domingo, 16 de junho de 2019

INICIAÇÃO AO TÊNIS



Projeto de iniciação ao Tênis de Campo na Escola Olímpio Catão

INTRODUÇÃO

Esse projeto foi realizado por quatro estagiários de Educação Física da UNIVAP e sob a supervisão da professora de Educação Física Cristina Lucas nas Segundas-feiras após o período integral de aula, das 15:15 as 16:15 com 30 alunos dos 6º e 7º anos.
A escolha da modalidade partiu do levantamento prévio dos alunos em vivenciar algo diferente da prática regular esportiva, sabemos que o tênis de campo pode trazer benefícios, como: desenvolvimento social e motor das crianças, concentração e atenção e o desenvolvimento integral dos alunos. De acordo com Groppel e DiNubile (2009), os jovens jogadores de Tênis demonstram elevados índices de vigor, otimismo e autoestima e resultados mais baixos em depressão, ressentimento, confusão, ansiedade e tensão, quando comparados com outros atletas e não atletas. Além dos diversos benefícios a escolha do tênis também se deve a oportunidade de levar um esporte visto como mais elitizado para a prática escolar, aproximando mais os alunos da modalidade a fim de que entendam que o tênis também é acessível. O tênis de campo é visto como um esporte elitizado por muitas pessoas e principalmente estudantes da Escola Pública. Porém, muitas vezes os estudantes entendem que alguns esportes e demais atividades corporais não devem ser privilégios somente dos esportistas e das pessoas em condições de pagar por academias e clubes (Ukachenski, 2014). Sobre a aproximação dos alunos com o esporte e o incentivo a pratica da modalidade é bom observar que a cidade de São Jose dos Campos onde está sendo desenvolvida o projeto possui cerca 7 quadras públicas da modalidade, contam com aulas gratuitas, além de possuir campeonato promovido por instituições sem fins lucrativos e pela própria prefeitura e também uma equipe de alto rendimento mantida pelo programa atleta cidadão.
Sobre o desenvolvimento das atividades na escola, o uso de atividades lúdicas junto de atividades técnicas de fundamento e jogos foi a fórmula para atrair a atenção e manter o maior número de alunos dentro da quadra.


OBJETIVO

Este projeto de tênis na escola visou levar aos alunos uma pratica esportiva bastante diferenciada da vivencia dos mesmos na escola. Tendo em vista que o tênis é um esporte visto por muitos como elitizado esse projeto também ajudou a mostrar a possibilidade de ser acessível a todos. Através de um trabalho mesclando exercícios tecnicamente específicos da modalidade e também momentos de atividades lúdicas para familiarizar os alunos com a modalidade que diferentemente dos habituais na escola, não é coletiva, sendo uma partida realizada o máximo de 4 atletas por jogo, portanto essa mescla de atividades lúdicas e técnicas foi importante para manter o maior número de alunos realizando as atividades.

METODOLOGIA

Para prática deste projeto, recebemos materiais de doações e empréstimo específicos para a prática do esporte como raquetes, bolas de tênis, usando a quadra poliesportiva da escola, além de matérias também já disponíveis no ambiente como cones, bolas de plástico, bambolês e cordas, também foram usados matérias adaptados como: fita zebrada, raquetes de frescobol, bolinha de borracha e rede de voleibol.

Conhecendo o material





Trabalho em grupo



Dinâmica com bambolê, bolinha e raquete





Depoimento dos estagiários Felipe Augusto e Luis Gustavo


Depoimento da aluna do 7ºB Thainá Deyse


Vivência de tênis com dinâmica de bola no cone




Responsáveis pelo projeto - Aline, Priscila, Felipe Augusto, 
Luis Gustavo, Tiago Aguiar e Cristina Lucas

Confraternização