quarta-feira, 16 de junho de 2021

Professores de CHSA buscam formação em educamídia

 Por Lucilene Fernandes


No horário de Atividade de Trabalho Pedagógica Coletiva - ATPC - da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da nossa escola, os professores partilharam a leitura do livro "Guia de Educação Midiática", buscando aprimorar o trabalho com a tecnologia de forma transversal nas aulas.

A Formação Continuada é uma premissa do PEI (Programa de Ensino Integral). Dentro do programa, todos os profissionais têm consciência de que somos seres e profissionais em formação constante, em todas as funções que exercemos. No entanto, o desafio de trabalhar com ensino híbrido tornou essa questão muito mais evidente e presente em todos os dias de nosso trabalho! Diante do problema de como orientar o processo de ensino aprendizagem dos estudante de forma remota, os professores e gestores se lançaram à formação continuada. Foi necessário refazer os esquemas, propostas e as rotinas estabelecidas para o processo de ensino-aprendizagem.

Desta forma, no mês de maio, a Equipe de Professores de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas - CHSA - decidiu por compartilhar a leitura de uma obra bastante atual sobre o tema. 

O livro "Guia de Educação Midiática", das autoras Ana Claudia Ferrari, Daniela Machado e Mariana Ochs está na página do Educamídia - Instituto Palavra Aberta.

EducaMídia é o programa do Instituto Palavra Aberta com apoio do Google.org criado para capacitar professores e organizações de ensino, além de engajar a sociedade no processo de educação midiática dos jovens, desenvolvendo seus potenciais de comunicação nos diversos meios.

A obra traz importantes reflexões e sugestões prática sobre a educação midiática, definida no livro como: 

"o conjunto de habilidades para acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica e reflexiva do ambiente informacional e midiático em todos os seus formatos – dos impressos aos digitais e com isso saber filtrar e interrogar a informação"

Num mundo em que a mídia permeia todos os campos da nossa vida, essa formação dos estudantes, futuros cidadãos, para uso consciente da tecnologia e do ambiente informacional é fundamental! A obra traz sugestões de temas, ações, mídias e reflexões que podem fazer parte das aulas de todas as disciplinas.

No ATPC, os professores partilharam a leitura do livro. Cada profissional apresentou uma parte da obra, trazendo reflexões importantes que relacionaram o texto com a prática que desenvolvemos na escola. E puderam assim ampliar seu banco de sugestões didáticas, além de refletir sobre a própria prática pedagógica, num processo de práxis fundamental para ao autodesenvolvimento profissional.

A obra está disponibilizada em PDF neste link: https://educamidia.org.br/guia