Premissa: Excelência em Gestão
Professoras: Patrícia Vanessa Dumas Cristofori
Disciplina: Língua Portuguesa
Duração: Ano letivo 2021
Turma: 9º Ano
Habilidade: (EF69LP32) - Selecionar informações e dados relevantes de fontes diversas (impressas, digitais, orais etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes, e organizar, esquematicamente, com ajuda do professor, as informações necessárias.
Com as mudanças proporcionadas pela Pandemia da Covid 19 e o isolamento social, a Educação precisou se reinventar para atender uma demanda e seus desafios. A criação de um grupo de estudos utilizando as ferramentas tecnológicas, foi a uma das alternativas escolhida para oferecer: informações, orientações e apoio aos alunos através do Aplicativo do WhatsApp, tecnologia esta que se apresenta como uma aliada da aprendizagem e reduz os impactos negativos no processo. E pela comunicação assíncronas permitir assim que as aulas sejam acompanhadas independentes do horário e local.
Objetivos:
Ø Adquirir
uma autonomia nos estudos individuais utilizando recursos tecnológicos.
Ø Desenvolver
o seu potencial através do ensino on line.
Ø Estimular o
desenvolvimento e aprimoramento de suas habilidades.
Ø Trocar experiências e conhecimentos entre a turma gerando mais integração.
Desenvolvimento: São disponibilizados diariamente conteúdos e materiais
didáticos, videoaulas expositivas mais centradas por meio de vídeos do You Tube personalizados
e ajustados, conforme os conteúdos transmitidos pelas aulas do Centro de Mídia
do Estado de São Paulo( CMSP ) e Roteiros de Atividades da Base Nacional Comum
( BNCC) enviados pela Unidade Escolar.
Conclusão: Compartilhar os conhecimentos e a utilização das ferramentas
tecnológicas disponíveis como: textos, vídeos e imagens, tudo em único lugar,
é uma ótima opção para prender a atenção dos alunos.
Referências bibliográficas
ZABALLA,
Vidiella Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto alegre: Artmed, 1998
SKINNER,
B. F. Tecnologia do ensino. São Paulo: EPU, 1972.
HUGO,
Assmann. Curiosidade e Prazer de Aprender – O papel da curiosidade na
aprendizagem criativa. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2004.
Disponível em: https://porvir.org/ (Último Acesso em 15/06/2021)