, não considera o progresso cognitivo consequência da soma de pequenas aprendizagens pontuais, mas sim um processo de equilibração desses conhecimentos.

Embora as Disciplinas Eletivas trabalhem temas diversos, todas elas criam situações de aprendizagem do conteúdo da BNCC na prática, potencializam o Projeto de Vida dos alunos, fomentam O Protagonismo Juvenil, promovem o Nivelamento e a Ampliação cultural, além de passeios, vivências e palestras dos mais variados temas.

A Obra “O Pequeno Príncipe” de Saint Exupéry, permeou todo processo de aprendizagem em todas as eletivas, proporcionando o domínio da Competência Leitora e Escritora e promoção das habilidades socioemocionais.

Enquadram-se no tema SUSTENTABILIDADE:


1. A Disciplina Eletiva “O Sétimo Planeta”, das Professoras Marisa Nóbrega (Geografia) e Mayara Macedo (Matemática), trabalhou com pesquisa sobre o impacto da poluição nos mares (Plásticos) e o impacto desta ação nos desastres ambientais.

Foram trabalhados o rompimento da barragem de Brumadinho, Petróleo, Aquecimento Global e Mudança Climática.

Em parceria com a escola SENAC, os alunos montaram uma estação meteorológica com materiais reciclados :
Barômetro-Anemômetro- termômetro e pluviômetro.
O monitoramento foi feito através de construção de gráficos e climograma.

Teve destaque na Culminância os instrumentos acima citados o balão com o Planeta Terra e a oficina com a produção de papel reciclável.







2) A SOS Planeta, das Professoras Maria Cristina Freitas (Ciências) e Michelle Morais (Arte), trabalhou com pesquisas e questões relacionadas ao meio ambiente e cuidado com o Planeta.As oficinas de artesanato com material reciclável potencializaram a identificação das condições que facilitam, ou dificultam o processo de reciclagem de lixo, bem como as vantagens ambientais do reaproveitamento dos materiais desperdiçados pela sociedade.

Entre os objetos em exposição na Culminância, os vasos feitos da decomposição de caixas de ovos e a rosa de gelatina tiveram destaque e embelezaram o evento.





3) A Disciplina Eletiva Flor & Ser das Professoras Sidéria Irmão da Silva (Ciências) e Ivonete Tavares Ramos (Língua Portuguesa), trouxe a construção de uma horta vertical para estudo e demonstração das técnicas de cultivo das hortaliças e plantas condimentares no espaço escolar o que proporcionou consolidação da ideia de sustentabilidade através da construção de vasos ornamentais com material reciclável. Também foram trabalhadas oficinas com técnicas de paisagismo e jardinagem .

Foi destaque no dia da Culminância a mesa com muitos vasinhos recicláveis de diversos bichinhos com muita flor, muita cor, hortaliças e plantas medicinais, além de um quadro para tirar fotos com o tema Flor & Ser.








Ampliação Cultural Disciplinas Eletivas:

1) A Eletiva “B 12 e os outros mundos”, com a Professora Lucilene Fernandes (História) e Rogéria Cristina Machado (Inglês), trabalharam ampliação do universo de referências através do conhecimento de elementos culturais diferentes do nosso cotidiano. Houve muita pesquisa de elementos socioculturais de outros povos na gastronomia, jogos, brincadeiras, moda, música e dança.
Na Culminância, os alunos apresentaram uma dança Country, com figurino e coreografia impecáveis. Além disso, os convidados puderam degustar a tâmara fruta característica da região do Norte da África, jogar a bola ao cesto e caracterizar o bonequinho característico da região Árabe.




         

2) A Eletiva “Eu que fiz”, Professoras Patrícia Vanessa Dumas(Língua Portuguesa) e Rosângela Nazário Daléssio (História e Geografia) trabalhou as diversas formas de representação, expressão e comunicação, contribuindo para a formação de leitores competentes, autônomos e criativos, propiciando conhecimentos gerais, estimulando a fantasia e as mais diversas formas de representação e expressão.

Merece destaque na Culminância os artesanatos, sobretudo as caixinhas que trabalharam habilidades manuais e métricas auxiliando também na Disciplina de Matemática. Todos os objetos feitos com muito capricho, beleza e dedicação por parte dos alunos e professoras.











           Enquadram-se no tema Habilidades Socioemocionais as Disciplinas Eletivas:


1) A Eletiva das Professoras Ane Kelly de Azevedo (Português) e Silvia Helena Zonzini (Matemática), “O Príncipe do bem”, que entre outras habilidades trabalhou o incentivo de colaboração na sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Houve oficinas de Yoga, palestras, audiobook, caixa de secretos, debates com temas essenciais para formação cidadã.

Na Culminância os alunos apresentaram as Mandalas desenvolvidas durante as oficinas em uma combinação de cores e desenhos que foi determinante para compor a beleza do stand, além de oferecer uma oficina de mandalas para os visitantes.









2) Na Eletiva “Olhos do coração”, as Professoras Márcia Cristina Assis (Matemática) e Cristina Lucas (Educação Física), proporcionaram uma visão ampla das dificuldades, características, tipos, origem das diversas deficiências, assim como estes se relacionando no mercado de trabalho. Foi fomentada a valorização da amizade e confiança em relação ao grupo e a si mesmo.

No dia da Culminância o stand desta Disciplina Eletiva contou com a participação do Sr Dijalma do Museu de Esportes, que gentilmente cedeu banners e outdoors para enriquecer nosso evento. Além disso houve demonstração dos chapéus confeccinados pelos alunos, assim como os origamis que representavam as cobras da obra “O Pequeno Príncipe”.









Fica registrado aqui nosso agradecimento, admiração e reconhecimento da qualidade e competência do trabalho desenvolvido neste grande evento da Culminância das Disciplinas Eletivas do 1º semestre de 2019.

Por: Simone da Silva de Paula
Professora Coordenadora Geral






















































domingo, 16 de junho de 2019

INICIAÇÃO AO TÊNIS



Projeto de iniciação ao Tênis de Campo na Escola Olímpio Catão

INTRODUÇÃO

Esse projeto foi realizado por quatro estagiários de Educação Física da UNIVAP e sob a supervisão da professora de Educação Física Cristina Lucas nas Segundas-feiras após o período integral de aula, das 15:15 as 16:15 com 30 alunos dos 6º e 7º anos.
A escolha da modalidade partiu do levantamento prévio dos alunos em vivenciar algo diferente da prática regular esportiva, sabemos que o tênis de campo pode trazer benefícios, como: desenvolvimento social e motor das crianças, concentração e atenção e o desenvolvimento integral dos alunos. De acordo com Groppel e DiNubile (2009), os jovens jogadores de Tênis demonstram elevados índices de vigor, otimismo e autoestima e resultados mais baixos em depressão, ressentimento, confusão, ansiedade e tensão, quando comparados com outros atletas e não atletas. Além dos diversos benefícios a escolha do tênis também se deve a oportunidade de levar um esporte visto como mais elitizado para a prática escolar, aproximando mais os alunos da modalidade a fim de que entendam que o tênis também é acessível. O tênis de campo é visto como um esporte elitizado por muitas pessoas e principalmente estudantes da Escola Pública. Porém, muitas vezes os estudantes entendem que alguns esportes e demais atividades corporais não devem ser privilégios somente dos esportistas e das pessoas em condições de pagar por academias e clubes (Ukachenski, 2014). Sobre a aproximação dos alunos com o esporte e o incentivo a pratica da modalidade é bom observar que a cidade de São Jose dos Campos onde está sendo desenvolvida o projeto possui cerca 7 quadras públicas da modalidade, contam com aulas gratuitas, além de possuir campeonato promovido por instituições sem fins lucrativos e pela própria prefeitura e também uma equipe de alto rendimento mantida pelo programa atleta cidadão.
Sobre o desenvolvimento das atividades na escola, o uso de atividades lúdicas junto de atividades técnicas de fundamento e jogos foi a fórmula para atrair a atenção e manter o maior número de alunos dentro da quadra.


OBJETIVO

Este projeto de tênis na escola visou levar aos alunos uma pratica esportiva bastante diferenciada da vivencia dos mesmos na escola. Tendo em vista que o tênis é um esporte visto por muitos como elitizado esse projeto também ajudou a mostrar a possibilidade de ser acessível a todos. Através de um trabalho mesclando exercícios tecnicamente específicos da modalidade e também momentos de atividades lúdicas para familiarizar os alunos com a modalidade que diferentemente dos habituais na escola, não é coletiva, sendo uma partida realizada o máximo de 4 atletas por jogo, portanto essa mescla de atividades lúdicas e técnicas foi importante para manter o maior número de alunos realizando as atividades.

METODOLOGIA

Para prática deste projeto, recebemos materiais de doações e empréstimo específicos para a prática do esporte como raquetes, bolas de tênis, usando a quadra poliesportiva da escola, além de matérias também já disponíveis no ambiente como cones, bolas de plástico, bambolês e cordas, também foram usados matérias adaptados como: fita zebrada, raquetes de frescobol, bolinha de borracha e rede de voleibol.

Conhecendo o material





Trabalho em grupo



Dinâmica com bambolê, bolinha e raquete





Depoimento dos estagiários Felipe Augusto e Luis Gustavo


Depoimento da aluna do 7ºB Thainá Deyse


Vivência de tênis com dinâmica de bola no cone




Responsáveis pelo projeto - Aline, Priscila, Felipe Augusto, 
Luis Gustavo, Tiago Aguiar e Cristina Lucas

Confraternização