Premissa: Protagonismo
Professora: Rogéria Cristina Machado
Disciplina: Inglês
Turmas: 9°Anos A e B
Habilidades:
EF08LI03- Construir
o sentido global de textos orais, relacionando suas partes, o assunto principal
e informações relevantes.
EF09LI02- Compilar as ideias-chave de textos
por meio de tomada de notas.
Justificativa:
O bilinguismo na escola é muito importante
para a formação do aluno, sobretudo, no contexto atual. O aprendizado do inglês
pode contribuir em diversos âmbitos da vida do estudante, inclusive, no mercado
de trabalho e na construção de relações e de uma comunicação internacional.
Quando aprendemos inglês ou qualquer outra língua, estimulamos basicamente duas
capacidades do cérebro: O reconhecimento de sons, que permite compreender as
palavras e o controle do cérebro sobre o reconhecimento de uma língua em relação a outra. E
foi pensando nesses estímulos que na aula de inglês com os alunos dos 9º anos A/B da escola EEEI Olímpio Catão foi trabalhado essa sequência didática.
Desenvolvimento:
1. Montagens
de slides de vocabulário dos alimentos e utensílios de cozinha com imagens:https://drive.google.com/file/d/1WiI2VSo6Yup9OQ393zZJ9YQblebNOdno/view?usp=sharing
2.
Explicação
da professora por meio de slides, no APP do CMSP
3.
Ampliação
do vocabulário dos alimentos e utensílios de cozinha na língua inglesa
4.
Treinos
de pronúncia com exibição de vídeo
5.
Exploração
de imagens com os alunos fazendo perguntas sobre o tema utilizando o chat
6. Ao
final da aula houve a proposta da tarefa: Escolher de 4 a 6 alimentos ou utensílios
domésticos e identificá-los em inglês e fazer o registro da atividade realizada
através de fotos exibindo os alimentos e utensílios domésticos e sua escrita.
Apresentação de alguns trabalhos:
|
Aluna: Thais Melo 9ºAno B |
|
Aluna: Érika – 9º ano B
|
|
Aluna: Eliana – 9º ano A |
|
Aluna: Gabriela Sousa – 9º ano A
|
Referências Bibliográficas: Currículo em Ação - 9º Ano - Volume 1: Caderno do Professor