sexta-feira, 23 de abril de 2021

PROTAGONISMO JUVENIL

Premissa: Protagonismo

Professora: Rogéria Cristina Machado

Disciplina: Protagonismo Juvenil

Turmas: 6° Anos A e B

Habilidade: Organizar, sistematizar e disseminar informações de interesse coletivo

Justificativa: Essa metodologia pode facilitar o entendimento de informações complexas, fazendo com que os estudantes possam criar ou conectar ideias. Com isso, o professor pode perceber mais claramente qual é o processo de pensamento de cada aluno para fazer suas intervenções quando a aprendizagem precisa avançar mais. Os mapas mentais são úteis em processos como a fixação da linguagem escrita, o ensino e visualização de fatos históricos. Os mapas mentais ajudam na estruturação de informações, compreensão, síntese, memorização e geração de novas ideias. Na aula de Protagonismo Juvenil dos 6º anos A e B da escola EEEI Olímpio Catão a atividade trabalhada foi a construção do Mapa Mental “Trajeto casa / escola".

Desenvolvimento:

      1.       Explicar o conceito sobre o que é Mapa Mental.

2.       Passo a passo de como fazer um Mapa Mental.

3.      Vídeo: Dora: O Mapa https://www.youtube.com/watch?v=ytCSJOYEJRo&ab_channel=NatanTeam

4.      Exemplos de Mapas Mentais retirados da internet (Trajeto: Casa/Escola).

5.      Ao final da aula houve a proposta da tarefa: Faça um Mapa Mental. 

Tema: Casa-Escola (desenhar / ou escrever o que tem no seu bairro na trajetória Casa-Escola).

6.       Avaliação mediante registro fotográfico.

APRESENTAÇÃO DE ALGUNS TRABALHOS:

Aluna: Luna Yasmine - 6º A


Aluna: Beatriz Cássia - 6º A













Aluna: Ana Clara Santos - 6º B


Aluna: Laís Cristina - 6º B



















Referência Bibliográfica: Currículo em Ação - Caderno do Professor - Protagonismo Juvenil (Ensino Fundamental) - Volume Único 
Fonte: Dora: O Mapa - disponível emhttps://www.youtube.com/watch?v=ytCSJOYEJRo&ab_channel=NatanTeam (Acessado em 13/04/2021)