Premissa: Protagonismo
Professora: Rogéria Cristina Machado
Disciplina: Protagonismo Juvenil
Turmas: 6° Anos A e B
Habilidade: Organizar, sistematizar e disseminar informações de interesse coletivo
Justificativa: Essa metodologia pode facilitar o entendimento de informações complexas, fazendo com que os estudantes possam criar ou conectar ideias. Com isso, o professor pode perceber mais claramente qual é o processo de pensamento de cada aluno para fazer suas intervenções quando a aprendizagem precisa avançar mais. Os mapas mentais são úteis em processos como a fixação da linguagem escrita, o ensino e visualização de fatos históricos. Os mapas mentais ajudam na estruturação de informações, compreensão, síntese, memorização e geração de novas ideias. Na aula de Protagonismo Juvenil dos 6º anos A e B da escola EEEI Olímpio Catão a atividade trabalhada foi a construção do Mapa Mental “Trajeto casa / escola".
Desenvolvimento:
2.
Passo
a passo de como fazer um Mapa Mental.
3. Vídeo: Dora: O Mapa https://www.youtube.com/watch?v=ytCSJOYEJRo&ab_channel=NatanTeam
4. Exemplos de Mapas Mentais retirados da internet (Trajeto: Casa/Escola).
5. Ao final da aula houve a proposta da tarefa: Faça um Mapa Mental.
Tema: Casa-Escola (desenhar / ou escrever o que tem no seu bairro na trajetória Casa-Escola).
6. Avaliação mediante registro fotográfico.
APRESENTAÇÃO DE ALGUNS TRABALHOS:
Aluna: Luna Yasmine - 6º A |
Aluna: Laís Cristina - 6º B |