Projeto Iniciação ao Tchoukball
O tchoukball é um esporte coletivo desenvolvido na década 1960 pelo médico suíço Dr. Hermann Brandt, com o objetivo de ser uma ferramenta para trazer paz às equipes.
O Dr. Hermann Brandt constatou que as lesões ou os traumatismos dos atletas eram decorrentes de movimentos inadequados à fisiologia do indivíduo e às numerosas formas de agressões presentes em alguns esportes.
Assim,o Dr. Brandt criou um novo jogo, o Tchoukball. Este esporte apresenta-se como uma mistura da Pelota Basca, de Handebol e do futebol. Trata-se de um esporte de equipe que se joga com uma bola e duas superfícies de remissão (quadros) e caracteriza-se pela eliminação de todas as formas de agressões corporais entre os adversários.
Pelo seu caráter lúdico, o Tchoukball é conhecido por incitar cada individuo a praticá-lo independentemente da sua idade, sexo ou capacidade atlética.
Assim,o Dr. Brandt criou um novo jogo, o Tchoukball. Este esporte apresenta-se como uma mistura da Pelota Basca, de Handebol e do futebol. Trata-se de um esporte de equipe que se joga com uma bola e duas superfícies de remissão (quadros) e caracteriza-se pela eliminação de todas as formas de agressões corporais entre os adversários.
Pelo seu caráter lúdico, o Tchoukball é conhecido por incitar cada individuo a praticá-lo independentemente da sua idade, sexo ou capacidade atlética.
O Projeto de Iniciação ao Tchoukball acontece nas Terças-feiras (após o período de aula das 15:15 as 16:15) para os alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. As aulas são ministradas pelos estagiários de Educação Física da UNIVAP: Marcos Vinicius Pereira, Sanielen Fernandes e Maria Isabella Carvalho sob a supervisão da professora Cristina Lucas. Este Projeto tem como objetivo o trabalho em equipe, melhorar a coordenação motora, a consciência corporal e concentração. É um esporte inclusivo que preza pelos valores éticos e morais. Para essas aulas são realizadas atividades lúdicas e recreativas.
Depoimento do aluno Marcelo do 7ºB
Estagiário de Educação Física - Marcos Vinícius
Processo pedagógico - Desafio do jogo da velha
Capacidade Física: agilidade
Processo pedagógico para o tchoukball
Desafio entre as equipes
Estratégia de jogo
Depoimento dos alunos
"O Projeto tchoukball é muito bom, eu não conhecia o esporte e estou tendo essa oportunidade, eu conheço pessoas que eu não conhecia antes e esse esporte não dá para se machucar e isso ajuda." Caio 7ºB
"O tchoukball é um esporte muito criativo, é também muito importante para nossas vidas, muito divertido e é minha paixão praticar esporte" Felipe 6ºB
"Eu entrei neste ano na escola e me apaixonei pelo tchoukball, lá a gente treina e pratica muito os fundamentos, trabalhamos em equipe com muita união e força e os professores ensinam muito bem" Igor 7ºB
"Este projeto é muito legal, bacana, radical e além disso é sensacional; Os estagiários também são legais. São atividades físicas criativas e cheias de dinâmicas. Melhora o protagonismo, pois é um novo compromisso e melhora também a habilidade física." Samuel Marques 6ºB
"Esse esporte ajuda nosso conhecimento cultural, social, melhora nosso físico e amplia nosso conhecimento geral. Os estagiários nos proporciona brincadeiras recreativas voltada para o tchoukball" Bernardo 7ºA
Idealizadores do Projeto de Iniciação ao Tchoukball
Professora: Cristina Lucas
Estagiários: Marcos Vinícius, Maria Isabela e Sanielen Fernandes