terça-feira, 15 de junho de 2021

Conhecimento em Ação

 

Premissa: Excelência em Gestão

Professoras: Patrícia Vanessa Dumas Cristofori 

Disciplina: Língua Portuguesa 

Duração: Ano letivo  2021

Turma:  9º Ano

Habilidade: (EF69LP32) - Selecionar informações e dados relevantes de fontes diversas (impressas, digitais, orais etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes, e organizar, esquematicamente, com ajuda do professor, as informações necessárias.

Com as mudanças proporcionadas pela Pandemia da Covid 19 e o isolamento social, a Educação  precisou se reinventar para atender uma demanda e seus desafios.  A criação de um grupo de estudos utilizando as ferramentas tecnológicas, foi a uma das alternativas escolhida para oferecer: informações, orientações e apoio aos alunos através do Aplicativo do WhatsApp,  tecnologia esta que se apresenta como uma aliada  da aprendizagem e  reduz os impactos negativos no processo. E pela comunicação assíncronas permitir  assim  que as aulas sejam acompanhadas independentes do horário e local.

 

Objetivos:

Ø   Adquirir uma autonomia nos estudos individuais utilizando recursos tecnológicos.

Ø  Desenvolver o seu potencial através do ensino on line.

Ø  Estimular o desenvolvimento e aprimoramento de suas habilidades.

Ø  Trocar experiências e conhecimentos entre a turma gerando  mais integração.

 

Desenvolvimento: São disponibilizados diariamente conteúdos e materiais didáticos, videoaulas expositivas mais centradas  por meio de vídeos do You Tube personalizados e ajustados, conforme os conteúdos transmitidos pelas aulas do Centro de Mídia do Estado de São Paulo( CMSP ) e Roteiros de Atividades da Base Nacional Comum ( BNCC) enviados pela Unidade Escolar. 


" O protagonismo juvenil é um princípio educativo que norteia a construção de conhecimentos escolares pelos estudantes e de um conjunto de atitudes diante da vida.  Quando um jovem aprender a ser protagonista, ele age com estratégias para ser um estudante cada vez melhor, identificando suas forças e oportunidades de aprendizado".

Conclusão: Compartilhar os conhecimentos e a utilização das ferramentas tecnológicas disponíveis como: textos, vídeos e imagens, tudo em único lugar, é uma ótima opção para prender a atenção dos alunos.

Referências bibliográficas

ZABALLA, Vidiella Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto alegre: Artmed, 1998

SKINNER, B. F. Tecnologia do ensino. São Paulo: EPU, 1972.

HUGO, Assmann. Curiosidade e Prazer de Aprender – O papel da curiosidade na aprendizagem criativa. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2004.

Disponível em: https://porvir.org/ (Último Acesso em 15/06/2021)